O rebaixamento do lençol freático é indicado em todos os casos em que seja necessária a construção de qualquer obra civil que esteja situada parcialmente ou totalmente abaixo do lençol freático, até que possam ser instalados os sistemas de drenagem e impermeabilização que forneçam a segurança e a estabilidade da obra.
Esta técnica pode ser empregada em qualquer obra cuja existência do nível freático possa gerar interferência direta ou indireta na operação. Não existe uma regra em função da dimensão da obra para que este método seja utilizado, sendo apenas escolhido o melhor método que seja adequado à necessidade da obra, ou seja, rebaixamento raso ou profundo e vazão esperada, levando sempre em consideração a influência que o emprego da técnica pode gerar nas áreas vizinhas da própria obra.
A implantação de um sistema de rebaixamento do lençol freático se faz necessária nos casos em que novas obras serão construídas, ou obras já existentes serão reformadas ou apenas submetidas a uma manutenção preventiva ou corretiva, estando estas obras em cota inferior à do lençol local.
O rebaixamento permite que os trabalhos sejam feitos com melhores condições de acesso e segurança, e muitas vezes proporcionem economia de recursos em relação à situação de trabalho submerso.
-> Dentre os métodos existentes que permitem o rebaixamento temporário do lençol freático podem ser citados:
Bombeamento direto: escavações rasas / água é acumulada em valas abertas no fundo da escavação, e conectada a poços, sendo esgotada por meio de bombeamento, cujo sistema de operação é dimensionado conforme a necessidade da obra, não evitando que as áreas fiquem levemente encharcadas, devido à lentidão do processo e ocupando espaços importantes da obra. (...)
DHP (Drenos Horizontais Profundos): drenagem de camadas ou determinadas feições geológicas de forma localizada, porém nada impede que seu uso possa ser feito em arranjos com espaçamentos distintos (...)
Drenos de Alívio : objetivo principal a redução da subpressão, principalmente na fundação de barragens de concreto. (...)
Well-points ou ponteiras filtrantes: escavações rasas a pouco profundas, tubos de 4” com ranhuras espaçadas conectadas a ponteiras filtrantes (tubos de PVC – Policloreto de Polivinila de diâmetro inferior), com proteção de tela de nylon, instaladas em perfurações previamente executadas, com circulação de água (...)
Poços profundos: profundidades superiores a 5 m. O primeiro são poços injetores: escavações pouco profundas, caracterizadas pela simplicidade de instalação, baixo custo de instalação e manutenção, além de ser um rebaixamento localizado, O segundo método é por meio de poços de bombeamento que utilizam bombas de recalques submersas.
Galeria de Drenagem: utilizado em grandes obras, quando há a necessidade de aporte de elevados volumes de água, ou o uso dos outros sistemas anteriormente citados. / Túneis, Barragens/ + R$
http://www.revistafundacoes.com.br/rebaixamento-temporario-do-lencol-freatico/