SóProvas


ID
2593354
Banca
VUNESP
Órgão
IPSMI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A velhice, de acordo com o pensamento de alguns, é uma fase de recolhimento, anulação e privações. Pode ser uma longa espera para o inevitável, um tempo de sossego e meditação forçada. Felizmente, nem todos pensam assim. Desde a antiguidade, sábios e espirituosos pensam até o contrário.

Se observarmos a vida dos idosos atualmente, podemos facilmente perceber que o que pensam os sábios está mais próximo da realidade dos fatos de hoje. Com o aumento da qualidade e da expectativa de vida das populações e com as mudanças de mentalidade em relação ao modo de viver, a velhice agora pode ser sinônimo de vida ativa, saudável e feliz, em toda a sua plenitude. O idoso pode então ser visto como alguém que, depois de uma parcela do tempo de vida empregada ao trabalho e à dedicação à família, desfruta uma etapa de lazer, interação social, aprendizagem despreocupada, busca de conhecimento interior e felicidade desprendida.

É claro e evidente que todos esses benefícios só poderão ser conquistados se a velhice for acompanhada, necessariamente, de boa saúde e lucidez. E o segredo de uma velhice saudável, todos nós sabemos, é baseado em uma regra simples, de três recomendações: alimentação equilibrada, prática de atividades físicas compatíveis e períodos de repouso restauradores.

Prolongar essa etapa importante da vida tem uma receita mais simples ainda: atividade e felicidade. E, para manter a lucidez, devemos ocupar a mente com atividades nobres.

A vida moderna e o apoio institucional e social ao idoso transformaram a velhice em um período possível de vida ativa, em que podemos manter o nosso corpo fortalecido e saudável e continuar desfrutando os melhores prazeres da vida. Esses benefícios juntos nos permitem manter afastada a trágica ideia da morte próxima.

(Maria Terezinha Santellano. Disponível em: http://www.portalterceiraidade.org.br. Adaptado)

No trecho do quinto parágrafo – A vida moderna e o apoio institucional e social ao idoso transformaram a velhice... –, o termo destacado expressa uma ação

Alternativas
Comentários
  • Passada durativa: Ação que se repete no passado. Ex.: Ele estudava na USP

    Passada pontual: Ação pontual passada. Ex.: O Brasil foi campeão do mundial de futebol em 1970. 

  • TRANSFORMARAM - Pretérito Perfeito do Indicativo 

     

    Pretérito = situado no passado.

    Perfeito = está concluso

    Indicativo = uma certeza

     

    É uma ação pontual passada, ou seja, uma ação conclusa no passado. 

     Gabarito ( E )

     Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.

  • Pretérito perfeito -> Ação passada e completamente finalizada.

    GABARITO -> [E]

  • A frase em questão trata de um fato, de algo que efetivamente ocorreu no passado e que já foi concluído.

    presente habitual = presente do indicativo

    futura hipotética = futuro do subjuntivo

    futura pontual = futuro do presente do indicativo

    passada durativa = pretérito imperfeito do indicativo

    passada pontual= pretérito perfeito do indicativo

    erros me corrijam.

  • Pretérito perfeito, ocorreu somente uma vez no passado essa ação

    Transformaram

    Se fosse imperfeito seria: transformava

    Uma forma de gravar bem esses nomes esquisitos(convenhamos que são sim) é decorando o valor semântico de cada um, ajuda bem na identificação

    GAB E

    APMBB