SóProvas


ID
2602108
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

A prática de crime em decorrência de coação moral irresistível configura

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    A coação moral irresistível é uma situação que afasta a culpabilidade do agente, ante a inexigibilidade de conduta diversa, ou seja, a ausência de exigibilidade de conduta diversa. O Direito, neste caso, entende que não se poderia exigir do agente uma postura diferente.

     

    FONTE : https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/gabarito-pc-ma-comentarios-questoes-penal-processo-penal-investigador-recurso/

  • Coação moral irresistível exclui a culpabilidade por inexibilidade de conduta diversa (art. 22 do CP). Lembrando que a coação física irresistível exclui a conduta do agente (elemento do fato típico).

  • Na coação moral irresistível, o agente pratica o fato típico e antijurídico de forma DOLOSA, porém tal dolo está VICIADO pela coação moral irresistível e, portanto, excluirá a CULPABILIDADE, tendo em vista a inexigibilidade de conduta diversa.

     

    Lembrando que se a coação moral é resistível, será aplicada a atenuante do art. 65, III, C.

     

    c) cometido o crime sob coação a que podia resistir, ou em cumprimento de ordem de autoridade superior, ou sob a influência de violenta emoção, provocada por ato injusto da vítima;

  • GABARITO:A

     

    Em primeiro instante, é preciso mencionar que tanto a Coação Física, como a Coação Moral Irresistível são excludentes da conduta por falta de voluntariedade do agente (força maior), que nada mais é do que uma força ''estranha'' proveniente da ação de um terceiro.


    Na Coação física, existe uma total exclusão da vontade do agente, ou seja, este é forçado a praticar um ato contra a sua vontade, por meio de uma violência a sua integridade física. A sua responsabilidade penal será excluída e não haverá Tipicidade, pois ,como vimos, a sua vontade foi totalmente eliminada não respondendo assim pelo ato praticado. Um exemplo clássico é o do gerente bancário, que acaba por colocar suas digitais do cofre da agência, pois está sendo coagido fisicamente pelo assaltante.


    Já na Coação Moral Irresistível, a vontade do agente não é eliminada, mas viciada. Nesse caso, o agente foi moralmente constrangido na prática da infração. Como exemplo: a mãe que é coagida a subtrair uma bolsa pelo indivíduo que ameaça o seu filho de morte, caso esta não venha a realizar a conduta (subtrair a bolsa de um terceiro), seu filho será morto. Portanto, deve-se observar não o terreno da tipicidade nessa situação, mas o da culpabilidade na conduta diversa inexigível. A mãe poderia ter outra conduta a não ser subtrair a bolsa? A resposta é não. Ou ela praticava o ato ou seu filho morreria. Assim, entende-se que a Coação Moral Irresistível exclui a Culpabilidade por conduta diversa inexigível. [GABARITO]

  • Esta situação afasta a culpabilidade do agente, pois se enquadra na inexigibilidade de conduta diversa.

  • Somando:

    Coação Moral Irresistível: Exclui a CULPABILIDADE

    Coação FÍSICA: Exclui a TIPICIDADE

  • Antijuricidade = ilicitude.

  • Coação Moral Irresistível: exclui a culpabilidade por inexigibilidade de conduta diversa;

    Coação Moral Resistível: serve como atenuante;

    Coação Física Irresistível: exclui o crime, pois elimina o dolo e a culpa.

     

     

  • a)inexigibilidade de conduta diversa. CERTO> Art. 22 - Se o fato é cometido sob coação irresistível ou em estrita obediência a ordem, não manifestamente ilegal, de superior hierárquico, só é punível o autor da coação ou da ordem.

     

    b)excludente de antijuridicidade. ERRADO> Essas por sua vez são a legítima defesa, estado de necessidade, estrito cumprimento de um dever legal, exercício regular de direito, consentimento do ofendido (doutrinário), além de outros espalhado pela parte especial do CP e de legislações penais extravagantes. 

     

    c)inimputabilidade penal. ERRADO> O CP adotou a teoria biológica e a biopsicológica, consideram os inimputáveis os menores de 18 anos e os que  eram, no momento da ação ou omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. 

     

    d)circunstância atenuante de pena. ERRADO> Não está elencado no artigo 65, CP.

     

    e)atipicidade da conduta. ERRADO> O que gera atipicidade da conduta é a coação física irresístivel, por falta de conduta do agente coagido.

  • Gabarito: Letra A

    COAÇÃO MORAL IRRESISTÍVEL: exclui a culpabilidade (isenta de pena).

