Client-Side e Server-Side
Client-Side
No lado do cliente, ou seja, do usuário, a aplicação roda diretamente de seu computador. Como assim? O Lado do cliente dá a resposta na hora pra alguma interação que é feita no website. Ex: A maioria dos websites tem um formulário pra ser preenchido e dentro desse formulário é preciso ter validações pra ver se o campo não ficou em branco, ou se foi digitado caracteres proibidos e etc…
A maioria dessas validações é feita em Javascript(client-side), ou seja, assim que o usuário interage com o formulário ele já responde de imediato, seja por um botão, ou por um comportamento do usuário, como mudança de foco numa caixa de texto ou até mesmo enquanto o usuário está digitando algo. O navegador não precisa buscar o código no servidor, pois este já foi baixado pro computador do usuário.
Linguagens Client-Side:
HTML
CSS
Javascript
e muitos outros.
Server-Side
No lado do servidor, rodam as aplicações necessárias para um website funcionar, como banco de dados e a linguagem que o programador está usando, como por exemplo o PHP. Toda vez que o usuário abrir uma página que tenha um código PHP, o navegador vai executar o comando direto do servidor. Ex: Para acessar o banco de dados, não é possível usar uma linguagem Client-Side como o Javascript e sim uma linguagem Server-Side como PHP.
Linguagens Server-Side:
Banco de dados como SQL, MySQL, Oracle…
PHP
ASP
ASP.NET
https://richardoliveira.wordpress.com/2010/03/22/client-side-e-server-side/