SóProvas


ID
2602531
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à elaboração e apresentação de relatórios contábeis diversos.


I O conjunto completo de demonstrações contábeis das entidades comerciais deve ser elaborado de acordo com o regime de competência.

II As demonstrações contábeis das entidades devem ser apresentadas ao menos anualmente e de forma comparativa.

III Realizáveis a longo prazo, investimentos e intangível compõem o ativo não circulante.


Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    I - Errado, nem todas as demonstrações contábeis do conjunto completo devem ser elaboradas conforme o regime de competência, a Demonstrção de Fluxo de caixa (DFC) é elaborada conforme o REGIME DE CAIXA.

    II - CERTO: Sumário CPC 26

    4. As demonstrações contábeis devem ser apresentadas pelo menos anualmente e devem apresentar apropriadamente a posição patrimonial e financeira, o desempenho financeiro e os fluxos de caixa da entidade. Em praticamente todas as circunstâncias, a representação adequada conforme a Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro contida no Pronunciamento Conceitual Básico do CPC é conseguida pela conformidade com as práticas contábeis brasileiras ensejadas pelos Pronunciamentos, Interpretações e Orientações do CPC


    III - CERTO: Lei 6404
    Art. 178 § 1º No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos
    II – ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível

    bons estudos

  • O item III deveria está incorreto. O ativo não circulante é composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível e não por Realizáveis a longo prazo, investimentos e intangível, faltou o imobilizado.

  • Fabiano Ricarte, toma cuidado, só porque uma alternativa está incompleta não quer dizer que está errada. Para a afirmativa estar errada deveria estar escrito "só", "somente" ou algo do tipo.

     

     

    A dica que eu dou é não discutir com a banca e fazer muitas questões, esse tipo de aprendizado só vem com a resolução de milhares de questões.

  • Gabarito Letra D -> II e III corretos

    I - Errado, A Demonstração de Fluxo de caixa (DFC) é elaborada conforme o REGIME DE CAIXA, e não de Competência, como afirma a questão.
    II - CERTO.

    III - CERTO. Realizáveis a longo prazo, investimentos e intangível compõem sim o ativo não circulante. É diferente dizer que o ANC é composto somente por eles, pois ainda tem o Imobilizado.

  • Gabarito: LETRA D

     

    Demonstrção de Fluxo de Caixa (DFC) ----> Regime de CAIXA

  • Pegadinha boa esse item III - E o imobilizado? Faz parte tb, porém não falou somente, só, exclusivamente... Cespiana, sempre Cespiana

     

  • Quando a alternativa fala "compõem", tem-se a ideia de completude. Enfim, lamentável esse tipo de questão. A banca poderia mto bem ter considerado a alternativa errada.

  • Não são todos, exceção DFC - Demonstação de Fluxo de Caixa.

  • Só para complementar:

    Regime de competência: contabiliza todas as despesas e receitas no respectivo exercício social - DRE, DLPA, DVA

    Regime de caixa: somente apura as despesas e receitas que passaram pelo caixa (pagas/recebidas) - DFC

  • Pegadosa Gostosa da banca da família brasileira!

    DFC - Regime de CAIXAAAAAA

  • Vamos analisar os itens apresentados.

    I. Incorreta. A maioria das demonstrações contábeis são elaboradas segundo o regime de competência. No entanto, a Demonstração dos Fluxos de Caixa é uma exceção, pois tem relação com o regime de caixa.

    II. Correta. O conjunto completo das demonstrações contábeis deve ser apresentado pelo menos anualmente (inclusive informação comparativa). Quando se altera a data de encerramento das demonstrações contábeis da entidade e as demonstrações contábeis são apresentadas para um período mais longo ou mais curto do que um ano, a entidade deve divulgar, além do período abrangido pelas demonstrações contábeis: (a) a razão para usar um período mais longo ou mais curto; e (b) o fato de que não são inteiramente comparáveis os montantes comparativos apresentados nessas demonstrações.

    III. Correta. O Ativo Não Circulante é composto pelo Realizável a Longo Prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível.

  • Sobre a III:

    No balanço patrimonial, o ativo deve ser dividido em circulante e não circulante, e este apresenta os grupos realizável a longo prazo, investimentos e intangível. CERTO

    NÃO FALOU DO IMOBILIZADO, MAS AINDA ASSIM ESTÁ CORRETA, VISTO QUE NÃO RESTRINGIU.

  • SOBRE A ALTERNATIVA I: As demonstrações contábeis devem ser elaboradas de acordo com o regime de competência. Assim, as demonstrações se referirão à data de encerramento do exercício social, e as receitas e despesas consideradas ali são as que incorreram no exercício, independente de pagamento ou recebimento.

    A exceção fica por conta da demonstração dos fluxos de caixa. Esta é elaborada de acordo com o regime de caixa.

