SóProvas


ID
26035
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PA
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Considerando as normas de controle interno do Poder Executivo federal, assinale opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Apenas complementando: Fonte das respostas:Governo Federal, Secretaria Federal de Controle. Instrução Normativa SFC/MF n.º 01, de 06.04.2001, publicada no DOU de 12.04.2001, seção I, pág. 12, IN, 2001.
  • Tipos de CertificadoCertificado Pleno -será emitido quando o Auditor formar a opinião de que na gestão dos recursos públicos foram adequadamente observados os princípios da legalidade, legitimidade e economicidade.Certificado Restritivo -será emitido quando o Auditor constatar falhas, omissões ou impropriedades de natureza formal no cumprimento das normas e diretrizes governamentais, quanto à legalidade, legitimidade e economicidade e que, pela sua irrelevância ou imaterialidade, não caracterizar irregularidade de atuação dos agentes responsáveis.Certificado de Irregularidade -será emitido quando o Auditor verificar a não observância da aplicação dos princípios de legalidade, legitimidade e economicidade, constatando a existência de desfalque, alcance, desvio de bens ou outra irregularidade de que resulte prejuízo quantificável, para a Fazenda Nacional e/ou comprometam, substancialmente, as demonstrações financeiras e a respectiva gestão dos agentes responsáveis, no período ou exercício examinado.http://www.senado.gov.br/sf/SENADO/scint/insti/normas_3_opiniao_auditor.asp
  • Não consigo baixar as provas e gabarito de psicopedagogo por que?

  • IN 01 2001 - SFC

    3. Os tipos de Certificado são:
    I. Certificado  de Regularidade - será emitido quando o Órgão ou Unidade  de Controle Interno formar a opinião de que na gestão dos recursos públicos foram adequadamente observados os princípios da legalidade, legitimidade e economicidade.
    II. Certificado de Regularidade com Ressalvas - será emitido quando o Órgão ou Unidade  de Controle Interno constatar falhas, omissões ou impropriedades de natureza formal no cumprimento das normas e diretrizes governamentais, quanto à legalidade, legitimidade e economicidade e que, pela sua irrelevância ou imaterialidade, não caracterizem irregularidade de atuação dos agentes responsáveis.
    III. Certificado de Irregularidade - será emitido quando o Órgão ou Unidade  de Controle Interno verificar a não observância da aplicação dos princípios de legalidade, legitimidade e economicidade, constatando a existência de desfalque, alcance, desvio de bens ou outra irregularidade de que resulte prejuízo quantificável para a Fazenda Nacional e/ou comprometam, substancialmente, as demonstrações financeiras e a respectiva gestão dos agentes responsáveis, no período ou exercício examinado.
     

  • alternativa d): Errada

     

    IN 01/2001

     

    7. Na ocorrência de eventos ou transações subseqüentes ao período examinado que, pela sua
    relevância
    , possam influir substancialmente na posição financeira e patrimonial da unidade ou entidade
    examinada, é indispensável que esses fatos sejam considerados em seu Certificado.

     

    alternativa e): Errada

     

    5. O Certificado de Auditoria ou Parecer, requer o atendimento dos seguintes requisitos:

    III. registrar, no parágrafo intermediário, as impropriedades ou irregularidades que:
    a) caracterizem a inobservância de normas legais e regulamentares;
    b) afetem a gestão ou situação examinada;
    c) comprometam a economicidade, legalidade e legitimidade da gestão ou situação examinada; e
    d) resultem ou não em prejuízo à Fazenda Nacional.

     

    Além do que, são as irregularidades que resultam em prejuízo ao erário; e não as impropriedade, como dá a entender esta alternativa.