SóProvas


ID
2602201
Banca
VUNESP
Órgão
TCE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Briga de irmãos... Nós éramos cinco e brigávamos muito, recordou Augusto, olhos perdidos num ponto X, quase sorrindo. Isto não quer dizer que nos detestássemos. Pelo contrário. A gente gostava bastante uns dos outros e não podia viver na separação. Se um de nós ia para o colégio (era longe o colégio, a viagem se fazia a cavalo, dez léguas na estrada lamacenta, que o governo não consertava), os outros ficavam tristes uma semana. Depois esqueciam, mas a saudade do mano muitas vezes estragava o nosso banho no poço, irritava ainda mais o malogro da caça de passarinho: “Se Miguel estivesse aqui, garanto que você não deixava o tiziu fugir”, gritava Édison. “Você assustou ele falando alto... Miguel te quebrava a cara”. Miguel era o mais velho, e fora fazer o seu ginásio. Não se sabe bem por que a sua presença teria impedido a fuga do pássaro, nem ainda por que o tapa no rosto de Tito, com o tiziu já longínquo, teria remediado o acontecimento. Mas o fato é que a figura de Miguel, evocada naquele instante, embalava nosso desapontamento e de certo modo participava dele, ajudando-nos a voltar para casa de mãos vazias e a enfrentar o risinho malévolo dos Guimarães: “O que é que vocês pegaram hoje?” “Nada”. Miguel era deste tamanho, impunha-se. Além disto, sabia palavras difíceis, inclusive xingamentos, que nos deixavam de boca aberta, ao explodirem na discussão, e que decorávamos para aplicar na primeira oportunidade, em nossas brigas particulares com os meninos da rua. Realmente, Miguel fazia muita falta, embora cada um de nós trouxesse na pele a marca de sua autoridade. E pensávamos com ânsia no seu regresso, um pouco para gozar de sua companhia, outro pouco para aprender nomes feios, e bastante para descontar os socos que ele nos dera, o miserável.

(Carlos Drummond de Andrade, A Salvação da Alma. Em: O sorvete e outras histórias.)

Assinale a alternativa em que a frase está coerente quanto ao sentido do texto e em conformidade com a norma-padrão.

Alternativas
Comentários
  • O verbo pronominal “impunha-se” não rege preposição “em”, “sobre”, mas “a”. Assim, eliminamos as alternativas (B) e (E).

    Além disso, como há dois referentes (“irmãos” e “Guimarães”) e o texto retoma o último, o pronome deveria ser “estes”. Assim, eliminamos a alternativa (A).

    A alternativa (D) está errada, porque não era o tamanho do irmão que ajudava os irmãos a enfrentar os Guimarães, mas sim a lembrança das características do irmão.

    Assim, resta a alternativa (C) como a correta, pois entendemos do texto que realmente Miguel era um garoto grande e impunha-se aos demais. A lembrança dele ajudava os irmãos a enfrentar o riso perverso dos Guimarães.

     

    Décio Terror - Estratégia

  • "Mas o fato é que a figura de Miguel, evocada naquele instante, embalava nosso desapontamento e de certo modo participava dele, ajudando-nos a voltar para casa de mãos vazias e a enfrentar o risinho malévolo dos Guimarães: “O que é que vocês pegaram hoje?” “Nada”. Miguel era deste tamanho, impunha-se".

  • c)Miguel era um garoto grande e impunha-se aos demais. A lembrança dele ajudava os irmãos a enfrentar o riso perverso dos Guimarães CORRETA

     

    sobre a parte final da assertiva :

    "A lembrança dele ajudava os irmãos a enfrentar o riso perverso dos Guimarães"

    o verbo "enfrentar" fica mesmo no singular, colocaram "os irmãos" ali próximo pra confundir:

    "A lembrança dele ajudava os irmãos a enfrentar o riso perverso dos Guimarães"

    A lembrança - sujeito
    ajudava - verbo transitivo direto e indireto
    os irmãos - objeto direto
    a enfrentar o riso perverso dos Guimarães  - objeto indireto

     

     

     

  • Que texto ruim

  • Sobre a alternativa A


    Acredito que o erro não esteja no pronome "esse" como mencionou o colega Fábio V, uma vez que, para retomada de texto utilizamos "esse" e não "este"; logo considerei como errado a preposição "com" logo após o verbo "impunha-se" visto que deveria ser a preposição "a".

  • Basta prestar atenção no sinônimo de Malévolo, ou seja, Perverso.

    Bizarro = estranho

    Complacente = gentileza, agrado.

    Altruísta = afetuoso, amoroso

  • Desculpa, mas não vi nem de longe dizer que o Miguel era grande, ele era o mais velho, mas grande? ah isso não.

  • concurseira resiliente

    Miguel era deste tamanho, impunha-se, pela frase já da para notar....