SóProvas


ID
2601991
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em uma delegacia de polícia, Aldo, delegado titular, sempre estimula sua equipe para o exercício do melhor trabalho, e ela, em contrapartida, o respeita e o considera uma pessoa justa, de caráter admirável e com grandes qualidades éticas. Paulo, agente de polícia na mesma delegacia, procura sempre cumprir com suas obrigações, e isso requer que, muitas vezes, assuma o comando de equipes compostas por outros agentes de polícia, os quais, apesar de seguirem suas orientações por vê-lo como um servidor com grande conhecimento acerca do serviço, não possuem uma grande admiração por ele.


Nessa situação hipotética, de acordo com os conceitos de poder e liderança,

Alternativas
Comentários
  • Poderes: de referência (carismático), legítimo (oriundo do cargo), de recompensa (troca), coercitivo (medo), da especialização (competência) e da informação. Logo é a letra C.

  • gab C

    .

    Poder de recompensa: Baseia-se na capacidade para alocar (dispor) resultados recompensadores – seja o recebimento de coisas positivas ou a eliminação de coisas negativas. Exemplos: Elogio, promoções, aumentos..

    Os gerentes influenciam o comportamento por meio do uso de recompensas (uma variedade delas), para estimular o funcionário. Quando o poder de recompensa não for utilizado como forma de manipulação, ele é bem-vindo como forma de reconhecimento.

    Poder Coercitivo: Baseia-se na distribuição de resultados indesejáveis – seja a recepção de algo negativo ou a remoção de algo positivo. O poder coercitivo explora o medo. Para influenciar o comportamento dos subordinados, os superiores recorrem a punições, como: “repreensões públicas”, designação para tarefas indesejáveis, descontos no pagamento, entre outros. OBS: Em algumas situações é necessário para corrigir comportamentos indesejáveis.

    Poder Legítimo: Baseia-se nas normas, valores e crenças no sentido de que certos indivíduos possuem direito legítimo de governar ou influenciar os outros.

    Na infância, as pessoas aprendem a aceitar ordens de figuras com poder – primeiro, os pais, depois os professores, e por fim, os chefes (líderes). Envolve a compreensão de hierarquia.

    Poder de referência: É o poder de influenciar o outro pela força do seu carisma ou por características pessoais que são admiradas e servem como referência. Tem como base a identificação com o outro, desejo de ser semelhante ao outro.

    Famosos líderes religiosos e personalidades políticas geralmente desenvolvem e usam  o poder de referência – também chamado poder carismático-, para envolver e conquistar o público.

    Poder de Especialização: Baseia-se na posse de experiência, conhecimento e talento. Pessoas que são vistas como especialistas numa determinada área podem influenciar as outras fornecendo-lhes conhecimento ou esperando conformidade com seus desejos.

    Por exemplo: o médico dá conselho que o paciente provavelmente seguirá, entendendo que ele sabe resolver o problema (e estudou para isso).

    A compreensão desses cinco tipos de poder desperta a consciência sobre o momento que vamos utilizá-los e com qual intensidade vamos empregá-los. Não é apenas a gestão da empresa ou da sociedade que se beneficia, mas a convivência entre as pessoas a partir da aproximação ou distanciamento de certos tipos de atitudes.

     “Se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder”. (Abraham Lincoln)

    FONTE: http://www.ideiademarketing.com.br/2015/05/15/os-cinco-tipos-de-poder/

  • Poder coercitivo (coerção): é aquela baseada no medo. A pessoa se submete ao poder de outra por medo das consequências negativas do comportamento. Emana, portanto, da aplicação (ou possibilidade) de sanções. 

    Poder de recompensa: Baseada no benefício que outra pessoa pode ofertar. Vista como oposta ao poder de coerção. Uma pessoa se submete ao poder de outra porque esta pode distribuir recompensas consideradas por aquela como valiosas. 

    Poder legítimo ou legitimado (de posição ou legitimidade): representa o poder que uma pessoa recebe pela posição hierárquica formal na organização. É a aceitação da autoridade de um cargo. 

    Poder do talento (ou de perícia): é a influência exercida por alguém pela perícia, por uma habilidade específica ou conhecimento que possui. 

