SóProvas


ID
2595208
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Marília - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                              Habilidades domésticas


      Na sexta-feira, meu filho chega de São Paulo carregando uma mala entupida de roupa suja. No final de semana, ele toma de assalto a máquina de lavar. Gira os botões como quem aumenta o volume do rádio do carro; uma familiaridade irritante. O elefante branco que me assustou quando vim morar sozinho tornou-se para o jovem de 18 anos um simples e inofensivo gatinho. Se aos 45 eu nunca tinha apertado um botão sequer de uma máquina dessas, ele, aos 18, já domina a técnica com maestria, o que o tornará por certo mais independente nesse mundo de dependência e subordinação em que vivemos.

      Mas calma, amigo, calma. Hoje posso dizer com serenidade que essa mesma habilidade que ele desenvolveu tão cedo eu também já desenvolvi. Agora, se tem algo ultimamente que me anda pondo medo é o ferro de passar roupa.

      Antigamente era fácil. Pelo que via, era só ligar à tomada. Havia um botãozinho que regulava a temperatura. E pronto. Era só começar a passar. Esse que eu tenho aqui, e que terei que usar até arrumar uma nova ajudante, tem um botão giratório pra eu escolher o tipo de tecido: acetato, seda, rayon (o que é rayon?!), lã, algodão, linho. Tem dois botõezinhos pra apertar com desenhinhos indecifráveis. Há um outro que vai pra lá e pra cá, aumentando e diminuindo um filete escuro (pra que tantos botões!?). E um buraquinho que, na minha ínfima capacidade de decifrar esse monstrengo doméstico, serve pra colocar água.

      Mais difícil do que passar roupa é entender como funciona um ferro de passar e seu indecifrável manual. Sinceramente? Acho que escrever um romance a cada seis meses ou arredondar uma encrencada e velha execução trabalhista são tarefas mais fáceis, mas eu chego lá...

      P.S.: Esquece esse último parágrafo. Tudo resolvido com essa tecnologia massa1 . Bastaram três minutinhos. Bora2 passar roupa! Com a ajuda do YouTube3 , claro!

(Sergio Geia, www.cronicadodia.com.br/2015/09/habilidades-domesticas-sergio-geia_26.html. 26.09.2015. Adaptado)


1 excelente

2 Vamos (convite)

3 site de compartilhamento de vídeos

Em – Se aos 45 eu nunca tinha apertado um botão sequer de uma máquina dessas, ele, aos 18, domina a técnica com maestria... – o termo destacado indica que o rapaz de 18 anos aprendeu a operar a máquina de lavar

Alternativas
Comentários
  • Já --> com sentido de precoce, rapidamente. 

  • phoda adivinhar o que o cara da banca pensa...mas beleza...tá valendo essa bodega

  • É brincadeira, nenhum comentario dos professores do QC. Impressionante, inaceitavel, esdruxulo.

  • Acredito que como ele pediu sobre o "JÁ" tenha sentido de precoce más se o enunciado fizesse referência ao "JÁ DOMINA COM MAESTRIA" PODERIA ser a resposta "Adequadamente"
  • A banca está "adequadamente" errada!

  • Eu colocaria adequadamente, não entendi a resposta
  • Adequadamente também deveria servir. Só coloquei precocemente pelo fato de citar a idade.

  • GAB: C 

    PRECOCEMENTE

  • Pessoal, o texto destaca a idade " Se aos 45 eu nunca tinha apertado um botão sequer de uma máquina dessas, ele, aos 18,  domina a técnica com maestria... " 


    Ou seja, Se eu com 45 (velho) nunca tinha apertado um botão desse, ele aos 18 (NOVO/JOVEM/PRECOCE) domina a técnica com maestria

  • Se aos 45 anos... aos 18 já = tempo


    já domina com maestria= Muito bem.


    --- toscamente= tosco?

    ---- serenamente= tranquilamente?

    -----precocemente= Rapidamente?

    ------- superficialmente= de maneira rasa?

    --------- adequadamente= da forma correta?



    Vamos focar no que a questão pede?


    quer saber o que o adverbio JÁ introduz? e já está ligado ao tempo.

    Marca sem medo, Precocemente!!!!!

  • ele, aos 18,  domina a técnica com maestria...

    Claramente o advérbio de tempo está expressando uma ideia de precocemente.

    Ele deveria dominar a técnica como mais idade,mas não,mesmo tão novo domina.

    GABARITO C

  • Embora concorde com o gabarito (PRECOCEMENTE), entendi que, mesmo ainda jovem, ele operou de maneira ADEQUADA a máquina!

    É na subida que a canela engrossa!!!!!