SóProvas


ID
2599660
Banca
PUC-PR
Órgão
JUCEPAR - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto a seguir para responder às questões.

Há uma epidemia de notícias falsas e elas estão tendo mais influência do que nunca. Se antes os boatos e as meias-verdades se restringiam a veículos sensacionalistas, hoje eles dominam a internet e podem influenciar até eleições presidenciais, como a de Donald Trump, nos Estados Unidos. Nascidos em sites especializados em criar os factoides, eles chegam ao público pelas redes sociais. “Fofocas e rumores fazem parte da história. O que mudou é a forma como são difundidos, misturados aos fatos verdadeiros ou descontextualizados”, esclarece Angela Pimenta, presidente do Instituto de Desenvolvimento do Jornalismo (Projor).  

Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/4879/e-tudo-mentira-ou-quase-tudo>. Acesso em: 16/08/17.  

Em determinadas situações sintáticas e textuais, a inversão entre sujeito e verbo é praticamente obrigatória, e a ordem normal causaria estranhamento ao leitor. No texto anterior, essa descrição pode ser exemplificada em

Alternativas
Comentários
  • A inversão VERBO + SUJEITO verifica-se em geral [...] nas orações construídas com verbos do tipo dizersugerirperguntarresponder e sinónimos que arrematam enunciados em DISCURSO DIRETO ou neles se inserem: — Isso não se faz, moço, protestou Fabiano.[...]; — Traz-se-lhe as duas coisas — disse o Barão aflorando a cabeça no ombro da consorte, de mão na porta escura. (https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/inversao-do-sujeito-em-oracoes-depois-de-discurso-direto/31522)

  • Verdade que em discursos diretos ocorre a inversão do SUJ. com o Verbo.. Porém, haver com sentido de existir é invariável, logo a A não está correta também, porque ela ficaria sem lógica caso fosse mantida a Sequencia S + V + C.

    Alguém sabe informar?

  • Consegui acertar a questão, pois a inversão entre o sujeito e o verbo clara. No entanto, o que causa um estranhamento ao leitor ?

  • resposta letra B.

     

  • Questão A - Não está correta por "Haver" no sentido de existir, acontecer e tempo decorrido, ser um verbo impessoal, logo sem sujeito.

  • LETRA B

    O que é apresentado no Texto:
    "Fofocas e rumores fazem parte da história. O que mudou é a forma como são difundidos, misturados aos fatos verdadeiros ou descontextualizados”, esclarece Angela Pimenta, presidente do Instituto de Desenvolvimento do Jornalismo (Projor).  

    Forma Direta
    Angela Pimenta, presidente do Instituto de Desenvolvimento do Jornalismo (Projor)esclarece: "Fofocas e rumores fazem parte da história. O que mudou é a forma como são difundidos, misturados aos fatos verdadeiros ou descontextualizados”.