    COAÇÃO FÍSICA IRRESISTÍVEL: exclui a tipicidade (exclui o crime).

  • Não seria EXIGIBILIDADE DE CONDUTA ADVERSA? Uma vez que, foi exigido um conduta diversa da que o agente pretendia realizar para que não tivesse algo lesionado. Outrossim, a inexigibilidade de conduta adversa é um dos pressupostos para caracterizar a culpabilidade. Se alguem puder ajudar, agradeço.

  • Correta, A

    coação moral irresistível > inexigibilidade de conduta diversa > exclui a culpabilidade > isenta o agente de pena.

    coação física irresistível > exclui a conduta > portanto, o próprio fato típico.

  • EXCLUDENTES DE CULPABILIDADE (M.E.D.E.C.O >> Im.Po.Ex)

    M - Menoridade  - IMPUTABILIDADE 

    E - Embriaguez - IMPUTABILIDADE

    D - Doença Mental- IMPUTABILIDADE

    E - Erro de proibição - POTÊNCIAL CONCIÊNCIA DA ILICITUDE  

    C - Coação Moral  - EXIGIBILIDADE DE CONDUTA DIVERSA 

    O - Obediência Hierárquica   - EXIGIBILIDADE DE CONDUTA DIVERSA 

  • O Código Penal prevê algumas causas legais de exclusão de culpabilidade por inexigibilidade de outra conduta : Coação  Moral Irresistível, obediência hierárquica...

    A coação mencionada no art. 22 do CP é aquela de natureza moral ( vis compulsiva), e não física ( vis absoluta). Isso porque a coação física afasta a própria conduta do agente, por ausência de dolo ou culpa. 

    Gab Letra A

  • Coação irresistível e obediência hierárquica

    Art. 22 - Se o fato é cometido sob coação irresistível ou em estrita obediência a ordem, não manifestamente ilegal, de superior hierárquico, só é punível o autor da coação ou da ordem 

     

    O artigo 22 trata de coação moral irresistivel, que é causa excludente de culpabilidade, atinge o substrato da exigibilidade de conduta diversa. 

     

    Caso a coação moral fosse resistivel caberia a aplicação do artigo 65, III, C, do CP.  

    Art. 65: São circunstâncias que sempre atenuam a pena: 

    III - ter o agente: 

    c) cometido o crime sob coação a que podia resistir, ou em cumprimento de ordem de autoridade superior, ou sob a influência de violenta emoção, provocada por ato injusto da vítima; 

     

    Em caso de coação fisica irresistivel, estaremos diante de uma excludente do próprio fato tipico, uma vez que não havera conduta por parte da pessoa, ela é apenas um instrumento para que o criminoso pratique o crime. Exemplo, A empurra B com muita força sobre C, C vem ao solo sofrendo lesões corporais graves. A foi um instrumento utilizado por B para lesionar C. 

     

    Caso eu tenha que equivocado em algo por favor me avisem. Bons estudos. 

  • ELEMENTOS DA CULPABILIDADE: Detergente IPE

    Imputabilidade

    Potencial Consciência da Ilicitude

    Exigibilidade de conduta diversa

     

     

    Se um desses elementos não estiver presente será EXCLUÍDA a culpabilidade

     

    No caso da coação moral irresistível o agente fica sem escolha, portanto, ele não terá opção de conduta diversa.

     

     

    GABARITO: A

  • Coação moral irresistível - exclueim a Culpabilidade - Por Exigibilidade de conduta diversa

    Gab: A

  • a inexigibilidade de conduta diversa. (C) - A conduta diante de coação moral irresistível é quando não se pode exigir do agente conduta diversa, aqui exclui-se a culpabilidade.

     

    b excludente de antijuridicidade. (E) Excludente de ilícitude ou antijuridicidade, se fala em legítima defesa. Aqui se exclui um dos elementos da conduta, no caso a Ação,  por conseguinte exclui-se a ilicitude

     

    c inimputabilidade penal. (E) - Através do critério biológico e biopsicológico é aferida a inimputabilidade penal diante do caso concreto, portanto os menores de 18 anos e os que no momento da ação ou missão eram inteiramente incapazes de discernir no momento da ação são inimputaveis, na coação exclui-se a culpabilidade

     

    d circunstância atenuante de pena. (E)

     

    e atipicidade da conduta. (E) - O que gera atipicidade da conduta é a coação física irresistível, não tendo escolha de ação o agente, excluindo-se a conduta e por conseguinte o fato típico.

