SóProvas


ID
2599096
Banca
FUNDATEC
Órgão
DPE-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise as assertivas que seguem:


I. A cultura de uma organização pode ser resumida no conjunto de hábitos, crenças, símbolos e valores que a particularizam em relação às demais, sendo produto das relações interpessoais, dos processos estabelecidos e da interação com a estrutura.

II. A excelência na gestão pública deverá se pautar pela visão de futuro, pela cultura da inovação, pela ênfase no cidadão, pelo comprometimento dos recursos humanos, e não pela sustentabilidade e pela responsabilidade social.

III. Os componentes que são visíveis e publicamente observáveis compõem a parte formal da cultura organizacional, como a existência de uma norma que orienta os comportamentos e dispõe expressamente sobre a estrutura organizacional.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização.

    Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização.

     

     

    II. A excelência na gestão pública deverá se pautar pela visão de futuro, pela cultura da inovação, pela ênfase no cidadão, pelo comprometimento dos recursos humanos, e não pela sustentabilidade e pela responsabilidade social.   (errado)

     

    Artefatos: Constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. Artefatos são as coisas concretas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização. Incluem os produtos, serviços, e os padrões, de comportamento dos membros de uma organização. Quando se percorre os escritórios de uma organização, pode-se notar como as pessoas se vestem, como elas falam, sobre o que conversam, como se comportam, o que são importantes e relevantes para elas. Os artefatos são todas ou eventos que podem nos indicar visual ou auditivamente como é a cultura da organização. Os símbolos, as histórias, os heróis, os lemas, as cerimônias anuais são exemplos de artefatos.

    Valores compartilhados: Constituem o segundo nível da cultura. São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros. Em muitas culturas organizacionais os valores são criados originalmente pelos fundadores da organização.

    Pressuposições básicas: Constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes nos quais as pessoas acreditam. A cultura prescreve a maneira de fazer as coisas adotadas na organização, muitas vezes através de pressuposições não escritas e nem sequer faladas.

     

  • Gabarito C.

     

    Cultura Organizacional: condiciona o comportamento das pessoas no ambiente de trabalho.
    A cultura de uma organização pode ser descrita em relação a dez características principais, de acordo com Robbins:2
    Ø Identidade do membro – O grau com que os empregados se identificam com a organização como um todo, e não com o seu tipo de trabalho ou especialidade profissional.
    Ø Ênfase no grupo – O grau com que as atividades de trabalho são organizadas em torno de grupos em vez de indivíduos.
    Ø Foco nas pessoas – O grau com que as decisões da administração levam em consideração o efeito dos resultados em pessoas da organização.
    Ø Integração das unidades – O grau com que as unidades da organização são estimuladas a operar de uma maneira coordenada ou interdependente.
    Ø Controle – O grau com que regras, regulamentos e supervisão direta são usados para inspecionar e controlar o comportamento dos empregados.
    Ø Tolerância a risco – O grau com que os empregados são incentivados a serem agressivos, inovadores e propensos ao risco.
    Ø Critérios de recompensa – O grau com que recompensas como aumentos de salário e promoções são distribuídos por critério de desempenho do empregado em contraste com o tempo de casa, favoritismo e outros fatores não ligados ao desempenho.
    Ø Tolerância a conflito – O grau com que os empregados são estimulados a expressar conflitos e críticas abertamente.
    Ø Orientação meios-fins – O grau com que a administração enfatiza resultados ou efeitos em detrimento de técnicas e processos usados para alcançar aqueles resultados.
    Ø Foco em sistemas abertos – O grau com que a organização monitora e responde a mudanças no ambiente externo.

  • Entendo que o item III se referia a Valores.

  • Componentes formais e abertos - componentes visíveis e publicamente observáveis, orientados para aspectos operacionais e de tarefas.

    Componentes Informais e ocultos - Componentes invisíveis e cobertos, afetivos e emocionais, orientados para aspectos sociais e psicológicos.
     

    https://www.trabalhosgratuitos.com/Outras/Diversos/Cap%C3%ADtulo-4-E-5-Chiavenato-178272.html