SóProvas


ID
2593948
Banca
IBADE
Órgão
IPERON - RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                     Facebook está construindo sua própria cidade na Califórnia


    O Facebook está construindo uma espécie de minicidade para seus funcionários. A ampliação do seu campus em Menlo Park, Califórnia, será repleta de regalias para os moradores - já que os funcionários vão morar praticamente dentro do trabalho. 

     O Wall Street Journal relatou que a rede social de Mark Zuckerberg está trabalhando para construir uma comunidade de US$ 120 milhões, com 394 unidades habitacionais a uma curta distância de seus escritórios. Com 192 mil metros quadrados, o chamado Anton Menlo vai incluir tudo, desde um bar de esportes até uma creche para cachorros.

    O projeto do Facebook ultrapassa todas as novidades que as empresas do Vale do Silício já inventaram para tornar seus escritórios mais divertidos e descolados. Porém, uma porta-voz da empresa disse que a ideia de criar a propriedade não é para reter os funcionários - que estão cada dia mais disputados entre as empresas de tecnologia.

    “Certamente estamos animados para ter opções de moradia mais perto do campus, mas acreditamos que as pessoas trabalham no Facebook porque o que elas fazem é gratificante, e elas acreditam em nossa missão”, disse a porta-voz. Em outras palavras, eles dizem que não querem apenas bajular os funcionários com todas as regalias possíveis para que eles não saltem para a concorrência. 

    Apesar de soar como inovadora, a ideia evoca memórias das “cidades empresas”, que eram comuns na virada do século 20, onde os operários norte-americanos viviam em com unidades pertencentes ao seu empregador e recebiam moradia, cuidados de saúde, polícia, igreja e praticamente todos os serviços oferecidos em uma cidade. Porém, elas acabaram extintas por colocar os trabalhadores completamente nas mãos dos empregadores, que muitas vezes se aproveitavam para explorá-los.

    É claro que ninguém espera que o Facebook faça isso. O que acontece é que os preços dos imóveis estão subindo rapidamente no Vale do Silício - calcula-se um aumento de 24% desde o quarto trimestre de 2012, e alguns funcionários da empresa acabam enfrentando problemas com isso. Além disso, a cidade do Facebook terá capacidade para abrigar apenas 10% dos funcionários da companhia.

(Disponível em: http//www.canaltech.com.br - por Redação - 03/10/2013. Acesso em 22/08/2017) 

Uma das opções a seguir está correta quanto à concordância verbal, assim como o binômio: “calcula-se um aumento” / calculam-se aumentos.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar porque não é a letra D ?

     

    Obrigada =)

  •  

    Respondendo à colega Walmenia Salviano:

     

    "PRECISA-SE ou PRECISAM-SE de operários?"



    O certo é "PRECISA-SE de operários".



    Neste caso, a partícula "SE" tem a função de tornar o sujeito indeterminado. Quando isso ocorre, o verbo permanece obrigatoriamente no singular: "Necessita-se de profissionais competentes"; "Acredita-se em discos voadores"; "Aspira-se a grandes vitórias".



    É interessante notar a presença da preposição: "precisa-se de", "necessita-se de", "acredita-se em", "aspira-se a". Isso é uma indicação de que a partícula "se" é indeterminadora do sujeito.

     

     

    Espero ter ajudado.

     

    Fonte: Blog Dicas de Português, do Prof. Sérgio Nogueira

  • E como saber se o "SE" vem indeterminando o sujeito?

    Simples. Basta ele vir acompanhado de VTI.

    Ex: Precisa-se de mentes criativas. (note que o verbo precisar é VTI; sendo assim, o "se" é índice de indeterminação do sujeito.

     

    Quando o verbo não pede preposição (ou seja, ele é VTD), há um sujeito e o verbo sempre concordará com ele.

     

    Ex: Fazem-se unhas. (veja que o verbo "fazer" é transitivo direto e, como explicado acima, indica que há um sujeito (no caso, unha), e o verbo concorda com ele.

