SóProvas


ID
2595883
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O conjunto de fundamentos e elementos constituintes da elaboração do Plano Plurianual permitem a esse componente do planejamento governamental elucidar:

Alternativas
Comentários
  • O PPA é um instrumento previsto no art. 165 da Constituição Federal destinado a organizar e viabilizar a ação pública, com vistas a cumprir os fundamentos e os objetivos da República. Por meio dele, é declarado o conjunto das políticas públicas do governo para um período de 4 anos e os caminhos trilhados para viabilizar as metas previstas. 

    O PPA define as políticas públicas do Governo Federal para construir um Brasil melhor, com base nos compromissos firmados na eleição. O conteúdo total do PPA 2012-2015 pode ser acessado no Portal do Ministério do Planejamento _ PPA 2012-2015.

  • GABARITO: B

    O Plano Plurianual (PPA) é um instrumento previsto no art. 165 da Constituição Federal, destinado a organizar e viabilizar a ação pública, com vistas a cumprir os fundamentos e os objetivos da República. Por meio dele, é declarado o conjunto das políticas públicas do governo para um período de 4 (quatro) anos e os caminhos trilhados para viabilizar as metas previstas. O PPA define as políticas públicas do Governo Federal para construir um Brasil melhor, com base nos compromissos firmados na eleição.  

    O conjunto de fundamentos e elementos constituintes da elaboração do Plano Plurianual permitem a esse componente do planejamento governamental elucidar:

    A

    as alterações na legislação tributária. - LDO

    B

    um projeto de desenvolvimento para o país. - CORRETO - PPA é plano estratégico do país, é a partir dele que os outros planos trabalharão com o objetivo de cumprir suas diretrizes, seus objetivos e suas metas.

    C

    as políticas públicas regionais e orçamentárias - Estão contidas nos programas de governo.

    D

    o conceito de regionalização das questões sociais. O PPA não conceitua regionalização das questões sociais, o que ele faz é estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública Federal, ou seja, se forma segmentada, separada e melhor estruturada, para melhor gestão.

    E

    as metas do total de despesas do exercício financeiro vigente - PPA é de médio prazo, 4 anos.

  • Questão sobre o planejamento governamental.

    De acordo com o Manual Técnico do Orçamento (MTO), o orçamento é instrumento de planejamento de qualquer entidade, seja pública ou privada. No setor público, de acordo com a CF88, art. 165, temos basicamente 3 instrumentos legais de planejamento - estabelecidos por lei de iniciativa do Poder Executivo. Sinteticamente, do mais estratégico para o mais operacional, são eles:

    (1) Plano Plurianual (PPA), estabelece Diretrizes, Objetivos e Metas (DOM), de forma regionalizada, para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada, para 4 anos.

    (2) Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), compreende o detalhamento das metas e prioridades para cada ano, incluindo as diretrizes da política fiscal.

    (3) Lei Orçamentária Anual (LOA), compreende a fixação das despesas e previsão das receitas, são os recursos necessários para a realização dos objetivos em cada ano, compreendendo o orçamento fiscal, da seguridade social e de investimento.

    Nesse sentido, é importante conhecer a disposição literal do art. 165 § 1º, que trata da finalidade do PPA:

    “Art. 165 § 1º A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada."

    Feita a revisão geral, já podemos analisar as alternativas:

    A) Errada. É atribuição da LDO por dispor sobre as alterações na legislação tributária, conforme art. 165 da CF:

    “Art. 165 § 2º A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, estabelecerá as diretrizes de política fiscal e respectivas metas, em consonância com trajetória sustentável da dívida pública, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento. (Redação dada pela Emenda Constitucional n.º 109, de 2021.)"

    B) Certa. O PPA é o instrumento estratégico do governo, contendo elementos (diretrizes, objetivos e metas) que permitem elucidar o projeto de desenvolvimento do país no médio prazo.

    C) Errada. Não é atribuição do PPA dispor sobre políticas públicas regionais e orçamentárias.

    D) Errada. O PPA estabelece, de forma regionalizada (ex.: por Macrorregiões), as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública, não as “questões sociais".

    E) Errada. O PPA estabelece metas para 4 anos, para despesas de capital, outras delas decorrentes e relativas aos programas de duração continuada.


    Gabarito do Professor Letra B.