-
Enquanto a Teoria Clássica caracteriza o "homo economicus" e a Teoria das Relações Humanas "o homem social", a Teoria Estruturalista focaliza o "homem organizacional", a pessoa que desempenha diferentes papéis em várias organizações. Na sociedade de organizações, moderna e industrializada, avulta a figura do homem organizacional que participa de várias organizações. O homem moderno, ou seja, o homem organizacional, para ser bem-sucedido em todas as organizações, precisa ter as seguintes características de personalidade:
• Flexibilidade, em face das constantes mudanças que ocorrem na vida moderna e da diversidade de papéis desempenhados nas organizações.
• Tolerância às frustrações para evitar o desgaste emocional decorrente do conflito entre necessidades organizacionais e necessidades individuais, cuja mediação é feita através de normas racionais, escritas e exaustivas.
• Capacidade de adiar as recompensas e poder de compensar o trabalho rotineiro na organização em detrimento de preferências pessoais.
• Permanente desejo de realização para garantir cooperação e conformidade com as normas organizacionais para obter recompensas sociais e materiais.
As organizações sociais são consequências da necessidade que as pessoas têm de relacionar-se e juntar-se com outras a fim de poder realizar seus objetivos.
-
Resposta: Letra D
- Homem econômico: (Abordagem Clássica) Abordou-se o homem como motivado exclusivamente por recompensas financeiras e econômicas.
- Homem social: (Teoria das Relações Humanas) Motivações são sociais e simbólicas. Que todo esforço do homem objetiva satisfazer suas necessidades sociais e de autoestima.
- Homem organizacional: (Teoria Estrturalista) Parte das empresas e ocupante de vários papéis nas várias organizações em que participa. Suas motivações são sociais e econômicas. Para ser bem sucedido precisa ter as seguintes características de personalidade: Flexibilidade, Tolerância as frustações, Cpacidade de adiar recompensas, Permanente desejo de realização.
- Homem administrativo: (Teoria Comportamental) Incansável processador de informações e tomador de decisões. Para essa concepção as pessoas são motivadas pelo processo decisório e buscam soluções que venham trazer satisfação para os envolvidos
- Homem complexo: (Teoria da Contingência) Cada indivíduo é um mundo à parte, uma realidade distinta das demais. Nada é absoluto, tudo é relativo. Ao mesmo tempo plural e singular. E, mais uma vez, composto por cognições, percepções, motivações.
-
HOMEM PARENTÉTICO: é o homem que foca a eficácia operacional, porém não dará seu "sangue" pela empresa. Busca sua própria satisfação. Pode ser descrito como uma evolução do Homem Complexo aos dias de hoje.