"Três fatores, bastante ligados entre si, costumam ser apontados como causas desses problemas: a proliferação de periódicos, que causa a dispersão de artigos sobre um mesmo assunto entre muitos títulos, o que eleva em demasia o custo de atualização de coleções. " (MUELLER, 2007, p. 73)
A demora na publicação do artigo também é um problema, porém ele é um dos problemas com os periódicos tradicionais que é causado por esses três fatores. Achei a questão um pouquinho confusa, tem que ler com atenção.
Fonte:
CENDÓN, B. V.; CAMPELLO, Bernadete Santos; KREMER, Jeannette Marguerite (Orgs.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
http://files.biblio-2008.webnode.com.br/200000040-76a3b771d5/fontes_de_informacao_para_pesquisadores_e_profissionais_parte_001.pdf (p.73)
Acrescentando...
Conforme Campello, Cendón e Kremer (2000, p. 76-77):
Problemas Inerentes aos Periódicos
Entre os problemas principais, os pesquisadores costumam destacar:
- demora na publicação do artigo que as vezes, chega a ser de um ano após o recebimento do original pelo editor;
- custos altos de aquisição e manutenção de coleções atualizadas;
- rigidez do formato impresso em papel, quando se compara com a versatilidade dos formatos eletrônicos;
- dificuldade, para o pesquisador, em saber o que de seu interesse está sendo publicado, pois são muitos os periódicos e pouco eficientes os instrumentos de identificação e busca;
- dificuldade, para o pesquisador, em ter acesso a artigos que lhe interessam, pois mesmo sabendo que um novo artigo de seu interesse foi publicado, nem sempre sua biblioteca assina o periódico que o publicou ou consegue obter uma cópia desse artigo com a rigidez suficiente.
Gab. C
CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite (Orgs.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000.