SóProvas


ID
2600530
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CODEMIG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                           A sociedade do medo

O filósofo Vladimir Safatle afirma que o medo se transformou em um elemento de coesão de uma sociedade refém de um discurso de crise permanente


[...]

No seu Quando as Ruas Queimam: Manifesto pela Emergência, você diz que nossa época vai passar para a história como o momento em que a crise virou uma forma de governo. Você está falando do medo que é gerado pela crise?


Sim, como efeito. É importante entender como o discurso da crise se transformou num modo de gestão social. As crises vêm para não passar. Por exemplo, nós vivemos numa crise global há oito anos. Isso do lado socioeconômico. No que diz respeito aos problemas de segurança, vivemos uma situação de emergência há quinze anos, desde 2001. Ou seja, são situações nas quais vários direitos vão sendo flexibilizados, em que os governos vão tendo a possibilidade de intervir na vida privada dos seus cidadãos em nome de sua própria segurança. É muito mais fácil você gerir uma sociedade em crise. Então, a sociedade em crise é uma sociedade, primeiro, amedrontada; segundo, é uma sociedade aberta a toda forma de intervenção do poder soberano, mesmo aqueles que quebram as regras, quebram as normas constitucionais. Como estamos em uma situação excepcional, essas quebras começam a virar coisa normal. Esses discursos a respeito da luta contra a crise são muito claros no sentido de impedir a sociedade de reagir. Não se reage porque “a situação é de crise”.


E aí entra o medo.


Exatamente. Aí entra um pouco essa maneira de transformar o medo num elemento fundamental da gestão social. Ou seja, o medo produzido, em larga medida, potencializado, administrado, gerenciado. É o gerenciamento do medo como única forma de construir coesão hoje em dia. Nós podemos construir coesão a partir da partilha de ideias; só que, quando a sociedade chega no ponto em que ela desconfia dos ideais que lhe foram apresentados como consensuais, quando desconfia das gramáticas sociais que são responsáveis pela mediação dos conflitos, não resta outra coisa a não ser um tipo de coesão negativa. Não coesão por algo que todos afirmam, mas uma coesão através de algo que todos negam. 


Quando você fala da gestão da crise, quem são os agentes? O poder constituído do Estado, os agentes financeiros, o corpo social?


De fato, o discurso da maneira como eu estava colocando pode dar um pouco a impressão de que há uma espécie de grande sujeito por trás. Eu diria que o que acontece é: nós partilhamos de um modo de existência que, por não conseguir realizar as suas próprias promessas, e também por impedir uma abertura em direção a outros modos de existência, começa a funcionar numa chave de conservação. É importante falar de modos de existência porque isso tira um pouco a figura do sujeito que delibera. 

Então temos, sei lá, o poder do Estado, a burocracia que controla o poder do Estado, o capital financeiro. É inegável que haja de fato projetos de grupos nos modos de gestão social, mas para além disso há uma coisa muito mais brutal: uma forma de racionalidade que se transformou para nós em um elemento quase natural, que faz com que todos comecem a pensar dessa maneira. Essa forma de racionalidade, que acaba operando esses processos de dominação, deixa uma situação mais complexa. Não se trata simplesmente de subverter o poder, mas de pensar de outra maneira, o que é muito mais complicado do que pode parecer.


Quais são os instrumentos de que dispomos pra romper com essa racionalidade, com esse circuito baseado no medo? O que fazer?


Tenho duas colocações a fazer. A primeira é: muitos acreditam que a melhor maneira de se contrapor a circuitos de afetos vinculados ao medo seja constituir outros circuitos vinculados aos afetos que seriam o oposto ao medo – por exemplo, a esperança. Só que aí há uma reflexão muito interessante, de toda uma tradição filosófica, de insistir que o medo e a esperança não são afetos contraditórios – são complementares. O que é o medo a não ser a expectativa de um mal que pode ocorrer? O que é a esperança a não ser a expectativa de um bem que pode ocorrer? Quem tem a expectativa de que um mal ocorra, também espera que esse mal não ocorra. Da mesma maneira, quem tem a expectativa de que um bem ocorra, teme que esse bem não ocorra. Então, a reversão contínua de um polo a outro, da esperança ao medo, é uma constante, porque são dois tipos de afetos ligados a um mesmo modo de experiência temporal. São afetos ligados à projeção de um horizonte de expectativas. Nesse sentido, toda forma de pensar o tempo de maneira simétrica vai produzir resultados simétricos. Então, um outro afeto seria necessariamente um afeto que teria uma outra relação com a ideia de acontecimento.