     

    GAB:A

     

    #DEUSN0CONTROLE

  • EXCLUDENTES DE CULPABILIDADE:

    IM. (Imputabilidade) =====================> M.E.D.

    PO. (Potencial Consciência da Ilicitude) ==========> E.

    EX. (Exigibilidade de conduta diversa) ===========> C.O.

     

     

    M - Menoridade  - IMPUTABILIDADE 

    E - Embriaguez - IMPUTABILIDADE

    D - Doença Mental- IMPUTABILIDADE

     

    E - Erro de proibição - POTENCIAL CONCIÊNCIA DA ILICITUDE  

     

    C - Coação Moral  - EXIGIBILIDADE DE CONDUTA DIVERSA 

    O - Obediência Hierárquica   - EXIGIBILIDADE DE CONDUTA DIVERSA 

  • Muita gente confunde os dois, então vai um resumo simples mas que ajuda bastante pra diferenciar:

     

    Coação FÍSICA irresistível:                                         Coação MORAL irresistível:

    -> afasta o fato típico                                                   -> afasta a culpa

    -> ausência de voluntariedade                                     -> inexigibilidade de conduta diversa

  •                                    imputabilidade=regra(teoria biologica) menor 18 anos

    CULPABILIDADE      potencial consciencia da ilicitude =erro de proibição [escusavel(isenta pena) , inescusavel(diminue a pena)]

                                        inexigibilidade de conduta diversa = coação moral irresistivel (isenta pena), coação fisica (exclui o fato tipico)

  • LETRA A CORRETA 

    Causas de exclusão da culpabilidade: 

    a) inimputabilidade:

    - doença mental, desenvolvimento mental incompleto ou retardado (art. 26);

    - desenvolvimento mental incompleto por presunção legal, do menor de 18 anos (art. 27);

    - embriaguez completa, proveniente de caso fortuito ou força maior (art. 28, § 1º).

    b) inexistência da possibilidade de conhecimento da ilicitude:

    - erro de proibição (art. 21).

    c) inexigibilidade de conduta diversa:

    - coação moral irresistível (art. 22, 1ª parte);

    - obediência hierárquica (art. 22, 2ª parte).

  • (A) Excluí a culpabilidade, de modo que a coação física excluí a tipicidade pois afeta a conduta.

  • Gabarito: A

     

    Ixegibilidade de conduta diversa signifca que, naquela situação em que o agente foi coagido, não seria possível para o mesmo adotar qualquer outra postura diferente.

     

    A inexigibilidade conduta diversa é culsa de exclusão de culpabilidade.

  • Gabarito a)

     

     

    Coação irresistível

    Moral - insenta a pena.

    Física - exclui o crime.

     

    Inexigibilidade - tira a culpabilidade.

    Exigibilidade - mantêm a culpabilidade.

     

     

    "O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia."

  • GAB-A:


         Art. 22 - Se o fato é cometido sob coação irresistível ou em estrita obediência a ordem, não manifestamente ilegal, de superior hierárquico, só é punível o autor da coação ou da ordem.(Redação dada pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984) (TJRS-2016) (MPPR-2013)


    (TJPB-2015-CESPE): Para o reconhecimento da excludente de culpabilidade caracterizada pela obediência hierárquica, é necessária a existência de relação de hierarquia, no âmbito do serviço público, entre o executor e o autor da ordem da prática do ato delituoso. BL: art. 22, CP.

    (TJCE-2014-FCC): Na coação moral irresistível, há exclusão da culpabilidade, por não exigibilidade de conduta diversa.


    (TJSP-2009-VUNESP): Com relação à coação moral irresistível, é correto afirmar que exclui a culpabilidade.


    Explicação: A coação moral irresistível é causa legal de exclusão da exigibilidade de conduta diversa, um dos elementos da culpabilidade e está prevista no art. 22, 1ª parte do CP. Nessa hipótese, só é punível o autor da coação (coator), na condição de autor imediato. A culpabilidade desloca-se da figura do coato para a do coator.


    (TJSP-2009-VUNESP): O pai que, tendo o filho sequestrado e ameaçado de morte, é coagido por sequestradores armados e forçado a dirigir-se a certa agência bancária para efetuar um roubo, a fim de obter a quantia necessária para o pagamento do resgate e livrar o filho do cárcere privado em que se encontra pode, em tese, lograr a absolvição com base na alegação de inexigibilidade de conduta diversa.


    Explicação: O citado exemplo retrata a dirimente da coação moral irresistível, hipótese de inexigibilidade de conduta diversa. Neste caso, os próprios sequestradores responderão pela prática do roubo praticado pelo coagido, na condição de autores mediatos.


