-
Piaget dividiu o desenvolvimento cognitivo nos quatro estágios principais resumidos aqui:
sensório-motor (input-output) = 0-2anos:
pré-operatório = 2-7 anos:
operatório concreto = 7-12
operatório formal: 12 em diante
-
Estágios do desenvolvimento:
1- SENSÓRIO MOTOR 0-2 ANOS: exploração do meio através de movimentos. Utiliza um instrumento como meio de atingir um objeto. É a primeira inteligência que é relativa ao movimento e à sencibilidade.
2- PRÉ-OPERATÓRIO 2-7 ANOS: egocentrismo, tudo deve ter uma explicação. Os movimentos fundamentais ficam maduro aos 7 anos (manipulativos, equilíbrio, locomoção). Certas características limitam à possibilidade de trocas intelectuais equilibradas.
3-OPERATÓRIO CONCRETO 7-12 ANOS: diminuição do egocentrismo, realiza operações matemáticas, compreende o ponto de vista dos outros e os prórpios erros. Capaz de ordenar elementos por seu tamanho e consolida as conservações de número, substância, volume e peso.
4-OPERATÓRIO FORMAL 12-16 ANOS: raciocínio dedutivo, eu e o objeto. Descentração é importante para compreender as transformações sucessiva da realidade em vez de um único ponto de vista.
-
De acordo com Piaget, o processo de desenvolvimento cognitivo requer que o indivíduo faça uma adaptação as informações provenientes do meio ambiente e as intelectualize por processos complementares de acomodação e assimilação. Este processo de aquisição de informações visando ao desenvolvimento cognitivo das crianças se organiza nas seguintes fases:
1- período sensório-motor;
2- período pré-operatório,
3 - período das operações concretas,
4 - período das operações formais.