SóProvas


ID
2595841
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

De modo análogo as operações de manufatura, cada tipo de processo em operações de serviço implica em uma forma diferente de organização, para atender às características de diferentes níveis de volume-variedade. As operações que são caracterizadas por elevados níveis de contato com cliente, customização, volumes de clientes e liberdade de decisão do pessoal, cujo serviço é proporcionado por meio de combinações de atividades dos escritórios da linha de frente e da retaguarda, pessoas e equipamentos e ênfase no produto/processo, tecnicamente denominam-se:

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA. Não possui alto volume de clientes, muito tempo de pessoal é despendido no escritório da linha de frente, e enfase no processo.

    b) ERRADA. Baixo contato com clientes, pouca customização, esses serviços em geral são predominantemente baseados em equipamentos e orientados para o produto, com maior parte do valor adicionada no escritório de retaguarda.

    c) CORRETA. Corresponde ao enunciado da questão.

    d) ERRADA. As únicas operações de serviços, segundo Nigel Slack em sua obra Administração da Produção 2ª ed., são: Serviços Profissionais, Serviços de Massa e Lojas de Serviços.

    e) ERRADA. As únicas operações de serviços, segundo Nigel Slack em sua obra Administração da Produção 2ª ed., são: Serviços Profissionais, Serviços de Massa e Lojas de Serviços.

  • Resposta: Letra C

     

    TIPOS DE PROCESSOS EM SERVIÇOS

     

    – Serviços profissionais: serviços profissionais apresentam um baixo volume e alta variedade devido ao seu alto nível de customização, sendo que é adaptado para atender às necessidades individuais dos clientes. São baseados em pessoas, com ênfase no processo.

    Exemplo: Consultores, advogados, cirurgiões, etc

     

    – Serviços de massa: serviços de massa apresentam alto volume e baixa variedade. São baseados em equipamentos com orientação para o produto. Como não é um serviço profissional, deve seguir procedimentos preestabelecidos.

    Exemplo: Supermercados, rodovias, aeroportos.

     

    – Lojas de serviços: as lojas de serviços encontram-se entre os serviços profissionais e os de massa, pois são caracterizadas por níveis de contato com o cliente, customização, volumes de clientes e liberdade de decisão.

    Exemplo: Bancos, escolas, lojas, hotéis, etc.