SóProvas


ID
2591149
Banca
FGV
Órgão
SEFIN-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

De acordo com a Lei nº 4.320/64, na execução do orçamento, nenhum tributo poderá ser exigido ou aumentado sem que a lei o estabeleça, nem cobrado, em cada exercício, sem prévia autorização orçamentária, ressalvados dois casos.


Assinale a opção que os apresenta.

Alternativas
Comentários
  • C) 

    Art. 51. Nenhum tributo será exigido ou aumentado sem que a lei o estabeleça, nenhum será cobrado em cada exercício sem prévia autorização orçamentária, ressalvados a tarifa aduaneira e o impôsto lançado por motivo de guerra.

  • Só complementando a resposta da colega Vanessa, o dispositivo em que se encontra tal artigo é a Lei nº 4.320/1964.

  • Só para regsitrar uma "leve impresição". Tarifa não é tributo. A questáo foi "salva"por blindar a questão com a Lei 4230.

    TRIBUTOS: impostos, taxas, contribuição de melhoria ( isso de acordo com o CTN.

    Impostos, taxas, contribuição de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições sociais, de acordo com a CF e o entendimento do STF.

  • Questão passível de recurso.

     

    -> Art. 51, Lei 4.320/64 -> NÃO FOI RECEPCIONADO PELA CONST. DE 1988!


    I. Súm. 66, STF:" é legítima a cobrança de tributo que houver sido aumentado após o orçamento, mas antes do início do respectivo exercício financeiro". 

    -> Pois respeita a anterioridade anual tributária (bom base na anualidade financeira).

    -> NÃO EXISTE mais a anualidade tributária.

    -> A anualidade que ainda existe é a do direito financeiro (que corresponde com o ano civil).
     

  • Gabarito: C

    Lei nº 4.320/1964 Art. 51. Nenhum tributo será exigido ou aumentado sem que a lei o estabeleça, nenhum será cobrado em cada exercício sem prévia autorização orçamentária, ressalvados a tarifa aduaneira e o impôsto lançado por motivo de guerra.

  • Tarifa é tributo? Até onde eu estudei, não. O álibi dessa questão é a Lei 4320/64 a qual nem foi recepcionada pela CF88. Da série: FGV e sua questões polêmicas.

  • O CHORO É LIVRE!!!!!!!!!!!!!!

  • Segredo: LER A LEI 4320 TODA!

  • Só respondi essa questão porque sabia que tarifa aduaneira poderia ser interpretada com II e IE, impostos que podem ser criados ou majorados sem observar a anterioridade genérica e a noventena. A linguagem da lei é antiga.

  • Dá pra ir por lógica. Guerra é uma emergência, então faz sentido. Com isso sobram 3 opções, não há motivo pra essa regra valer para o ICMS e não para o INSS, pela similaridade dos dois, com isso sobra a letra C.