SóProvas


ID
2602207
Banca
VUNESP
Órgão
TCE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Briga de irmãos... Nós éramos cinco e brigávamos muito, recordou Augusto, olhos perdidos num ponto X, quase sorrindo. Isto não quer dizer que nos detestássemos. Pelo contrário. A gente gostava bastante uns dos outros e não podia viver na separação. Se um de nós ia para o colégio (era longe o colégio, a viagem se fazia a cavalo, dez léguas na estrada lamacenta, que o governo não consertava), os outros ficavam tristes uma semana. Depois esqueciam, mas a saudade do mano muitas vezes estragava o nosso banho no poço, irritava ainda mais o malogro da caça de passarinho: “Se Miguel estivesse aqui, garanto que você não deixava o tiziu fugir”, gritava Édison. “Você assustou ele falando alto... Miguel te quebrava a cara”. Miguel era o mais velho, e fora fazer o seu ginásio. Não se sabe bem por que a sua presença teria impedido a fuga do pássaro, nem ainda por que o tapa no rosto de Tito, com o tiziu já longínquo, teria remediado o acontecimento. Mas o fato é que a figura de Miguel, evocada naquele instante, embalava nosso desapontamento e de certo modo participava dele, ajudando-nos a voltar para casa de mãos vazias e a enfrentar o risinho malévolo dos Guimarães: “O que é que vocês pegaram hoje?” “Nada”. Miguel era deste tamanho, impunha-se. Além disto, sabia palavras difíceis, inclusive xingamentos, que nos deixavam de boca aberta, ao explodirem na discussão, e que decorávamos para aplicar na primeira oportunidade, em nossas brigas particulares com os meninos da rua. Realmente, Miguel fazia muita falta, embora cada um de nós trouxesse na pele a marca de sua autoridade. E pensávamos com ânsia no seu regresso, um pouco para gozar de sua companhia, outro pouco para aprender nomes feios, e bastante para descontar os socos que ele nos dera, o miserável.

(Carlos Drummond de Andrade, A Salvação da Alma. Em: O sorvete e outras histórias.)

Assinale a alternativa em que os verbos estão corretamente flexionados, de acordo com a norma-padrão.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa (C) é a correta e a questão cobra o seu conhecimento da combinação entre os tempos futuro do pretérito do indicativo (quebraria) com o pretérito imperfeito do subjuntivo (estivesse), além da combinação do futuro do subjuntivo (estiver) com o futuro do presente do indicativo (deixará). Ademais a banca cobrou a flexão irregular de alguns verbos.

     

    Décio Terror - Estratégia

  • Gabarito: C


    A- Miguel quebrava (quebraria)  a sua cara, se estivesse aqui. Mas quando ele vim (vier) aqui, garanto que você não deixa (deixará) o passarinho fugir.

    B- Miguel quebra (quebraria) a sua cara, se estivesse aqui. Mas quando ele pôr os pés aqui, garanto que você não deixaria (deixará) o passarinho fugir.

    C-Miguel quebraria a sua cara, se estivesse aqui. Mas quando ele estiver aqui, garanto que você não deixará o passarinho fugir. - GABARITO

    D- Miguel quebraria a sua cara, se estivesse aqui. Mas quando ele vir (vier) aqui, garanto que você não deixava (deixará) o passarinho fugir.

    E- Miguel quebrava (quebraria) a sua cara, se estivesse aqui. Mas quando ele estar (estiver) aqui, garanto que você não deixará o passarinho fugir.

     

    ---

     

    O futuro do subjuntivo do verbo ver se conjuga do seguinte modo:  se eu virse tu viresse ele virse nós virmosse vós virdesse eles virem.

     

    Já o verbo vir, nesse mesmo tempo, apresenta as seguintes formas: se eu vierse tu vieresse ele vierse nós viermosse vós vierdesse eles vierem.

     

    Cada exercício um novo aprendizado =D

  • Questão pão pão, queijo queijo! 

  • TRATA-SE DE UMA QUESTÃO DE CORRELAÇÃO VERBAL. AS CORRELAÇÕES MAIS COBRADAS EM PROVAS SÃO:

     

    Presente do subjuntivo <--------> Futuro do Presente do indicativo

    ex. Caso eu estude, passarei no concurso.

     

    Pretérito imperfeito do subjuntivo <---------> Futuro do pretérito do indicativo

    ex. Se eu estudasse, passaria no concurso.

     

    Futuro do Subjuntivo <-------> Futuro do Presente do indicativo

    ex. Quando eu estudar, passarei no concurso.

  • quebraria=futuro do pretérito 

    estiver=futuro do subjuntivo

  •  

    Miguel quebraria (FUTURO DO PRETERITO DO INDICATIVO) a sua cara, se estivesse (PRETERITO IMPERFEITO DO SUBJUNTIVO) aqui. Mas quando ele estiver (FUTURO DO SUBJUNTIVO) aqui, garanto que você não deixará (FUTURO DO PRESENTE DO INDICATIVO) o passarinho fugir.

  • GABARITO LETRA C.

    Quem lembrou do bizu: "SE ESSA RUA FOSSE MINHA, MANDARIA LADRILHAR" ,já excluiria 3 alternativas

    (SS) para (RIA) = quebraria - estivesse


  • Flávia Rita:

    1)Indicativo combinam entre si em modo/tempo.

    2)Subjuntivo NÃO combinam entre si. Mas combinam com o indicativo em:

    2.1) Pres e Fut Ind COMBINA Pres e Fut Sub

    2.2) Pret. Ind. COMBINA com Pret. Sub.

  • As dicas de vocês sempre me ajudam. Agradeço a todos que compartilham o conhecimento.

    Acho necessário compartilhar também o que tem me ajudado a entender melhor sobre CONJUGAÇÃO VERBAL.

    Nada melhor que fazer/refazer e exercícios da banca e ler os comentários dos amigos concurseiros.

    Além disso eu estou utilizando o material do blog do prof João Bolognesi..ele disponibiliza vários pdf gratuito. Vale a pena conferir...Lá tem tudo explicadinho e várias questões do assunto.

     Bons estudos!! :D

    https://joaobolognesi.files.wordpress.com/2016/07/revisc3a3o_3_correlac3a7c3a3o-temporal_2013.pdf

  • C

    RIA - SSE EVERRRRRRRR