     

  • no exemplo que ele dar na questão se trata de uma concordância com um pronome apassivador (“calcula-se um aumento” / calculam-se aumentos). desse modo o verbo do P.A tem que ser VTD OU VTDI, concordando com o sujeito paciente

    (Precisa-se de funcionário. / Precisam-se de funcionários.) trata-se de um verbo VTI com prepo. DE, nesse caso é índice indeterminante do sujeito e não admite o plural. espero ter ajudado WALMENIA SALVIANO.

     

  • VERBO + SE + SUJEITO = Se o sujeito estiver no singular o verbo também vai fica no singular 

                                                                   OU

    VERBO + SE + SUJEITO = Se o sujeito estiver no plural o verbo também vai fica no plural 

     

                                                                 ------------------------------------------------------------------------------------

     

    VERBO + SE + PREPOSIÇÃO = Verbo no singular

  • Assim como o binômio: “calcula-se um aumento” / calculam-se aumentos

    (APÓS "SE" SE TIVER PREPOSIÇÃO O VERBO É INVÁRIAVÉL, MORRE NO SINGULAR)

     

    a) Necessita-se de funcionário. / Necessitam-se de funcionários. ( VEJAM QUE TEM A PREPOSICÃO "DE", LOGO O VERBO "NECESSITAR" DEVE MORRER NO SINGULAR)

    b) Vive-se bem nesta cidade. / Vivem-se bem nestas cidades. ( MESMA  REGRA A ALTERNATIVA "A")

     

    c) Obedece-se à lei trabalhista. / Obedecem-se às leis trabalhistas. (MESMA REGRA, PRESTEM ATENÇÃO NA CRASE, QUANDO TEM CRASE É PREPOSIÇÃO)

     

     d) Precisa-se de funcionário. / Precisam-se de funcionários. (MESMA REGRA, PREPOSICÃO "DE", LOGO O VERBO TEM QUE ESTAR NO SINGULAR)

     

     e) Conserta-se computador. / Consertam-se computadores. (VEJAM QUE NÃO TEM PREPOSIÇÃO, LOGO O VERBO CONCORDA COM O SUJEITO, GABARITO.

     

     

  • Para saber quando o ''se'' atua como pronome apassivador, recorde-se que, nesse caso, seguirá verbo transitivo direto ou verbo bitransitivo (transitivo direto e indireto), isto é, verbos que admitem a voz passiva. Já na circunstância de índice de indeterminação do sujeito, acompanhará verbo transitivo indiretoverbo intransitivo e verbo de ligação, ou seja, os que não aceitam a voz passiva. Dois exemplos de ambos os casos:

     

    Ex.: O Rio de Janeiro está sanguinolento! Registraram-se dezenas de mortes de policiais.

    O verbo é transitivo direto. Passe-o para a voz passiva: ''Foram registradas dezenas de mortes de policiais''. Portanto, o ''se'' é pronome apassivador.

     

     

    Ex.: Necessita-se de pedreiros experientes.

    O verbo é transitivo indireto, não admitindo, pois, a voz passiva. Independente do termo a que se referir, construções símiles a essa sempre terão o verbo na terceira pessoa do singular. Poderá reconhecê-las substituindo o ''se'' pelos pronomes ''alguém'' ou ''ninguém''. Veja: ''Alguém/Ninguém precisa de pedreiros experientes."

     

    Explanando agora sucintamente cada uma das alternativas:

     

    a) Incorreta. O verbo é transitivo indireto, circunstância que demanda a flexão do verbo na terceira pessoa do singular. Correção: “necessita-se”;

     

    b) Incorreta. O verbo “viver” é intransitivo e seguido de “se”, portanto não pode ser pluralizado. Correção: “vive-se”;

     

    c) Incorreta. O verbo “obedecer” é transitivo indireto e na forma pronominal permanece na terceira pessoa do singular. Correção: “odebece-se”;

     

    d) Incorreta. Vide a primeira alternativa. Correção: “precisa-se”;

     

    e) Correta. O verbo “consertar” é transitivo direto, portanto, quando na forma pronominal, deve ser flexionado para concordar com o termo a que se refere.

