SóProvas


ID
2602993
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

P. é filho de D.D.G. e esta sofreu agressão que lhe causou grave dano, tendo repercussão na sociedade do local onde ambos mantêm seu domicílio. Nesse caso, P pode propor ação de responsabilidade civil contra os causadores do dano, sendo essa hipótese conhecida na doutrina como dano:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito alternativa C.

     

    Em sede doutrinária, costuma-se denominar como dano em ricochete ou dano reflexo aquele que se verifica quando o ato lesivo atinge, via reflexa, a esfera jurídica de terceiros. 

     

    Maiores informações:

    https://www.jfrj.jus.br/sites/default/files/revista-sjrj/arquivo/236-990-4-pb.pdf

  • GABARITO:C

     

    O que se entende por dano moral reflexo ou dano em ricochete?
     

    Esse dano ocorre quando a ofensa é dirigida uma pessoa, mas quem sente os efeitos dessa ofensa, dessa lesão é outra.


    Exemplo: ofensa dirigida a um morto, que apesar de não ser ofendido em sua personalidade, pois os direitos da personalidade surgem com a concepção e se extinguem com a morte, portanto, não são transmitidos aos herdeiros, que só poderão entrar com ação de indenização em razão de sofrerem o dano reflexo da ofensa.


    Ressalte-se que, se o de cujus foi ofendido enquanto ainda era vivo, houve uma lesão aos seus direitos da personalidade, e o direito a reparação por esse dano moral é transmitido dentro da herança (CC , Art. 943. O direito de exigir reparação e a obrigação de prestá-la transmitem-se com a herança. ), ou seja, os herdeiros serão os substitutos processuais do de cujus, conforme previsão do art. 43 do CPC , in verbis:


    Art. 43. Ocorrendo a morte de qualquer das partes, dar-se-á a substituição pelo seu espólio ou pelos seus sucessores, observado o disposto no art. 265.


    Vale lembrar que, dano moral não é dor, tristeza, angústia, vergonha, humilhação etc, essas são suas conseqüências. Assim, dano moral é a lesão aos direitos da personalidade, por isso conforme a doutrina e jurisprudência atual não há mais a necessidade de prová-lo, pois agora a prova é in re ipsa , ou seja, incita na própria coisa. Assim, para constituir o dano moral basta a violação de um direito, independentemente do sentimento negativo conseqüente, o qual terá relevância apenas para a quantificação do dano.


    Neste sentido, vejamos a seguinte decisão do Superior Tribunal de Justiça, a seguir:


    EMENTA: Consumidor. Recurso especial. Ação de compensação por danos morais. Inscrição indevida em cadastro de inadimplentes. Dano moral reconhecido. Permanência da inscrição indevida por curto período. Circunstância que deve ser levada em consideração na fixação do valor da compensação, mas que não possui o condão de afastá-la. - A jurisprudência do STJ é uníssona no sentido de que a inscrição indevida em cadastro restritivo gera dano moral in re ipsa, sendo despicienda, pois, a prova de sua ocorrência. Dessa forma, ainda que a ilegalidade tenha permanecido por um prazo exíguo, por menor que seja tal lapso temporal esta circunstância não será capaz de afastar o direito do consumidor a uma justa compensação pelos danos morais sofridos. - O curto lapso de permanência da inscrição indevida em cadastro restritivo, apesar de não afastar o reconhecimento dos danos morais suportados, deve ser levado em consideração na fixação do valor da reparação. Recurso especial provido para julgar procedente o pedido de compensação por danos morais formulado pela recorrente. (REsp 994253 / RS - Relator (a) Ministra NANCY ANDRIGHI - Data do Julgamento: 15/05/2008)

     

  • pq nao falam REFLEXO ao inves de ricochete?

  • Reflexo ou ricochete são sinonimos Hugo, e geralmente cai em provas como ricochete.

     

  • O  fracasso não  é o posto do sucesso, mais a desistência  é inimiga da  aprovação.

    Ø  #foco-determinação – fé  leva á aprovação 

  • TRT<3, as frases motivacionais são importantes aqui, mas pq também não contribuir com conteúdo para tornar esse espaço mais rico? Desejo sorte e sucesso pra vc

    P.S.: o correto, no caso da sua frase, é "MAS" e não "MAIS" ;)

  • O  fracasso não  é o posto do sucesso, mas a desistência  é inimiga da  aprovação.

    Ø  #foco-determinação – fé  leva á aprovação 

  • O  fracasso não  é o posto do sucesso, mas a desistência  é inimiga da  aprovação.

    Ø  #foco-determinação – fé  leva á aprovação 

  • "RICOCHETE" = Dano Indireto.

  • A) Dano especial “é aquele que onera, de modo particular, o direito do indivíduo, pois um prejuízo genérico, disseminado pela sociedade, não pode ser acobertado pela responsabilidade objetiva do Estado." (Mendes, Gilmar Ferreira; Coelho, Inocêncio Mártires; Branco, Paulo Gustavo Gonet. Curso de direito constitucional. 4ª ed. São Paulo, Saraiva, 2009, p.892-893). No mesmo sentido: "é aquele que onera a situação particular de um ou alguns indivíduos, não sendo, pois, um prejuízo genérico, disseminado pela Sociedade". (MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Curso de direito administrativo. 29 ed. São Paulo: Malheiros, 2012, p. 1.039). Incorreta;

    B) A teoria do dano direto e imediato tem fundamento legal no art. 403 do CC. "Para efeito da avaliação da responsabilidade, distingue-se o dano direto do indireto. O dano direto é o que resulta do fato como sua consequência imediata. O dano indireto o que decorre de circunstâncias ulteriores que agravam o prejuízo diretamente suportado." (GOMES, Orlando. Responsabilidade Civil. Rio De Janeiro: Forense, texto revisado, atualizado e ampliado por Edvaldo Brito, Rio de Janeiro: Forense: 2011.p.78/79). Incorreta;

    C) Também conhecido como dano reflexo, “consiste no prejuízo que atinge reflexamente pessoa próxima, ligada à vítima direta da atuação ilícita." (GAGLIANO, Pablo Stolze; PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Novo Curso de Direito Civil. Responsabilidade Civil. 10. ed. São Paulo: Saraiva, 2012. v. 3, p. 96). Correta;

    D) “Dano pessoal/corporal é um gênero que abrange tanto a integridade física do ser humano quanto o dano moral, de sorte que, prevendo o com trato de seguro a cobertura de dano pessoal/corporal, nestes estão abrangidos os danos morais e estéticos" (TJ-MG : 105250508025820011 MG 1.0525.05.080258-2/001). Dano pessoal é o dano à pessoa: “o dano à pessoa configura um âmbito lesivo de funda significação e transcendência, podendo gerar prejuízos morais e patrimoniais" (REsp. 153.837-SP). Incorreta.


    Resposta: C 
  • GABARITO: C

    A Teoria do Dano em Ricochete nos mostra que a lesão deve ser reparada ao terceiro que se torna vítima (por ricochete) da ofensa.