SóProvas


ID
2603836
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Para fins do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), consideram-se agentes químicos as substâncias, os compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.


Dessa forma, quando o profissional elabora um programa de proteção respiratória, ele deve atentar para o fato de que

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E

    Os fumos ou fumaças, por sua vez, são partículas sólidas formadas pela condensação/oxidação de vapores de substâncias sólidas a temperatura normal. As operações mais comuns onde há a presença de fumos são as de soldagem e fundição.

    Segundo a natureza, os agentes químicos classificam-se em aerossol (poeiras, névoas, neblinas, fumos):

    Do ponto de vista científico, poeira são partículas sólidas que estão uniformemente, ou não, dispersas no ar. E essas partículas podem ser tanto visíveis como invisíveis ao olho humano. Sendo reconhecidamente perigosa, em todo e qualquer ambiente de trabalho, e fora dele.

    Já a neblina é composta por partículas no estado físico líquido. Porém, essas partículas não originaram da ruptura do líquido, mas sim através da condensação de vapores das substâncias que estavam no estado líquido nas condições normais de temperatura e pressão.

    Por fim, os gases e vapores podem ser classificados, segundo a sua ação sobre o organismo humano, em três grupos: irritantes, anestésicos, asfixiantes. Se a substancia é enquadrada em um desses grupos, isso não implica que não possa também possuir características dos grupos. Essa classificação baseia-se no efeito mais importante, isto é, mais significativo sobre o organismo. Gases e Vapores Irritantes - Existe uma grande variedade de gases e vapores classificados nesse grupo, os quais diferem suas propriedades físico-químicas, mas tem uma característica comum: produzem irritação nos tecidos com os quais entram em contato direto, tais como a pele, a conjuntiva ocular e as vias respiratórias. (Logo, não se pode infereir que gases e vapores são equivalentes do ponto de vista físico-químico). 

  • GÁS = em condições normais, encontra-se no estado gasoso.

    VAPOR em condições normais, encontra-se no estado líquido. Sua fase gasosa será chamada de vapor.

     

    POEIRAS = partículas sólidas formadas pela ruptura mecânica de um sólido.

    NÉVOA = suspensão de partículas líquidas formadas pela ruptura mecânica de líquidos.

     

    FUMOS = partículas sólidas formadas pela condensação/oxidação de vapores de substâncias sólidas a temperatura normal.

    NEBLINA = suspensão de partículas líquidas formadas pela condensação do vapor de uma substância que é líquida na temperatura normal.

  • Significado de Fumaça

    Grande massa de fumo que sobe de coisa incendiada.

    A porção de fumo que se toma de um jato aspirando cachimbo, charuto ou cigarro.Partículas sólidas, finamente divididas, suspensas (misturadas) num gás.

    A uma mistura de nevoeiro e fumaça dá-se o nome de smog. A maior parte da fumaça é produzida por partículas de carbono, originadas pela queima de combustíveis.

    https://www.dicio.com.br/fumaca/

  • POEIRAS =  sólidas / sólido

    FUMOS = sólidas / sólido

    NÉVOA = líquidas / líquidos  

    NEBLINA = líquidas / líquidos