SóProvas


ID
260119
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A frase redigida de modo claro e condizente com o padrão culto escrito é:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa "e" está errada, porque não se usa crase antes de pronome demonstrativo. Exceto quando:
    • áquilo - pode ser substituído por a isto;
    • áquele - pode ser substituído por a este;
    • áquela - pode ser substituído por a esta.
  • Eu discordo da colega Sinara.

    Ao meu ver o erro da letra -e- foi de cocncordância veja:

     Os resultados da pesquisa científica levada a efeito no ano passado deve ser aberta àquele núcleo que a instigou, não devendo ficar restrito aos especialis- tas.

    Os resultados da pesquisa científica levados a efeito no ano passodo devem ser abertos àquele núcleo que os instigou, não devendo ficar restritos aos especialistas.
  • a) A criação, coordenação e assessoria aOS cursos profissionalizantes está a cargo de ambos os formados na área, de ( NÃO TENHO CERTEZA, MAS ESSE "DE" NÃO CABE NESTA ORAÇÃO) cujo conhecimento de ponta muito se depende.

    b) Advoguei junto ao chefe do rapaz que sua atuação tanto profissional como em sociedade não deixava nada à A  desejar, o que lhe ajudou bastante naquela pendência.

    c) Ele era o único que espontaneamente se dignava A de ouvir-nos a todos, sem exceção, e consentia prazeroso até o depoimento mais insosso ou desajeitado.

    d) Não posso atribuir unicamente a precária condição de acesso à Educação a apenas a condição de miscigenação dos que desejam ascender à sua dignidade.

    e) Os resultados da pesquisa científica levada a efeito no ano passado deve ser aberta àquele núcleo que aS instigARAM, não devendo ficar restrito aos especialistas.

    Mas acredito que tenham outras incorreções além das que apontei.

  • Agradeço aos colegas por apontarem as incorreções, mas vou deixar aqui uma nota sobre a regência do verbo "dignar-se" (também tive dúvida ao resolver o exercício). De acordo com Paschoal Cegalla, é incorreta a utilização da preposição  "a". O verbo dignar-se pede a preposição de; mas não é errado omiti-la. Desse modo:

    dignava de ouvir-nos  ou  diginava ouvir-nos.

    Portanto, a letra c está correta.



    Obs.: Só respondendo a duvida do colega que citou sobre a preposição "de" na alternativa a.

    A preposição de cabe antes do pronome cujo, pois o verbo depender é transitivo indireto, pede a preposição de e ela é "chutada" para antes dele, 
    Quem depende, depende de;
    Depende-se muito do (de + o) conhecimento de ponta de ambos os formados na área;
    ... estão a cargo de ambos os formandos na área, de cujo conhecimento de ponta muito se depende.

    O erro na alternativa é mesmo o de concordância.
    a) A criação, coordenação e assessoria a cursos profissionalizantes está estão a cargo de ambos os formados na área, de cujo conhecimento de ponta muito se depende.

    •  a) A criação, coordenação e assessoria a cursos profis- sionalizantes está a cargo de ambos os formados na área, de cujo conhecimento de ponta muito se de- pende.
    • Concordância: A criação, coordenação e assessoria_____________________ estão (não está)
    • b) Advoguei junto ao chefe do rapaz que sua atuação tanto profissional como em sociedade não deixava nada à desejar, o que lhe ajudou bastante naquela pendência.
    • Ambiguo: atuação de quem, do chefe ou do rapaz?
    • Crase: "à desejar", antes de verbo não se usa crase.
    • c) Ele era o único que espontaneamente se dignava de ouvir-nos a todos, sem exceção, e consentia praze- roso até o depoimento mais insosso ou desajeitado.
    • Essa é a alternativa certa, mas fiquei na dúvida quanto a regência do verbo dignava.
    • d) Não posso atribuir unicamente a precária condição de acesso à Educação a apenas a condição de mis- cigenação dos que desejam ascender à sua digni- dade.
    • Crase: à condição.
    • e) Os resultados da pesquisa científica levada a efeito no ano passado deve ser aberta àquele núcleo que a instigou, não devendo ficar restrito aos especialis- tas.
    • Concordância: Os resultados___________levados_________devem ser abertos.
  • Pessoal, creio que o erro da letra A não reside no "está/estão". O artigo "A" na frente de "criação, coordenação e assessoria" não faz desse um só grupo? Se eu estiver errado, por favor, podem dizer.

    Acredito que é "a criação, coordenação e assessoria de cursos profissionalizantes". O problema está no "a" logo à frente de "cursos". O erro fica mais evidente se você considerar apenas criação e coordenação. Não cabe "a criação a cursos profissionalizantes", por exemplo. Sei que nesse caso concordaria com o último termo, por isso o problema. A confusão ocorre entre palavra assessoria e acesso, que são duas coisas completamente diferentes. Existe, sim, o "acesso a cursos profissionalizantes", "acesso a melhores escolas" etc. Mas assessoria é de mesmo. Como em assessor de jogador de futebol, assessoria do presidente, o assessor da Casa Branca...