    Esta é a exata lição do Pronunciamento Técnico CPC 26 – Apresentação das demonstrações contábeis: 27. A entidade deve elaborar as suas demonstrações contábeis, exceto para a demonstração dos fluxos de caixa, utilizando-se do regime de competência. 

    GABARITO: LETRA ''D''

    Estratégia Concurso.

  • Assertiva D

    Apenas os itens II e III estão certos.

    II As demonstrações contábeis das entidades devem ser apresentadas ao menos anualmente e de forma comparativa.

    III Realizáveis a longo prazo, investimentos e intangível compõem o ativo não circulante.

  • Gabarito Letra D

    I - Errado, nem todas as demonstrações contábeis do conjunto completo devem ser elaboradas conforme o regime de competência, a Demonstrção de Fluxo de caixa (DFC) é elaborada conforme o REGIME DE CAIXA.

  • Esse item é maldoso, hahaha, todo cuidado é pouco. O CPC 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis apresenta o chamado conjunto completo de Demonstrações Contábeis.

    10. O conjunto completo de demonstrações contábeis inclui:

    (a) balanço patrimonial ao final do período;

    (b1) demonstração do resultado do período;

    (b2) demonstração do resultado abrangente do período;

    (c) demonstração das mutações do patrimônio líquido do período;

    (d) demonstração dos fluxos de caixa do período;

     (e) notas explicativas, compreendendo um resumo das políticas contábeis significativas e outras informações elucidativas;

    (ea) informações comparativas com o período anterior, conforme especificado nos itens 38 e 38A; (Incluída pela Revisão CPC 03)

    (f) balanço patrimonial do início do período mais antigo, comparativamente apresentado, quando a entidade aplicar uma política contábil retrospectivamente ou proceder à reapresentação retrospectiva de itens das demonstrações contábeis, ou quando proceder à reclassificação de itens de suas demonstrações contábeis de acordo com os itens 40A a 40D; e (Alterada pela Revisão CPC 03)

    (f1) demonstração do valor adicionado do período, conforme Pronunciamento Técnico CPC 09, se exigido legalmente ou por algum órgão regulador ou mesmo se apresentada voluntariamente. (Alterada pela Revisão CPC 03)

    Por sua vez, o mesmo CPC afirma que:

    26. A entidade deve elaborar as suas demonstrações contábeis, exceto para ademonstração dos fluxos de caixa , utilizando-se do regime de competência.

    Ou seja, o item está errado, pois não é o conjunto completo de demonstrações contábeis que deve ser elaborado utilizado o regime de competência, pois temos a exceção da DFC.

  • Segundo o CPC 26, no item 36, temos que “O conjunto completo das demonstra ões contábeis deve ser apresentado pelo menos anualmente (inclusive informação comparativa). Quando se altera a data de encerramento das demonstrações contábeis da entidade e as demonstrações contábeis são apresentadas para um período mais longo ou mais curto do que um ano, a entidade deve divulgar, além do período abrangido pelas demonstrações contábeis: (a) a razão para usar um período mais longo ou mais curto; e (b) o fato de que não são inteiramente comparáveis os montantes comparativos apresentados nessas demonstra ões.

  • Questão tranquila galera, lembrar sempre que a

    I. DFC- Demonstração dos Fluxos de Caixa é a única demonstração que é elaborada de acordo com o regime de CAIXA.

    II. CPC 26, no item 36, : “O conjunto completo das demonstrações contábeis deve ser apresentado pelo menos anualmente (inclusive informação comparativa).

    III. Quando sangue não circular, tomar REMÉDIO --> Inimingoprazol

    ANC(ativo ñ circulante) --> INvestimentos / IMobilizado / INtangível / Realizável a lonGO PRAZO

    Estudar é o meu jeito ninja de ser! Bons estudos.

    #Dattebayo!

  • CPC 26:

    I. 27. A entidade deve elaborar as suas demonstrações contábeis, exceto para a demonstração dos fluxos de caixa, utilizando-se do regime de competência.

    II. 36. O conjunto completo das demonstrações contábeis deve ser apresentado pelo menos anualmente (inclusive informação comparativa). Quando se altera a data de encerramento das demonstrações contábeis da entidade e as demonstrações contábeis são apresentadas para um período mais longo ou mais curto do que um ano, a entidade deve divulgar, além do período abrangido pelas demonstrações contábeis: (a) a razão para usar um período mais longo ou mais curto; e (b) o fato de que não são inteiramente comparáveis os montantes comparativos apresentados nessas demonstrações.

    III. 67A. O ativo não circulante deve ser subdividido em realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.

  • Em 27/02/21 às 12:29, você respondeu a opção D.

    Você acertou!

    Em 23/02/21 às 12:21, você respondeu a opção B.

    Você errou!

    Em 19/02/21 às 11:47, você respondeu a opção B.

    Você errou!

    Em 17/02/21 às 12:07, você respondeu a opção B.