    FONTE/CP/CF/Eduardo t./QC/ EU....

  • Inexigibilidade de conduta diversa Gabarito A Rumo a PM BA
  • A culpabilidade possui os seguintes elementos:

    • imputabilidade penal;

    • potencial consciência da ilicitude;

    • exigibilidade de conduta diversa.

    É a capacidade de entender que o fato que está cometendo é tido como ilícito penal, ou, como o

    Código diz: “De se determinar de acordo com esse entendimento”.

    São imputáveis no Brasil os maiores de dezoito anos e os mentalmente sãos.

  • Minha nada mole vida...


    Em 22/01/19 às 21:11, você respondeu a opção B. Você errou!

    Em 10/01/19 às 16:39, você respondeu a opção C.! Você errou!


  • A coação moral irresistível é uma situação que afasta a culpabilidade do agente, ante a inexigibilidade de conduta diversa, ou seja, a ausência de exigibilidade de conduta diversa. O Direito, neste caso, entende que não se poderia exigir do agente uma postura diferente.

    Renan Araujo

    Letra A

  • Muitos usam o IMPOEX que é muito bom.

    Decorei da seguinte forma: ECD CI IP => Exigibilidade de conduta diversa, Consciência da Ilicitude e Imputabilidade Penal.

    Bons estudos!

  • Gabarito letra A para os não assinantes.

    ►►►►►►►►►►►►►►►►►►EXCLUDENTES:◄◄◄◄◄◄◄◄◄◄◄◄◄◄◄◄◄◄◄◄◄◄◄◄

    ILICITUDE = LEEE (lembrar de Bruce Leee com 3 E's mesmo)

    Legitima defesa;

    Estado de necessidade;

    Estrito cumprimento do dever legal;

    Exercício regular do direito.

    CULPABILIDADE: MEDECO:

    Menoridade;

    Embriaguez;

    Doença mental;

    Erro de proibição;

    Coação Moral

    Obediência Hierárquica;

    TIPICIDADE: (O que sobra) :

    ►Coação Física absoluta; ( tIpicidade = coação fIsica)

    ►princípio da Insignificância;

    ►princípio da adequação social;

    ► teoria da tipicidade conglobante.

  • CULPABILIDADE=

    P- potencial consciência da ilicitude

    E- exigibilidade da conduta diversa

    I- imputabilidade penal

  • Não confundir

    ( Tipicidade = coação física) -- Crime

    (Culpabilidade = coação moral) -- Culpa

  • ÁRVORE DO CRIME:

    FATO TÍPICO(exclui crime):

    ANTIJURÍDICO(exclui crime):

    CULPABILIDADE(isenta de pena)

  • CULPABILIDADE

    Juízo de Reprovabilidade

    Capacidade de receber a pena 

    Excludentes:

    Imputabilidade

    Menor de 18 anos

    Doente mental

    Embriaguez acidental completa

    Exigibilidade de Conduta Diversa

    Coação Moral Irresistível ( Vis compulsiva)

    Obediência Hierárquica a ordem não manifestamente ilegal

    Potencial Consciência da Ilicitude

    Erro de Proibição Inevitável/ Escusável 

  • LEMBRANDO QUE atipicidade da conduta seria se fosse COAÇÃO FÍSICA IRRESTÍVEL.

  • A coação moral irresistível é uma situação que afasta a culpabilidade do agente, ante a inexigibilidade de conduta diversa, ou seja, a ausência de exigibilidade de conduta diversa. O Direito, neste caso, entende que não se poderia exigir do agente uma postura diferente.

    Gab. A

  • COAÇÃO MORAL IRRESISTÍVEL: exclui a culpabilidade (isenta de pena).

    COAÇÃO FÍSICA IRRESISTÍVEL: exclui a tipicidade (exclui o crime).

  • CULPABILIDADE (isento de pena)

    imputabilidade

    menoridade

    doença mental

    embriaguez completa

    potencial consciência da ilicitude

    legitima defesa putativa

    erro sobre a ilicitude do fato inevitável

    inexigibilidade de conduta diversa

    coação moral irresistível

    obediência hierárquica

  • GABARITO: A

    Exigibilidade de conduta diversa: Possui duas causas legais de exclusão: coação moral irresistível e

    obediência hierárquica (art. 22 do CP).

  • ENUNCIADO - A prática de crime em decorrência de coação moral irresistível configura

    V - a) inexigibilidade de conduta diversa.

