SóProvas


ID
2597350
Banca
FEPESE
Órgão
CIDASC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre Redação Oficial.


( ) Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, “a finalidade da língua é comunicar, quer pela fala, quer pela escrita. Para que haja comunicação, são necessários: a) alguém que comunique, b) algo a ser comunicado, e c) alguém que receba essa comunicação. No caso da redação oficial, quem comunica é sempre o Serviço Público”.

( ) Os pronomes de tratamento (ou de segunda pessoa indireta) apresentam certas peculiaridades quanto à concordância verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação), levam a concordância para a terceira pessoa.

( ) A frase “ Solicito a Vossa Senhoria que emita vosso despacho ao pedido feito pelos trabalhadores, no último Memorando recebido” está de acordo com a norma-padrão para redação de textos oficiais.

( ) Os Prefeitos Municipais devem receber o tratamento “Vossa Excelência”, assim como o Presidente da República e os Embaixadores.

( ) Segundo o Manual da Presidência da República, “o fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário”. Para autoridades hierarquicamente superiores a do remetente, a saudação adequada é “Atenciosamente”.

( ) O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

     

    I -  Nesse quadro, fica claro também que as comunicações oficiais são necessariamente uniformes, pois há sempre um único comunicador (o Serviço Público) e o receptor dessas comunicações ou é o próprio Serviço Público (no caso de expedientes dirigidos por um órgão a outro) – ou o conjunto dos cidadãos ou instituições tratados de forma homogênea (o público).

     

    II -  Os pronomes de tratamento (ou de segunda pessoa indireta) apresentam certas peculiaridades quanto à concordância verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação), levam a concordância para a terceira pessoa.

     

    III - É que o verbo concorda com o substantivo que integra a locução como seu núcleo sintático: "Vossa Senhoria nomeará o substituto"; "Vossa Excelência conhece o assunto".

     

    IV -

    Vossa Excelência, para as seguintes autoridades:

     

    a) do Poder Executivo;

    Presidente da República;

    Vice-Presidente da República;

    Ministros de Estado;

    Governadores e Vice-Governadores de Estado e do Distrito Federal;

    Oficiais-Generais das Forças Armadas;

    Embaixadores;

    Secretários-Executivos de Ministérios e demais ocupantes de cargos de natureza especial;

    Secretários de Estado dos Governos Estaduais;

    Prefeitos Municipais.

     

    V -

    2.2. Fechos para Comunicações

            O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. Os modelos para fecho que vinham sendo utilizados foram regulados pela Portaria no 1 do Ministério da Justiça, de 1937, que estabelecia quinze padrões. Com o fito de simplificá-los e uniformizá-los, este Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial:

            a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República:

            Respeitosamente,

            b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior:

            Atenciosamente,

     

    VI-  3.4.1. Definição e Finalidade

            O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.

  • (V) Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, “a finalidade da língua é comunicar, quer pela fala, quer pela escrita. Para que haja comunicação, são necessários: a) alguém que comunique, b) algo a ser comunicado, e c) alguém que receba essa comunicação. No caso da redação oficial, quem comunica é sempre o Serviço Público”.

    (V) Os pronomes de tratamento (ou de segunda pessoa indireta) apresentam certas peculiaridades quanto à concordância verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação), levam a concordância para a terceira pessoa.

    (F) A frase “ Solicito a Vossa Senhoria que emita seu despacho ao pedido feito pelos trabalhadores, no último Memorando recebido” está de acordo com a norma-padrão para redação de textos oficiais.

    (V) Os Prefeitos Municipais devem receber o tratamento “Vossa Excelência”, assim como o Presidente da República e os Embaixadores.

    (F) Segundo o Manual da Presidência da República, “o fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário”. Para autoridades hierarquicamente superiores a do remetente, a saudação adequada é “RESPEITOSAMENTE”.

    (V) O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.



    GABARITO -> [A]

  • Alguém sabe me dizer por que a questão está desatualizada?

  • Está desatualizada pois as normas para redação oficial passaram por mudanças...ex: não existe mais carta e memorando...tudo agora é ofício.