    Você errou!

    FINALMENTE!!

  • como já explicado pelo pessoal: A demonstração dos fluxos de Caixa (DFC) diz o quanto entrou e saiu de caixa durante um período. ÚNICO QUE USA O REGIME DE CAIXA. IMPORTANTE: companhias fechadas com PL inferior a 2 milhões.

  • Assim como a Demostração de Resultado de Exercício (DRE), o Demonstrativo Financeiro de Fluxo de Caixa, ou simplesmente DFC, é um dos relatórios financeiros mais importantes que uma empresa deve elaborar e acompanhar. O que distingue as duas demonstrações é o registro na Contabilidade.

    A DRE registra o REGIME DE COMPETÊNCIA, isso quer dizer receitas e rendimentos, custos, despesas, encargos e perdas independente da sua realização em moeda.

    O DFC registra o REGIME DE CAIXA, ou seja, indica todas as saídas e entradas efetivas de dinheiro. Logo, demonstra quanto dinheiro a empresa realmente possui em caixa, permitindo saber com exatidão sua saúde financeira . E é isso que os investidores procuram.

  • Errei ao pensar que o item III ao não mencionar o Imobilizado estava incompleto...

    Ativo não circulante:

    I: RLP: Realizável a longo prazo;

    II: Investimentos;

    III: IMOBILIZADO;

    IV: Intangível;

  • I O conjunto completo de demonstrações contábeis das entidades comerciais deve ser elaborado de acordo com o regime de competência.

    • Errada - A DFC, demonstração dos fluxos de caixa, é elaborada nos termos do regime de caixa.

    II As demonstrações contábeis das entidades devem ser apresentadas ao menos anualmente e de forma comparativa.

    • Correta - Nos termos do CPC 26, item 36: O conjunto completo das demonstrações contábeis deve ser apresentado pelo menos anualmente (inclusive informação comparativa).

    III Realizáveis a longo prazo, investimentos e intangível compõem o ativo não circulante.

    • Correta - Incompleta não significa estar errada. Todos os itens supracitados compõem o ANC.

    Gabarito letra D.

  • Poxa, errei por achar que investimentos, se tivesse retorno antes de 1 ano ou exercício social seguinte, poderia ficar no Ativo Circulante.

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 
  • Em 03/05/21 às 21:09, você respondeu a opção D. Você acertou!

    Em 27/02/21 às 12:29, você respondeu a opção D. Você acertou!

    Em 23/02/21 às 12:21, você respondeu a opção B. Você errou!

    Em 19/02/21 às 11:47, você respondeu a opção B. Você errou!

    Em 17/02/21 às 12:07, você respondeu a opção B. Você errou!

    evoluindo...

  • minha contribuição.

    Lei 6.404 Art. 178 § 1º No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos: 

    I – ativo circulante; e 

    II – ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível  

  • Questão sobre a elaboração e apresentação de relatórios contábeis diversos.

    O objetivo geral das demonstrações contábeis é fornecer informações úteis para os usuários. Cada uma das demonstrações obrigatórias e facultativas elaboradas pela entidade fornece informações específicas e relevantes para a tomada de decisão.

    Atenção! O conjunto completo de demonstrações contábeis obrigatórias utilizadas no Brasil varia a depender do contexto da questão. Para essa questão em específico isso não faz diferença, mas é bom sabermos que existem pequenas diferenças entre, por exemplo, a antiga Lei das Sociedades Anônimas (Lei n.º 6.404/76) e as novas normas brasileiras de contabilidade (NBC TG/CPC).

    Pois bem, feita essa pequena introdução, agora podemos analisar os itens a seguir:

    I. Errado, dentro do conjunto completo de demonstrações contábeis das entidades comerciais existe uma demonstração elaborada de acordo com o regime de caixa: a DFC (demonstração dos fluxos de caixa).

    Veja a disposição do CPC 26:

    “27. A entidade deve elaborar as suas demonstrações contábeis, exceto para a demonstração dos fluxos de caixa, utilizando-se do regime de competência."

    II. Certo, em consonância aos princípios contábeis da tempestividade e comparabilidade, conforme CPC 26:

    “36. O conjunto completo das demonstrações contábeis deve ser apresentado pelo menos anualmente (inclusive informação comparativa)."

    III. Certo, são exemplos de contas que compõem o grupo do ativo não circulante, conforme Lei n.º 6.404/76:

    “Art. 178. No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.

    II – ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível."

    Atenção! O examinador utilizou o verbo “compõem" o ativo não circulante, como “fazem parte" do ativo não circulante. Muita atenção ao contexto da questão, pois se o item pedisse “todas" as contas do ANC ou ainda, o “conjunto completo de elementos" que compõem o ANC, o item estaria errado por causa da ausência do imobilizado.

    Apenas os itens II e III estão certos.


    Gabarito do Professor: Letra D.