    F - b) excludente de antijuridicidade.

    Excludente de culpabilidade!

    F - c) inimputabilidade penal.

    O agente é imputável. A culpabilidade aqui é excluída, em virtude da coação moral irresistível que gera a inexigibilidade de conduta diversa.

    F - d) circunstância atenuante de pena.

    É circunstância que isenta de pena, em virtude da exclusão da culpabilidade.

    F - e) atipicidade da conduta.

    Não há atipicidade de conduta, pois o fato é típico, ilícito, contudo não é culpável.

  • Coação moral irresistível. ==> inexigibilidade de conduta diversa

    Coação moral resistível ==> atenuante genérica.

    Coação FÍSICA irresistível ==> exclui a tipicidade

  • GABARITO: A

    Exigibilidade de conduta diversa: Possui duas causas legais de exclusão: coação moral irresistível e

    obediência hierárquica (art. 22 do CP).

    EXCLUDENTES DE CULPABILIDADE (M.E.D.E.C.O >> Im.Po.Ex)

    M - Menoridade - IMPUTABILIDADE 

    E - Embriaguez - IMPUTABILIDADE

    D - Doença Mental- IMPUTABILIDADE

    E - Erro de proibição - POTÊNCIAL CONCIÊNCIA DA ILICITUDE  

    C - Coação Moral - EXIGIBILIDADE DE CONDUTA DIVERSA 

    O - Obediência Hierárquica  - EXIGIBILIDADE DE CONDUTA DIVERSA 

  • Coação moral irresistível: de acordo com o art. 22 do CP, “se o fato é cometido sob coação irresistível (...) só é punível o autor da coação ou da ordem”.

    Deve​-se frisar que a (coação) a que alude o dispositivo é, tão somente, a coação moral ou vis relativa.

           

    Isto porque o ato praticado sob coação física (irresistível) representa um fato atípico.

           

    Na coação física, requer voluntariedade no ato praticado. Se houver coação física irresistível, o ato será involuntário, de modo que não existirá conduta e, sem esta, o fato será atípico.

           

    A coação moral dá​-se quando uma pessoa for alvo da ameaça de inflição de um mal grave e injusto. 

  • EXIGIBILIDADE DE CONDUTA DIVERSA - Não basta que o agente seja imputável e que tenha potencial conhecimento da ilicitude do fato, é necessário, ainda, que o agente pudesse agir de outro modo. Não havendo tal elemento, afastada está a culpabilidade. Exemplos:

    °Coação MORAL irresistível – Ocorre quando uma pessoa coage outra a praticar determinado crime, sob a ameaça de lhe fazer algum mal grave.

    Obs.: A coação FÍSICA irresistível NÃO EXCLUI A CULPABILIDADE. A coação FÍSICA irresistível EXCLUI O FATO TÍPICO, por ausência de vontade (ausência de conduta).

    °Obediência hierárquica – É o ato cometido por alguém em cumprimento a uma ordem não manifestamente ilegal proferida por um superior hierárquico. Obs.: prevalece que só se aplica aos funcionários públicos. 

  • GABARITO A

    Coação MORAL irresistível é causa de exclusão da culpabilidade, por afastar um dos elementos da culpabilidade, que é a exigibilidade de conduta diversa.

    Coação MORAL irresistível – A coação mora irresistível, também chamada de “vis compulsiva” ocorre quando uma pessoa coage outra a praticar determinado crime, sob a ameaça de lhe fazer algum mal grave. Neste caso, aquele que age sob a ameaça atua em situação de coação moral irresistível, de forma que se entende que não era possível exigir de tal pessoa uma outra postura.

  • Vou comentar só para salvar.

  • (A)

    (DELEGADO-PF-18) Arnaldo, gerente de banco, estava dentro de seu veículo juntamente com familiares quando foi abordado por dois indivíduos fortemente armados, que ameaçaram os ocupantes do veículo e exigiram de Arnaldo o fornecimento de determinada senha para a realização de uma operação bancária, o que foi por ele prontamente atendido. Nessa situação, o uso da senha pelos indivíduos para eventual prática criminosa excluirá a culpabilidade de Arnaldo.(C)

  • Fonte: colega Leonardo Moraes

    EXCLUDENTES DE CULPABILIDADE (M.E.D.E.C.O >> Im.Po.Ex)

    M - Menoridade - IMPUTABILIDADE 

    E - Embriaguez - IMPUTABILIDADE

    D - Doença Mental- IMPUTABILIDADE

    E - Erro de proibição - POTÊNCIAL CONCIÊNCIA DA ILICITUDE  

    C - Coação Moral - EXIGIBILIDADE DE CONDUTA DIVERSA 

    O - Obediência Hierárquica  - EXIGIBILIDADE DE CONDUTA DIVERSA 

  • RESPOSTA A

    3# [...] a coação moral exclui a culpabilidade do crime. 

