SóProvas


ID
2593072
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de São José de Piranhas - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia com atenção o texto que segue, trecho de uma reportagem da Veja, de 01/06/16, para responder a questão.


                                      A HORA DO PÂNICO


Na segunda semana do governo Temer, cai o primeiro ministro flagrado em aberta conspiração para boicotar a Lava-jato. E, com isso, vem a público todo um universo que estava nas sombras: os políticos estão desesperados com o avanço das investigações DANIEL PEREIRA


EM 19 DE JUNHO DE 2015, a Polícia Federal prendeu os presidentes da Odebrecht e da Andrade Gutierrez, as duas maiores empreiteiras do Brasil. Batizada de Erga Omnes, expressão latina que significa que a lei vale para todos, a ação teve o efeito de um terremoto em Brasília. Ficava claro para os políticos que ninguém seria poupado pela Operação Lava-jato, nem mesmo as figuras mais proeminentes da República. Ali, disseminou-se a convicção de que os políticos precisavam reagir, sob pena de também expiarem seus pecados na cadeia. 

Analise as proposições abaixo relacionadas, que focalizam a organização sintática dos períodos e ainda algumas escolhas linguísticas, e,em seguida, assinale a alternativa que apresenta uma proposição FALSA:

Alternativas
Comentários
  • SEJEITO DETERMINADO - PRONOME INDEFINIDO

  • Letra B Sujeito Simples.

  • Sujeiro simples - Ninguém

  • A ) Ficava Claro.

    Predicado nominal é aquele cujo núcleo significativo é um nome (substantivo ou adjetivo). Este nome atribui uma qualidade ou estado ao sujeito, sendo chamado de predicativo do sujeito. 

    Identificamos quando vemos um Verbo de ligação: Maria é Sapeca.

    Não há presença de verbos de Ação.

    B) Um sujeito indeterminado é quele que aparece na 3ª pessoa do plural e não pode ser determinado pelo contexto, além disso VTI + SE:

    Exemplos: Precisa-se de médicos, falaram mal de vc ontem.

    No caso da questão= Sujeito determinado simples.

    C) O sujeito da oração é determinado “ninguém”, indefinido do ponto de vista semântico.

    Determinado pq está visto expressamente e simples (1 só núcleo) , mas perceba que fora do contexto sintático o ninguém é um pronome indefinido..

    D) Intertextualidade é justamente isso..Por intertextualidade entende-se a criação de um texto a partir de outro pré-existente.

    E) De forma simples: Aposto é o termo que retoma o termo anterior da frase, explicando-o, desenvolvendo-o ou resumindo-o ou especificando-o. Ex: Castro Alves, o poeta dos escravos, é um grande representante do romantismo brasileiro. 

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!