[...]

Freitas, Almir. Disponível em: <https://goo.gl/qggKy8>. Acesso em: 27 set. 2017 [Fragmento adaptado].

Releia os trechos a seguir.


I. “Não se reage porque ‘a situação é de crise’.”

II. “[...] uma forma de racionalidade que se transformou para nós em um elemento quase natural [...]”

III. “[...] muitos acreditam que a melhor maneira de se contrapor a circuitos de afetos vinculados ao medo seja constituir outros circuitos vinculados aos afetos que seriam o oposto ao medo [...]”


Sabendo que as palavras “se” possuem muitas funções na língua portuguesa, pode-se afirmar que não conferem aos trechos uma ideia de condição as palavras “se” dos trechos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     

    Em nenhuma das frases o SE possui ideia de condição.

     

    Na primeira frase: pronome indefinido.

     

    Segunda e terceira frases: parte integrante do verbo.

     

    Qualquer erro, é só me chamar.

     

    Bons estudos!

  • Como eu sei se o se é parte integrante do verbo?? Alguém poderia me ajudar!!!

  • Eliane,

    Integrante do verbo - são aqueles que conjugam obrigatoriamente com o pronome

     

    ex:

    ajoelhar-se (só o sujeito pode ajoelhar mas ninguem por ele)

    Arrepender-se( só o sujeito da pra se arrepender ninguem pode se arrepender por ele)

    etc...

     

    diferente exemplo de FERIR-SE 

    o menino feriu-se ( ele proprio se feriu - é reflexivo ) porque ele tambem pode ferir alguem.... por isso nao é integrante do verbo ... pode usar com ou sem o ''SE''

     

     

    Bom ....isso é o que entendi sobre o assunto..

  • Para saber se o "se" é condicional, podemos tentar substitui-lo por "caso". 

    Que nesse caso, não não é possível em nenhum item.

  • BOOM DIA TO AQUI TRABALHANDO E ESTUDANDO , MAIS ESTUDANDO

    BOM NA QUESTÃO 1-> O SE E UM PRONOME RELATIVO FAZENDO O PAPEL DE PRÓCLISE (REGRA PALAVRA NEGATIVA ATRAI A PROCLISE)

    JA NA 2 E NA 3-> O SE E UMA PARTICULA DE INDETERMINAÇÃO DE SUJEITO

    PIS: VTD OU VTDI

    SE EU ESTIVER ERRADO POR FAVOR ME AVISEM

  • CORRIGINDO A 2 E 3-> E UMA PARTICULA APASSIVADOR (PA), POIS ADMITE : VTD OU VTDI, E NÃO UMA PARTICULA DE INDETERMINAÇÃO DE SUJEITO COMO DITO ANTERIORMENTE

    PA: VTD OU VTDI

    PIS: VTI,VI,OU VL

  • Na minha opinião,

    A frase 1 é índice de indeterminação do sujeito, pois o verbo é transitivo indireto

    A frase 2 é partícula apassivadora, a frase poderia ser reescrita da forma >> (...) um elemento quase natural foi transformado para nós

    A frase 3 é índice de indeterminação do sujeito. 

  • Questão 1: "REAGE" é Verbo Transitivo indireto, é só criar uma oração com o verbo, Ex.: Reagiu ao Crime(gên. Masculino) ou Reagiu à Criminalidade(gên. Feminino, necessita do artigo A+A(preposição).
    Não existe sujeito na oração. Portanto é Indice de Ind. do Sujeito.
    Quetão 2: SE é Partícula Apassivadora do sujeito "uma forma de racionalidade"

    Questão 3: SE é Partícula Apassiv.

    Sujeito: Muitos.

    Verbo: Contrapor(refere-se ao sujeito)

  • achei essa prova da fundep bem difícil, como a UFMG é sempre assim

  • Bom dia ! PARTÍCULA EXPLETIVA OU REALCE – PODE SER RETIRADA DA FRASE, SEM PREJUÍZO ALGUM PARA O SENTIDO.

  • Bom dia ! PARTÍCULA EXPLETIVA OU REALCE – PODE SER RETIRADA DA FRASE, SEM PREJUÍZO ALGUM PARA O SENTIDO.

  • Primerio é reflexivo,P A,P A.