-
Gabarito Letra B
CPC 00
OB7. Relatórios contábil-financeiros de propósito geral não são elaborados para se chegar ao valor da entidade que reporta a informação; a rigor, fornecem informação para auxiliar investidores, credores por empréstimo e outros credores, existentes e em potencial, a estimarem o valor da entidade que reporta a informação
bons estudos
-
renato, o texto que voce colocou retrata tambem a letra D.
-
Na verdade, Tayná, a letra "D" diz que a estimativa seria sem essas informações. No entanto, a estimativa ocorre a partir dos dados constantes no RCPGs
Texto da alternativa D: A rigor, medem e informam o valor econômico da entidade para investidores, credores por empréstimo e outros credores, existentes e em potencial; que, sem ela (informação contábil), precisariam estimar esse valor.
Texto do CPC 00: fornecem informação para auxiliar investidores, credores por empréstimo e outros credores, existentes e em potencial, a estimarem o valor da entidade que reporta a informação
Dessa forma, a letra D está incorreta.
-
O valor de marca da coca-cola, por exemplo, não consta no ativo da empresa. O valor de marca engloba uma série de variáveis, entre elas podemos citar a carteira de clientes, produtos de renome, capacidade intelectual dos profissionais e etc. Porém, nada disso pode ser contabilizado, uma vez que é vedado contabilizar Godwill gerado internamente.
-
Relatórios Financeiros para Fins Gerais (Demonstrações Contábeis) objetivam FORNECER INFORMAÇÕES financeiras sobre a entidade que reporta que sejam ÚTEIS para investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais, na TOMADA DE DECISÕES referente à oferta de recursos à entidade.
ATENÇÃO!!
NÃO fornecem nem podem fornecer todas as informações;
NÃO se destinam a fornecer o valor da entidade que reporta; (gabarito)
NÃO são direcionados a outros grupos (usuários “secundários, apenas aos principais).
Fonte: Estratégia Concursos
Gab. Letra D
TODO ESFORÇO SERÁ RECOMPENSADO!
-
Eu que marquei a letra A ??? (não entendi )
Os RCPGs são os componentes centrais da transparência da informação contábil dos governos e de outras entidades do setor público, aprimorando-a e favorecendo-a. Os RCPGs são relatórios contábeis elaborados para atender às necessidades dos usuários em geral, não tendo o propósito de atender a finalidades ou necessidades específicas de determinados grupos de usuários. A norma explica que alguns usuários da informação contábil podem ter a prerrogativa de exigir a elaboração de relatórios para atender às suas necessidades específicas. Mesmo que esses usuários identifiquem que a informação fornecida pelos RCPGs seja útil aos seus propósitos, esses relatórios não são elaborados especificamente para atender a essas necessidades.
-
Segundo o CPC 00 - "1.7 Relatórios financeiros para fins gerais não se destinam a apresentar o valor da entidade que reporta, mas fornecem informações para auxiliar investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais, a estimar o valor da entidade que reporta."