SóProvas


ID
2600815
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CODEMIG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO II


                     Caxambu, a cidade com a maior estância

                                 hidromineral do mundo


A pequena cidade de Caxambu, localizada no sul de Minas Gerais, é a cidade com a maior estância hidromineral do Brasil. Segundo a prefeitura, é o maior complexo hidromineral do mundo! A cidade conta com 12 fontes de águas minerais em seu bucólico Parque das Águas, onde as pessoas podem experimentar as águas e fazer massagens e banhos com água mineral.

Podemos dizer que Caxambu é uma pacata cidade do interior. Com seus 20 mil habitantes, o município é tranquilo e possui uma população hospitaleira. Muitos turistas chegam à cidade com o intuito de descansar, afinal stress não é uma palavra comum no vocabulário dos moradores da cidade. Por isso, há quem desembarque em Caxambu fugindo da agitação dos grandes centros urbanos, mas ainda são os aposentados o principal público que visita a cidade.

O turismo na região é antigo. Já no século XIX, a família real saía do Rio de Janeiro para visitar Caxambu em busca das propriedades medicinais das águas da cidade. Devido a visitantes tão importantes, algumas fontes foram batizadas com nomes de membros da família real, com destaque para a fonte Dom Pedro, em que há uma coroa.

Uma história interessante: a visita da Princesa Isabel a Caxambu, em 1868. Ela visitou a cidade acompanhada de seu marido, Conde d’Eu, com a intenção de beber das águas terapêuticas e curar sua infertilidade. A Princesa bebeu águas ricas em ferro e reverteu seu quadro de anemia. Não se sabe se foi devido a isso, mas ela conseguiu engravidar e, por gratidão, presenteou a cidade com a Igreja de Santa Isabel.

ZIG, Felipe. Disponível em: < https://goo.gl/ptZorn>. Aceso em: 26 set. 2017 [Fragmento].

Assinale a alternativa em que a palavra destacada não pode ser substituída, feitas as devidas concordâncias, pela palavra ou locução entre colchetes.

Alternativas
Comentários
  • bal·ne·á·ri·o 
    (latim balnearius, -a, -um)

    adjetivo

    1. Relativo a banho (ex.: terapias balneárias). = BALNEAR

    substantivo masculino

    2. Estação balnear de águas medicinais. = BANHOS, TERMAS

    3. Recinto público onde se pode tomar banho.

    4. Local devidamente equipado onde se pode tomar banho, trocar de roupa e guardar pertences pessoais temporariamente (ex.: os balneários da fábrica eram modestos mas asseados; houve confrontos entre os jogadores à saída dos balneários). [Mais usado no plural.] = VESTIÁRIO


    "balneário", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/balne%C3%A1rio [consultado em 09-02-2018].

     

    gabarito: 

    c) “Segundo a prefeitura, é o maior complexo hidromineral do mundo!” [BALNEÁRIO] 

  • Pra quem também não sabe ao certo o que é bucolico:

    Bucólico significa campestre, rural, gracioso. Refere-se à natureza e às belas paisagens do campo.Significa também ingênuo, simples ou puro.

    O termo bucólico tem origem etimológica no grego "boukolikos" (pastoril, rústico), formado a partir de "boukolos" (vaqueiro), uma junção de "bous" (vaca) + "kolos" (cuida de).

    O Bucolismo é um gênero literário poético em que os autores exaltam a vida no campo, a simplicidade e ingenuidade dos costumes, a tranquilidade e riqueza do contato com a natureza, e os hábitos peculiares dos pastores.

     

    https://www.significados.com.br/bucolico/