SóProvas


ID
2602537
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Texto 5A5AAA


      Marlene tem cinquenta e cinco anos de idade e diagnóstico de depressão, dado quando ela tinha quinze anos de idade. Ela faz acompanhamento psicológico com frequência semanal há dois anos. Mesmo em uso de medicação prescrita pelo psiquiatra responsável pelo caso, ela tentou suicídio há trinta dias, por ingestão de medicamentos. Após vinte dias de internação, ela foi encaminhada a uma clínica de saúde mental. Como plano terapêutico, a equipe dessa clínica propôs a Marlene psicoterapia individual, acompanhamento psiquiátrico, terapia familiar, oficinas de arte e de culinária e aulas de ioga.

      A respeito de Marlene, o pai dela afirmou o seguinte para a equipe clínica: “Ela sempre foi minha filha problemática. Nunca se deu bem na escola. Já tentou se matar inúmeras vezes. Desde jovem, era difícil. Chorava sempre e sem nenhum motivo aparente. Houve uma época em que ela se cortava. Não tinha amigos nem animação para nada. Nunca foi de sair. Sempre ficou no seu quarto com suas coisas. Acho mesmo é que Marlene nunca quis viver. Já nasceu deprimida. Era um bebê triste. A mãe dela sempre teve depressão. Nunca conseguiu cuidar das nossas filhas. Sempre ficou tudo por minha conta.”. 

Com referência ao caso clínico hipotético apresentado no texto 5A5AAA, assinale a opção correta à luz do Código de Ética do Profissional Psicólogo (CEPP).

Alternativas
Comentários
  • Art. 6º – O psicólogo, no relacionamento com profissionais não psicólogos:

    a) Encaminhará a profissionais ou entidades habilitados e qualificados demandas que extrapolem seu campo de atuação;

    b) Compartilhará somente informações relevantes para qualificar o serviço prestado, resguardando o caráter confidencial das comunicações, assinalando a responsabilidade, de quem as receber, de preservar o sigilo.

  • A - Gabarito

    B - Multidisciplinar

    C- A quebra do sigilo pode ocorrer visando o melhor interesse do paciente

    D - Não há razão

    E- Somente informações necessárias, e não todas

  • A) CORRETA. Apesar do comando da questão indicar o embasamento no CEPP, não existe nenhuma previsão no código quanto a planos terapêuticos, porém a afirmação da assertiva encontra-se correta, caracterizando perfeitamente o atendimento multidisciplinar, muito característico dos serviços de saúde.

    B) INCORRETA. Não se limita a isso. A alternativa deixa de contemplar um dos grandes pilares das políticas públicas de saúde mental: a reinserção social.

    C) INCORRETA. De acordo com o CEPP:

    Art. 10 – Nas situações em que se configure conflito entre as exigências decorrentes do disposto no Art. 9º e as afirmações dos princípios fundamentais deste Código, excetuando-se os casos previstos em lei, o psicólogo poderá decidir pela quebra de sigilo, baseando sua decisão na busca do menor prejuízo.

    Parágrafo único – Em caso de quebra do sigilo previsto no caput deste artigo, o psicólogo deverá restringir-se a prestar as informações estritamente necessárias.

    D) INCORRETA. Também sem previsão no CEPP, encontra-se incorreta por não haver contraindicações à conciliação entre terapia familiar e terapia individual, sendo inclusive a terapia individual um desdobramento da terapia familiar mediante a sinalização da necessidade de algum membro.

    E) INCORRETA. De acordo com o CEPP:

    Art. 6º – O psicólogo, no relacionamento com profissionais não psicólogos:

    a) Encaminhará a profissionais ou entidades habilitados e qualificados demandas que extrapolem seu campo de atuação;

    b) Compartilhará somente informações relevantes para qualificar o serviço prestado, resguardando o caráter confidencial das comunicações, assinalando a responsabilidade, de quem as receber, de preservar o sigilo.

    GABARITO: A

  • Com referência ao caso clínico hipotético apresentado no texto 5A5AAA, assinale a opção correta à luz do Código de Ética do Profissional Psicólogo (CEPP).

    A O plano terapêutico de Marlene deve ser discutido em equipe, levando-se em consideração a escuta atenta à paciente, o quadro apresentado, a gravidade desse quadro e as intervenções que se fizerem necessárias.

    B A proposta terapêutica da clínica de saúde mental limita-se à redução de danos e à contenção da angústia (não se limita a essas duas intervenções) de Marlene.

    C Como forma de proteger a intimidade do paciente, o CEPP proíbe, sem exceções, (HÁ EXCEÇÕES) a quebra de sigilo no atendimento psicológico individual, como no caso de Marlene.

    D Quanto ao manejo clínico e às intervenções realizadas, Marlene não poderia ser submetida à terapia familiar (pode sim, as duas abordagens tem enfoques diferentes) e à psicoterapia individual concomitantemente.

    E Conforme o CEPP, o profissional psicólogo que atendeu previamente Marlene é obrigado a prestar todas (TODAS não, apenas as pertinentes para o bom andamento do caso) as informações pertinentes ao caso para os profissionais que a acompanharão na clínica de saúde mental.

  • PERTINENTE ---> Apropriado, adequado, propício, conveniente, favorável...

    Juro que não entendi o erro da "E".

    Pois ela se refere a todas informações PERTINENTES ao caso.

  • Para que a alternativa E pudesse ser considerada correta, no lugar de TODAS deveria estar APENAS informações pertinentes.