    #SEFAZ-AL

  • GAB LETRA A

    SEGUE O RESUMINHO

    Excludentes

    A. Tipicidade (excludentes):

    Caso fortuito;

    Coação física irresistível;

    Estado de inconsciência;

    Erro de tipo inevitável (escusável);

    Movimentos reflexos;

    Princípio da Insignificância.

    - Crime impossível

     

    B. Ilicitude (excludentes):

    Legítima defesa;

    Estado de necessidade:

    Estrito Cumprimento do Dever Legal;

    Exercício Regular do Direito.

     

     C. Culpabilidade (Excludentes):

    Anomalia psíquica

    Menoridade

    Embriaguez acidental completa

     -Erro de proibição

     -Obediência hierárquica

     -Coação moral irresistível

  • Sempre uso este macete:

    Exclusão do fato típico >>>> CESI

    Coação física irresistível

    Erro de tipo inevitável

    Sonambulismo e atos reflexos

    Insignificância e adequação social da conduta

    Exclusão da ilicitude >>>> ELEE

    Estado de necessidade

    Legitima defesa real

    Exercício regular de um direito

    Estrito cumprimento do dever legal

    Exclusão da culpabilidade >>>> COLEI

    Coação moral irresistível

    Obediência hierárquica

    Legitima defesa putativa

    Erro inevitável sobre a ilicitude

    Inimputabilidade

    "Quando parecer que tudo está perdido: acorde, levante e lute!"

  • Alguém somente pode ter reprovada a conduta, portanto ser punido, se era exigível, de sua parte, conduta diversa da que adotou. Se a situação concreta espelhar inexigibilidade de conduta diversa, não haverá culpabilidade.

    O Código Penal brasileiro, no art. 22, traz duas situações que espelham inexigibilidade de conduta diversa, e que, portanto, isentarão o agente de pena:

    a) coação moral irresistível – trata-se de coação moral irresistível, e não física (lembre-se que a coação física irresistível afasta a voluntariedade da conduta, portanto nem haveria conduta, sendo o fato atípico).

    b) obediência a ordem não manifestamente ilegal de superior hierárquico – se a ordem é legal, não haverá crime (superior e inferior hierárquico estarão no estrito cumprimento do dever legal; se a ordem é ilegal ambos cometerão crime; se a ordem é não manifestamente ilegal, apenas o superior hierárquico responderá pelo crime, havendo isenção de culpabilidade para o inferior hierárquico.

    Trecho do material do monster concursos.

  • eu vou lendo os comentários de vocês e antes de chegar no último eu já esqueci TOTALMENTE qual foi a pergunta.

  • < > GABARITO: A

    • PARA AJUDAR A FIXAR

    COAÇÃO FÍSICA IRRESISTÍVEL :

    • AUSÊNCIA DE CONDUTA
    • ATIPICIDADE:
    • PRIMEIRO DEGRAU DA ESCADA DO CRIME QUE PEDE TIPICIDADE, OU SEJA, COM ATIPICIDADE NÃO HÁ NEM O CRIME

    > O AGENTE NÃO TEM CONTROLE DE SUA CONDUTA

    > PESSOA PRATICA UMA CONDUTA INVOLUTARIAMENTE, SEM SUA VONTADE DE FORMA QUE CAUSE UM TIPO PENAL

    COAÇÃO MORAL IRRESISTÍVEL:

    • INEXIGIBILIDADE DE CONDUTA DIVERSA
    • ECLUSÃO DE CULPABILIDADE:
    • TERCEIRO DEGRAU DA ESCADA DO CRIME, OU SEJA, TEM TIPICIDADE, TEM ILICITUDE, PORÉM NÃO CULPABILIDADE

    > NÃO EXERCE COAÇÃO SOBRE O CORPO DA PESSOA, MAS EXERCE ASSÉDIO SOBRE A PESSOA

    > NÃO CONSEGUE RESISITIR

  • Imputabilidade exclui menoridade, embriaguez e doença mental. 

    Potencial Consciência da Ilicitude  exclui Erro de proibição

    Exigibilidade de conduta diversa  exclui coação moral e obediência hierárquica.