SóProvas


ID
2591767
Banca
INSTITUTO MAIS
Órgão
Prefeitura de Santana de Parnaíba - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre o colostro assinale V (Verdadeiro) e F (Falso).


( ) Nos primeiros dias após o parto, é produzido o colostro e sua produção permanece ainda por cerca de 14 dias.

( ) Apresenta-se como um líquido espesso, de coloração amarelada e baixa densidade.

( ) O volume no início varia de 2 a 20ml em cada mamada, totalizando 50 a 100ml/dia, sendo suficiente para satisfazer as necessidades do lactente.

( ) O colostro produz 100kcal/100ml, 5g/ml de lipídios, 5,7g/100ml de lactose e 2,3g/100ml de proteínas, cerca de três vezes mais em relação ao leite maduro.

( ) As vitaminas lipossolúveis encontram-se em alta concentração, especialmente o beta-caroteno, o qual confere ao colostro a coloração amarelada.

( ) Observa-se a concentração de IgA, cerca de 3,2g/100ml e de lactoferrina que, juntamente à grande quantidade de linfócitos e macrófagos, confere uma ação de proteção ao recém-nascido em relação aos contaminantes do meio ambiente.


A sequência correta é

Alternativas
Comentários

  • F, F, V, F, V, V 

  • Nos primeiros dias após o parto, é produzido o colostro, e sua produção permanece ainda por cerca de sete dias. Apresenta-se como um líquido espesso de coloração amarelada e alta densidade. O volume no inicio varia de 2 a 20 ml em cada mamada, totalizando 50 a 100 ml/dia, sendo suficiente para satisfazer as necessidades do lactente. (Verdadeiro) O colostro possui mais anticorpos e células brancas que o leite humano e contém proteínas, açucares, gorduras, sais e água, porém com proporções diferentes do leite maduro, que já tem menos gordura e açucares, e maior quantidade de proteínas e sais (Barros et al. 2002). O colostro possui 10 vezes mais caroteno do que o leite maduro e proporciona imunidade passiva contendo altos níveis de imunoglobulinas IgG e IgA, que protegem o recém-nascido contra as doenças respiratórias e gastrointestinais. Ele é laxativo e auxilia na eliminação do mecônio, evitando assim a icterícia (Tabachi e Santos 2005).  



    Ações de Enfermagem na Prevenção do Desmame Precoce Rev. Edu., Meio Amb. e Saúde 2008; 3(1):117-136.