SóProvas


ID
2592169
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Porto Ferreira - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Press release, comunicado de imprensa, boletim de imprensa, ou simplesmente release, são sinônimos para um dos principais veículos de divulgação de uma assessoria de imprensa, e alguns conhecimentos são importantes para a produção de um press release eficiente. Assim, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • letra d

    Título

    Como mencionamos, o título é a parte do press release responsável por fisgar a atenção.

    Se ele for ruim, suas chances de conseguir uma publicação são quase 0.

    Lembre-se de que, antes de ser lido pelo público, o material precisa chamar a atenção dos próprios jornalistas.

    Esses profissionais leem dezenas ou até centenas de notícias todos os dias.

    fonte: https://marketingdeconteudo.com/press-release/

  • D, embora a E esteja corretíssima.

    Falo por já ter tido uma assessoria de imprensa (Em Ribeirão Preto, uma cidade "pequena") e ter visto jornais utilizarem o texto dos releases na Íntegra (ou quase).

     

  • Acrescentando um conceito que até então eu não conhecia:

     

    "Os profissionais de comunicação costumam utilizar uma espécie de linguagem própria para tratar alguns termos da área, o que muitas vezes confunde os leigos no assunto. Um destes termos é o boilerplate. Criado no Século XVII, o termo fazia alusão às chapas de aço utilizadas na fabricação de caldeiras a vapor para navios e para a identificação da empresa que as havia produzido.

    Hoje, o termo ficou conhecido como “sobre a empresa”, um parágrafo único que reúne as principais informações sobre determinada empresa, como informações sobre sua história, breve explicação do negócio, principais produtos e serviços, número de funcionários e conquista de prêmios e certificados.

    boilerplate é reproduzido sempre após um release ou uma notícia sobre a empresa, por isso, deve ser bem elaborado para apresentar a essência da organização sem rodeios."

  • Elcio, o erro da E), a meu ver, é a afirmação de que "poucos veículos" fazem uso dessa prática. A verdade é que, com redações cada vez mais enxutas, estão deixando a assessoria trabalhar no lugar da redação.