SóProvas


ID
2600713
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre o papel ou a função do Administrador, é INCORRETO afi rmar:

Alternativas
Comentários
  • Questão Bosta!

  • Questão Bosta! (2)

  • Os líderes influenciam a cultura na medida em que favorecem a existência de um sentimento de sucesso da organização e se são capazes de reduzir a ansiedade inerente ao processo de mudança. 

     

     

     

    http://www.cult.ufba.br/enecult2008/14554.pdf

  •  O administrador não é um executor, mas um responsável pelo trabalho dos outros, e por ser o responsável pela direção de outras pessoas que seguem suas ordens e orientação deve estar ligado aos objetivos que a empresa pretende alcançar por meio da atividade conjunta de todos, ou seja, ele é um agente de mudanças e de transformação das empresas, levando a novos rumos, novos processos, novos objetivos, novas estratégias novas tecnologias; trabalhando como um agente educador ele deverá ser capaz de modificar comportamentos e atitudes das pessoas; e com seu estilo de administração ele modifica a cultura organizacional existente numa empresa, influindo no comportamento dos consumidores, fornecedores, concorrentes e demais organizações humanas.

     

    Quais são as características de um administrador na Sociedade Moderna?

    ●Tem que ser um profissional que conheça profundamente a sua especialidade.

    ● Administrador não é o executor, mas o responsável pelo trabalho dos outros.

    ● Um profissional cuja formação é extremamente ampla e variada, precisa conhecer disciplinas heterogêneas.

    ● Responsável pela direção de outras pessoas.

    ● Ligado aos objetivos que a empresa pretende alcançar por meio da atividade conjunta de todos.

    ● Agente de mudança e de transformação das empresas.

     

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/administracao/13261/

  • GAB C

     

    kkkkk total Vanessa....

     

    Nem captei que o examinador estava se referindo a cultura organizacional hehehe e também pensei que como líder ele sim pode ser um agende executor mesmo que em alguns casos .. porém pesquisando um pouco mais e foi bom saber que pra doutrina realmente isso faz sentido:

     

    O que diferencia o Administrador de um Executor

     

    "O que diferencia o administrador de um simples executor é exatamente o fato de que, enquanto o segundo sabe fazer certas coisas que aprendeu mecanicamente (planos, organogramas, mapas, registros, lançamentos etc.), o primeiro sabe analisar e resolver situações problemáticas variadas e complexas, pois aprendeu a pensar, a avaliar e a ponderar em termos abstratos, estratégicos, conceituais e teóricos. O segundo é um mero agente de execução e operação. O primeiro é um agente de mudança e inovação, pois adquire habilidade de entender e diagnosticar situações."

     

    Pra entender um pouco sobre a d) vale reforçar o conceito de Administração pra fixar a questão de subordinação e consequentemente, a responsabilidade por aqueles que estão na parte de execução..

    Ad = [direção para, tendência, junto de]

    Minister = Comparativo de inferioridade, o sufixo ter [subordinação e obediência] aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem. Função que se desenvolve sob o comando de outro, um serviço que se presta a outro.

     

    http://jacsonadm.blogspot.com/2010/09/o-que-diferencia-o-administrador-de-um.html

    https://www.docsity.com/pt/teoria-geral-da-adm-6/4777018/

     

    Muito obrigada a Alexandrina Oliveira pelo excelente comentário!

  • Mais uma da série: Matérias subjetivas nas mãos de bancas merdas

  • 10 Papéis do Administrador, Henry Mintzberg.

    Identificou 10 papéis específicos do administrador ou papéis gerenciais, e os dividiu em 3 categorias: papéis interpessoais, papéis informacionais e papéis decisórios.

     

    Papéis Interpessoais: aqueles que se relacionam às relações pessoais do administrador com seus subordinados, chefes e clientes. Estes papéis demonstram como o administrador interage com as outras pessoas e como influencia seus subordinados.

    Símbolo ou Representação: O administrador representa a organização.

    Liderança: O administrador que tem o importante papel de orientar, influenciar e motivar as pessoas. É ele quem direciona os subordinados à correta realização das atividades para concretização dos objetivos organizacionais.

    Elemento de Ligação: O administrador desenvolve uma rede de contatos e de relações, tanto dentro da organização, com subordinados e chefes, como fora dela, com clientes e fornecedores. Isso permite que ele promova a “troca” de informações com o meio externo.

    Papéis informacionais: dizem respeito à coleta, ao processamento, à disseminação e à produção de informações.

    Monitor: O administrador coleta e analisa informações relacionadas à organização e ao ambiente que a organização está inserida. Ele faz isso através de sua rede de contatos (aquela mesma rede que ele construiu como “elemento de ligação”), ou através da leitura de jornais, notícias, entre outros.

    Disseminador: O administrador é o responsável pela disseminação da informação no âmbito interno da organização. O administrador compartilha as informações com seus subordinados, fazendo com que as decisões tomadas pela cúpula - no nível estratégico -, cheguem até o nível operacional e aos funcionários executores.

    Porta-voz: O administrador repassa informações relativas à organização.

     

    Papéis decisórios: forma como os administradores utilizam as informações que possuem em suas decisões para fazer uma escolha.

    Empreendedor: O administrador identifica NOVAS ideias e oportunidades para a melhoria da organização. Ele inicia e planeja a maior parte das mudanças controladas em sua organização. Muitas vezes, é nesse papel que o administrador “assume riscos”.

    Solucionador de conflitos: O administrador é o responsável por solucionar os conflitos internos e os conflitos externos. O administrador deve buscar a correção dos problemas e conflitos que ameacem o bom andamento da organização.

    Alocador de Recursos: responsável por administrar os recursos (equipamentos, pessoal, dinheiro) disponíveis. O administrador aloca os recursos nos setores da organização, de acordo com as prioridades e com os objetivos organizacionais.

    Negociador: O administrador que representa os interesses da organização durante as negociações com sindicatos, com clientes, com outras empresas.