- 
                                eubactérias: 1. positivas- maior quantidade de peptideolicanos na parede externa. se coram com violeta 2.  neativas -dupla camada de menbranas celulares. secoram com vermelho 
- 
                                e) O peptideoglicano é o componente mais abundante da parede celular das referidas bactérias, conferindo-lhe rigidez. 
- 
                                a) A membrana citoplasmática é extremamente rígida devido à presença de esteróis: A rigidez está na parede celular e não possui esteróis; b) As vesículas do retículo endoplasmático rugoso participam da formação da membrana plasmática: Bactérias não tem R.E; c) As proteínas de ligação no periplasma facilitam o transporte de íons pela membrana: Gram - q possuem periplasma d) A parede celular apresenta membrana externa formada por uma segunda bicamada lipídica e polissacarídeos: Não possuem membrana externa; e) CORRETA 
- 
                                Organização celular   Parede celular: formada pela fusão de 2 substâncias : pequena seqüência de aminoácidos +Glicose= PEPTOGLICANO. É a principal proteção das bactérias. A maioria dos antibióticos, agem destruindo a PC bacteriana .A outra parte atravessa a PC e a Membrana Plasmática e provoca mutações no DNA bacteriano . Cápsulas: Algumas bactérias possuem cápsulas por fora da Parede Celular. Elas são formadas por MONOPOLISSÁCARIDEOS. Nos pneumococos a cápsula está relacionada à virulência* da célula. Os acapsulados não provocam a doença. Virulência: capacidade de invasão da célulahospedeira e de provocar a doença. 
- 
                                A questão aborda a doença botulismo, que causa uma intoxicação severa por bactérias gram-positivas. Pede-se, então, a estrutura presente nessas bactérias. As bactérias podem ser classificadas como gram-positivas ou gram negativas a partir da constituição de sua parede celular. Nas bactérias gram-negativas, a parede celular é complexa e composta por uma pequena camada de peptideoglicano e outros componentes mais abundantes, os lipídeos e os aminoácidos. Elas estão envoltas em uma cápsula e possuem uma membrana externa protetora. Nas bactérias gram-positivas, a parede celular é simples, composta predominantemente por peptideoglicano, responsável pela manutenção da célula e sua rigidez. Elas apresentam uma estrutura forte, enquanto que nas gram-negativas o peptideoglicano é apenas uma camada, consequentemente mais frágil. (Versão saúde para a família. Portal manual MSD. Acesso em junho de 2020)  
 
 Sobre a estrutura das bactérias gram-positivas, temos então:
 a) A membrana citoplasmática é extremamente rígida devido à presença de esteróis. A membrana é rígida, porém devido a presença do peptideoglicano em abundância, não há esteróis na parede celular das bactérias gram-positivas. Incorreta.
 b) As vesículas do retículo endoplasmático rugoso participam da formação da membrana plasmática. A membrana de peptideoglicano é formada por açúcares e aminoácidos, e as vesículas do retículo endoplasmático rugoso produzem proteínas. Incorreta.
 c) As proteínas de ligação no periplasma facilitam o transporte de íons pela membrana. O transporte de íons ocorre pela associação ao ácido teicoico na parede celular. Incorreta.
 d) A parede celular apresenta membrana externa formada por uma segunda bicamada lipídica e polissacarídeos. Essa estrutura é encontrada nas membranas citoplasmáticas, e não na parede celular. Incorreta.
 e) O peptideoglicano é o componente mais abundante da parede celular das referidas bactérias, conferindo-lhe rigidez. Esse componente possui várias camadas, proporcionando muita rigidez às paredes celulares das bactérias gram-positivas. CORRETA.
 
 Gabarito do professor: Letra E.
 
- 
                                Bactérias Gram-positivas possuem Parede Cel. espessa composta primariamente por peptidoglicano. Já as Gram-negativas, possuem  a PC composta por delgada camada de peptoglicano e uma camada adicional lipoproteica (semelhante a uma segunda Membrana plasmática) com lipopolissacarídeos.