    Poder de referência ou referente: baseia-se na identificação com uma pessoa por esta possuir recursos ou traços desejáveis. É semelhante ao carisma. Surge do desejo de se parecer com alguém com características admiráveis. 

  • GABARITO C

     

    Poder legítimo: O líder com poder legítimo tem o direito, ou a autoridade, de dizer aos subordinados o que fazer; os subordinados são obrigados a obedecer às ordens legítimas.

     

    Poder sobre recompensas: O líder que tem poder sobre recompensas influencia os outros porque controla recompensas valorizadas; as pessoas obedecem aos desejos do líder para receber essas recompensas.

     

    Poder de coerção: O líder com poder de coerção tem controle sobre as punições; as pessoas obedecem para evitar essas punições.

     

    Poder de referência: O líder com poder de referência tem características pessoais que atraem os outros; as pessoas obedecem devido à admiração, ao desejo de aprovação, à estima pessoal ou à vontade de ser apreciadas pelo líder.

     

    Poder de competência: O líder que tem poder de competência possui certas habilidades ou conhecimentos; as pessoas obedecem porque acreditam nessas habilidades e podem aprender ou obter vantagens dela.

     

  • SE ELES NÃO ADMIRAM ALDO COMO QUE PODE SER PODER REFERÊNCIA? NÃO ENTENDI 

  • Pq Aldo não apresenta poder de competência?

  • Apenas tirando dúvidas dos colegas

     

    Vanessa, Aldo não apresenta o poder de competência simplesmente porque a questão não citou essa característica dele.

     

    Stewie, eles admiram Aldo, quem eles não admiram é o Paulo.

  • Qual o(s) autor(es) de Administração Geral a Cespe utiliza?

  • VALEU NICOLAS!

  • GAB:C

     

    "Em uma delegacia de polícia, Aldo, delegado titular, sempre estimula sua equipe para o exercício do melhor trabalho, e ela, em contrapartida, o respeita e o considera uma pessoa justa, de caráter admirável e com grandes qualidades éticas. "

     

    Poder legítimo: Poder do cargo, derivado da posição no organograma.

     

    Poder de referência: É o poder de influenciar o outro pela força do seu carisma ou por características pessoais que são admiradas. Tem como base a identificação com o outro, desejo de ser semelhante ao outro.Famosos líderes religiosos e personalidades políticas geralmente desenvolvem e usam  o poder de referência – também chamado poder carismático-, para envolver e conquistar o público.

     

     

    OBS: Paulo apresenta o poder de competência, que se baseia na posse de experiência e conhecimento.

     

  • Stewie,

     

    "Aldo, delegado titular, sempre estimula sua equipe para o exercício do melhor trabalho, e ela, em contrapartida, o respeita e o considera uma pessoa justa, de caráter admirável e com grandes qualidades éticas."

  • já é a 3 vez que erro essa questão. Sempre coloco na "D"

  • Gabarito Letra C

     

    *as lideranças exercem, de fato, determinados tipo de poder sobre as pessoas para influenciá-las.

    --- > Os principais tipos de poderes são:

    1. Poder de recompensa

    2. Poder legítimo

    3. Poder de coerção (coercitivo):

    4. Poder normativo (manipulativo/persuasivo/sugestivo):

    5. Poder de especialização/perito/competência

    6. Poder de referência:

    7. Poder de informação

    8. Poder carismático

     

     

     

    2. Poder legítimo: é o poder inerente ao cargo ou função na estrutura organizacional;

     

    6. Poder de referência: é um tipo de poder que está diretamente associado ao fato de determinada pessoa (o liderado) se identificar e desejar ser como o líder por conta de alguma característica admirável.

