SóProvas


ID
259936
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Dados os aspectos relacionados às relações entre receitas e gastos governamentais,


I. Quando o setor público apresenta receita corrente superior aos gastos correntes, chamamos esse resultado de superávit primário.

II. São formas de financiamento do setor público a tomada de empréstimos e financiamentos, a emissão de títulos da dívida pública e a emissão de papel-moeda.

III. As rendas tributárias são compostas apenas de contribuições sociais e taxas cobradas sobre a prestação de certos serviços públicos.

IV. A poupança bruta do setor público é formada a partir da diferença entre as rendas tributárias e as contribuições do setor público.

V. A realização das transferências pelo setor público toma as formas de donativos, subsídios, juros de dívida, previdência social e programas sociais.

verifica-se que estão corretos os itens

Alternativas
Comentários
  • Não concordo de forma alguma com a assertiva I, juros da dívida são despesas correntes e não fazem parte do superávit primário.
  •  Transferências correntes: abrange, como assinala a Lei nº 4320/64, "as dotações para despesas às quais não corresponda contraprestação direta em bens ou serviços, inclusive para contribuições e subvenções destinadas a atender à manutenção de outras entidades de direito público ou privado". Enquadram-se, portanto, nessa conta, as despesas com o salário-família, os benefícios da previdência social, a assistência médico-hospitalar, as contribuições para a Formação do Patrimônio do Servidor Público - PASEP, o apoio financeiro a estudantes, as subvenções para atender a manutenção de entidades públicas ou privadas, e os encargos das dívidas interna e externa, dentre outras. (Caixa Econômica Federal - SISTN)
  • nao falou em DESPESA, falou em gasto. Tem que interpretar...