     

     

    Letra E

  • A alternativa correta foi a letra E, porque é a única alternativa que apresenta o verbo VTD: CONSERTAR. 

     

     

  • e) Conserta-se computador. / Consertam-se computadores.

  • Verbo Transitivo Direto + Se = Singular ou Plural                                 VTD poderá ficar no singular ou plural, todavia, 

    VTI + Se ou VI + Se = Singular (Sempre)                                             VTI e o VI só poderão ficar no singular.

    Ex:

        VTD + SE

    Concerta-se bicicletas ----> Concertam-se bicicletas.

        VTI + SE                                                                              VI + SE

    Precisa-se de funcionários.                                                   Morre-se de amores pela turma.

  • vi uns textões aqui, dificeis de entender kkkk, vou tentar resumir o que eu vi na questão, uma dica que me deram e ajuda muitoooo.

    Se após a particula apassivadora "SE" vier uma PREPOSIÇÃO então esqueça, aquele verbo deve ficar no SINGULAR e não no plural, logo, de cara já se eliminava as alternativas: 

     a)Necessita-se de funcionário. / Necessitam-se de funcionários.

     b)Vive-se bem nesta cidade. / Vivem-se bem nestas cidades.(é um Verbo INTRANSITIVO, logo, deve ficar no SINGULAR)

     c)Obedece-se à lei trabalhista. / Obedecem-se às leis trabalhistas.

     d)Precisa-se de funcionário. / Precisam-se de funcionários. 

     e)Conserta-se computador. / Consertam-se computadores.(Consertar é um VTD)

  • **Antes de resolver cada questão, gosto de interpretar o que esta nas
    "entrelinhas". O examinador quer saber se sabemos diferenciar quando o -se 
    é um IIS(índice de indeterminação do sujeito) ou Pap( Particula apassivadora).
    IIS= VL/VI/DTI
    Pap= VTDI/VTD

    Como o verbo Calcular é VTD, logo trata-se de uma Pap.
    Basta localizar em quais das alternativas esse tipo de verbo esta localizado.

    a) Necessita-se > VTI

     b) Vive-se > VI

     c) Obedece-se > VTI

     d) Precisa-se > VTI

     e) Conserta-se > VTD ( GABARITO)

     

    Espero ter ajudado!
     

  • Uma dica :

    De todas as alternativas, apenas a letra ''e'' o verbo pode ir para o plural, concordando com o núcleo do sujeito. No entanto, nas demais :

    a)

    Necessita-se de funcionário. / Necessitam-se de funcionários.

    De que é que se necessita ? De funcionário/funcionários. Percebam que, ao fazer a pergunta, a resposta veio com a preposição ''de''. Lembrem-se que o núcleo do sujeito não pode vir acompanhado de preposição. Nessa alternativa o sujeito é indeterminado e deve ficar no singular, sendo a partícula ''se'' índice de indeterminação do sujeito.

    b)

    Vive-se bem nesta cidade. / Vivem-se bem nestas cidades.

    c)

    Obedece-se à lei trabalhista. / Obedecem-se às leis trabalhistas.

    d)

    Precisa-se de funcionário. / Precisam-se de funcionários. 

    Todos que estão em vermelho devem permanecer no singular.

  • Gab E

    Computador é consertado

    Computadores são consertados

  • Gabarito E

    o  Verbo + se (pronome apassivado): o verbo concorda com o sujeito. Ex.: vendem-se alguns apartamentos.

    o  Verbo + se (índice de indeterminação do sujeito): o verbo fica na 3ª PESSOA DO SINGULAR. Ex.: precisa-se de funcionários.