SóProvas


ID
2602165
Banca
VUNESP
Órgão
TCE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                       Avaliar os servidores


      Instituições funcionam bem quando conseguem promover os incentivos corretos. Em se tratando do serviço público, isso significa recompensar o mérito e o esforço, evitando que funcionários sucumbam às forças da inércia.

      Uma das razões do fracasso do socialismo real, recorde-se, foi a ausência de estímulos do gênero aos trabalhadores. Para estes, a escolha racional era não chamar a atenção dos superiores, negativa ou positivamente.

      A gestão de pessoal no Estado brasileiro não chega a reproduzir um modelo soviético, mas carece de sistema eficaz de incentivos e sanções. Com efeito, políticas de bônus por produtividade nas carreiras públicas ainda são tímidas e raramente bem desenhadas.

      Já a dispensa de servidores por insuficiência de desempenho, embora prevista na Constituição, não pode ser posta em prática porque o Congresso nunca elaborou uma lei complementar que regulamentasse a avaliação dos profissionais, como a Carta exige.

      Vislumbra-se, agora, uma possibilidade de avanço. Discute-se no Senado projeto que cria um sistema de avaliação periódica, a ser adotado por União, Estados e municípios, que poderá levar à exoneração de servidores que obtenham, por sucessivas vezes (o número exato ainda é objeto de negociação), notas inferiores a 30% da pontuação máxima.

      Será ingenuidade, entretanto, contar com uma aprovação fácil – os sindicatos da categoria já se mobilizam contra o texto.

      Tampouco se deve imaginar que basta uma lei para alterar o statu quo. Sistemas de avaliação de servidores já existentes em alguns órgãos muitas vezes não passam de um jogo de cena corporativista, que acaba por distribuir premiações quase generalizadas.

      As dificuldades, contudo, não podem ser pretexto para o imobilismo. O projeto se apresenta como um passo inicial importante; uma vez posto em prática, a experiência servirá de base para eventuais aperfeiçoamentos.

                                         (Editorial. Folha de S.Paulo, 29.09.2017. Adaptado)

Nas passagens – … evitando que funcionários sucumbam às forças da inércia. (1° parágrafo) – e – … políticas de bônus por produtividade nas carreiras públicas ainda são tímidas e raramente bem desenhadas. (3° parágrafo) –, os termos em destaque significam, correta e respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • O pessoal do QC tem que corrigir as questões, várias com o gabarito errado. A alternativa correta é a A
  • Notifiquem o erro!!!

  • a) cedam, apatia, débeis, planejadas.

  • AO INVÉS DE FALAR DE ERRO PODERIA SIM ERA COMENTAR A QUESTÃO

  • Nas passagens –

    … evitando que funcionários sucumbam às forças da inércia. (1° parágrafo) – e – … políticas de bônus por produtividade nas carreiras públicas ainda são tímidas e raramente bem desenhadas. (3° parágrafo) –, os termos em destaque significam, correta e respectivamente: 

    sucumbam

    inércia

    tímidas

    desenhadas

     

     a)  cedam, apatia, débeis, planejadas.

     

    cedam = O mesmo que: abandonem, afrouxem, brindem, cessem, concedam, deem, deixem, desistam, doem, emprestem, facultem, larguem, obsequiem, ofereçam, ofertem, outorguem, presenteiem, recusem, rejeitem, sucumbam.

     

    apatia = estado de alma não suscetível de comoção ou interesse; insensibilidade, indiferença

     

    débeis =  Fraco; sem energia, força, vigor ou saúde: paciente débil. Frágil; cuja resistência é reduzida ou inexistente: televisor débil. Minguado; em quantidade diminuída ou escassa: recursos débeis.

     

    planejadas = que segue um planejamento; planificado, planeado.

     

  • Débil = debilitado

  • O verbo “sucumbir” tem relação textual com “entregar-se”, “ceder”. Assim, percebemos que as alternativas (B), (D) e (E) estão erradas e podem ser eliminadas. A palavra “inércia” tem relação com falta de reação, apatia. Assim, já sabemos que a alternativa (A) é a correta, mas devemos confirmar com as demais palavras. A palavra “tímida” normalmente significa algo pouco produtivo, por isso conseguimos entender do texto que políticas de bônus ainda não funcionam bem nas carreiras públicas, têm baixa produtividade, são, portanto, débeis. Isso porque raramente são bem desenhadas, ou seja, raramente são bem planejadas.

     

    Gabarito correto: A

  • É incrível a capacidade que eu tenho de errar 99,9% das questões referentes à semântica. Espero que esse 0,01% eu acerte na hora da prova. rs rs

  • Inicialmente é importante percebermos o sentido contextual de cada vocábulo. O verbo "sucumbir" está no sentido de dobrar-se, render-se, submeter-se, entregar-se, ceder; o substantivo "inércia" foi empregado com o valor de letargia, inatividade, torpor, apatia, prostração, abatimento; o adjetivo "tímidas" foi utilizado no sentido de acanhadas, inibidas, débeis. pequenas, diminutas, fracas; por fim, o adjetivo "desenhadas" está no sentido de constituídas, confeccionadas, estruturadas, compostas.Analisando as alternativas, temos que:

     

    Letra A - cedam, apatia, débeis, planejadas.

     

    Certa: Todos os vocábulos proposto estão empregados em conformidade com o sentido contextual dos vocábulos originais.

     

    Letra B - obedeçam, mobilização, precárias, delineadas.

     

    Errada: Os dois últimos se encontram no mesmo campo de significado dos originais. Todavia, os primeiros possuem sentidos diferentes, como "mobilização", que significa movimentação, concentração, praticamente o oposto de "inércia".

     

    Letra C - entreguem-se, incapacidade, omissas, visíveis.

     

    Errada: Somente "entreguem-se" tem o mesmo valor de "sucumbam". Os demais têm sentidos diferentes, como "Incapacidade" que indica não estar a pessoa qualificada para realizar algo, o que é diferente da apatia, do torpor.

     

    Letra D - oponham-se, estagnação, fracas, forjadas.

     

    Errada: O segundo e o terceiro vocábulos estão no mesmo sentido dos originais. O primeiro e o quarto, não. Por exemplo, "oponham-se" significa entrar em choque, confrontar, justamente o oposto de "sucumbam".

     

    Letra E - aspirem, transformação, simples, concebidas.

     

    Errada: De todos os vocábulos, o único que corresponde semanticamente ao original é o último. Os demais têm significado diferente, como "aspirem" que significa "desejem", "queiram", o que é bem distinto de "sucumbam", que significa cedam, esmoreçam.

     

    Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA A.

    Fonte: TEC Concursos - Prof. Rosenthal

  • E a gente reclamando dessa avaliação, a maldade mesmo veio com a PEC 32.... TRISTE

  • Já é a terceira vez que erro essa mesma questão kkkk até hoje não consegui entender como que "Tímidas" significa o mesmo que débil