    > Pode estar associado à legitimidade do conhecimento detido por uma pessoa e também associado ao carisma pessoal do líder, ou mesmo os sentimentos positivos de afeição e respeito por suas opiniões. É como uma relação fã- ídolo;

  • LETRA C

     

    ALDO

    (...) Aldo, delegado titular (...) = logo, possui o PODER LEGÍTIMO (Poder proveniente da posição que ocupa -  recebe pela posição hierárquica formal na organização)

     

    (....) sua equipe [equipe de aldo] (...) o respeita e o considera uma pessoa justa, de caráter admirável e com grandes qualidades éticas. = logo, possui O PODER DE REFERÊNCIA (identificação por outros de que uma pessoa por esta possuir recursos ou traços desejáveis -Surge do desejo de se parecer com ela)

     

     

    PAULO (de acordo com o texto)

    Possui PODER DE COMPETÊNCIA (seguirem suas orientações por vê-lo como um servidor com grande conhecimento acerca do serviço)

    Possui PODER LEGÌTIMO "em algumas ocasiões" (muitas vezes, assuma o comando de equipes compostas por outros agentes de polícia)

    Não possui PODER DE REFERÊNCIA (agentes não possuem uma grande admiração por ele)

     

  • Aldo tem poder legítimo em função do cargo de delegado, e o poder de referência por ter carisma

     

    gabarito letra C.

  • Gab: C

    Tipos de poder:

    1) Coercitivo -> para punir (penas, castigos)

    2) Recompensa -> para incentivar (salários, bônus, premiações)

    3) Legítimo -> posição hierárquica superior

    4) Referente -> carismático (líder, "herói")

    5) Competência -> detém um know-how (conhecimento específico)

  • Vamos fazer esse item CESPE de múltipla escolha para que possamos exercitar os conhecimentos sobre os tipos de poderes. Vou revisar com vocês os tipos de poderes, antes de analisar a questão:

    1) PODER DE COERÇÃO – aquele que se baseia em punições e ameaças;

    2) PODER DE RECOMPENSA – aquele que premia um indivíduo pelo seu bom trabalho;

    3) PODER DE COMPETÊNCIA/ DE PERITO – também chamado de poder de perícia, equivale ao poder exercido pelo conhecimento adquirido ou experiência na matéria;

    4) PODER LEGÍTIMO – é o poder exercido pelo indivíduo por um cargo que ocupa através da hierarquia da organização;

    5) PODER DE REFERÊNCIA/CARISMÁTICO – quando o indivíduo transmite confiança, admiração e influência através do que faz. As pessoas se espelham nesse indivíduo e querem ser como ele;

    Assim, percebemos que Aldo, por ocupar um cargo de chefia, como o de delegado, exerce primordialmente o poder legítimo. Além disso, transmite confiança e admiração aos seus subordinados, através de suas qualidades. Assim, também exerce o poder de referência.

    Já Paulo, segundo o enunciado, possui grande conhecimento acerca do serviço, através de sua experiência no cargo. Logo, o seu poder é o de competência (ou poder de perito). Mas a questão ainda afirma que não possui a admiração de seus colegas de trabalho (não exerce o poder de referência) nem possui um cargo de chefia (não há poder legítimo), pois seu cargo é o mesmo dos liderados.

    Assim, temos: Aldo = poder legítimo e de referência e Paulo = poder de competência ou de perito. Nenhuma parte da questão citou recompensas ou punições, então não há que se falar em poderes de recompensa ou de coerção. Logo, temos como alternativa correta o item C.

    Gabarito: C

  • obrigado pelos comentários bem completos galera.
  • Delegado Aldo = é admirado (poder de referência), ocupa uma posição de destaque (acima) no organograma (poder legítimo), a questão não menciona conhecimento e habilidades ( sem poder de competência).

    Agente Paulo = não é admirado (sem poder de referência), não ocupa posição de destaque no organograma em relação aos demais agentes ( sem poder legítimo), possui conhecimento e habilidades (poder de competência).

  • Não conhecia o poder legitimo

  • Pela interpretação do texto, percebemos que há poder legítimo de Aldo, afinal ele é o delegado (posição de autoridade). Também tem poder de referência pois é reconhecido positivamente pelos seus subordinados. Já Paulo tem o poder de competência pois foi descrito como experiente e dotado de habilidade. Sendo assim, só nos resta marcar letra C de Coragem!

  • Pessoal, o poder de referência está associada ao carisma, então Aldo tem o poder de referência enquanto Paulo, apesar de não ser estimado pelos colegas, é obedecido pelo seu poder de competência.

  • Poder legítimo do aldo, ser o delegado.

    Veja que Paulo ,embora mande nos outros ,não usa poderes coercitivos ( olhando pelo texto)