SóProvas


ID
2593153
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de São José de Piranhas - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O problema do lugar-comum


Falta de motivação com falta de informação é geralmente a receita do que há de pior num texto: o lugar-comum (também chamado de chavão ou clichê) que tem contaminado boa parte dos textos escritos cotidianamente.

O lugar-comum é aquela afirmação tão batida e repetida que não significa mais nada – tudo que se pode fazer com ela é repeti-la. Na prática da escrita, frequentemente, o chavão acaba sendo útil: encerramos o texto dizendo que não há nada mais belo que o sorriso de uma criança, ou, então que as guerras acabarão quando todos perceberem que só o amor constrói!

O lugar-comum dispensa-nos de pensar ou argumentar. Muitas vezes, ele se resume a uma ordem ao leitor. Em vez de convidar o leitor a seguir um raciocínio ou desdobrar criticamente um ponto de vista, o lugar-comum convida-o simplesmente a obedecer a uma ordem pré- estabelecida e indiscutível.

                                            (Texto adaptado de Oficina de Texto, p. 263)

No enunciado “Em vez de convidar o leitor a seguir um raciocínio ou desdobrar criticamente um ponto de vista, o lugar-comum convida-o simplesmente a obedecer a uma ordem pré-estabelecida e indiscutível”. Pode-se afirmar em relação ao termo “convida-o”, que:

Alternativas
Comentários
  • Não seria "o convida"?

  • Acredito, que Lugar-comum é um substantivo (o artigo "o" o substantiva). E, por isso, não há próclise, porque não existe palavra atrativa.


    Erros: por favor me corrijam.

  • Gabarito letra B

    Pronome Oblíquo átono em posição enclítica.

  • Letra B

    Não é LOCUÇÃO, então NÃO TEM possibilidade de se ter DUAS ALTERNATIVAS. Logo:

    Frase sem nenhum fator de força de próclise: exclamativa ou optativa, interrogativa, negativa, em (se) + gerúndio, pronome indefinido, advérbio sem pausa, oração subordinada desenvolvida. NÃO PERMITE PRÓCLISE,

    Não é Facultativo, pois não é numeral, nem infinitivo solto(preposicionado ou não), nem coordenada alternativa, nem ordem inversa. NÃO PERMITE ESCOLHA

    Não há impedimento de ênclise( ser + particípio ; nem futuro do indicativo(futuro do presente/futuro do pretérito)

    GABARITO LETRA B

  • Em relação a letra A, procurar os VERBOS NÚCLEOS, verificar TRANSITIVIDADE com base no SENTIDO(SEMÂNTICA), e confirmar que não há nenhum erro de Regência(que é a exigência ou não de uma preposição em relação ao termo regente).

  • Temos um fator de atração: o advérbio SIMPLESMENTE. Logo, a alternativa B é a que melhor se encaixa.

  • As duas últimas alternativas se excluem, se prestar bem atenção, o que já elimina elas como possibilidades.