SóProvas


ID
2604373
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                 Ponderação, a mais desmoralizada das virtudes


      É isso, mas também aquilo. Não obstante o abacaxi, temos o pepino. Posto que A seja indiscutível, deve-se levar em conta que B, somado a C, cria um cenário em que D pode se impor de certa forma como desejável, ressalvados E e F. Só depois desse percurso, claro, chegaremos ao ponto G.

      O parágrafo anterior satiriza a ponderação de forma fácil e injusta, mas duvido que muita gente se incomode com isso. Sinônimo de circunspecção reflexiva, equilíbrio, prudência, a ponderação é hoje a mais desmoralizada das virtudes. Precisamos reabilitar a ponderação, nem que seja apenas como subproduto da perplexidade, aquilo que faz o marinheiro do samba levar o barco devagar sempre que o nevoeiro é denso.

      O fogo selvagem que inflamou ao longo da história as turbas linchadoras do diferente que é visto como ameaça − corporificado em bruxas, negros, judeus, homossexuais, loucos, ciganos, gagos − é hoje condenado por (quase) todo mundo. No entanto, o mesmo fogo selvagem inflama as turbas linchadoras que se julgam investidas do direito sagrado de vingar bruxas, negros, judeus, homossexuais, loucos, ciganos, gagos etc. Quem acha que o primeiro fogo é ruim e o segundo é bom não entendeu nada.

      Representa um inegável avanço civilizatório a exposição, nas redes sociais, de comportamentos opressivos ancestrais que sempre estiveram naturalizados em forma de assédio, desrespeito, piadinhas torpes e preconceitos variados. Ao mesmo tempo, é um claro retrocesso que o avanço se dê à custa da supressão do direito de defesa e do infinito potencial de injustiça contido no poder supremo de um juiz sem rosto.

       (Adaptado de: RODRIGUES, Sergio. Folha de S. Paulo, 16/11/2017) 

Ao se referir, metaforicamente, às duas ações do fogo selvagem (3° parágrafo), o autor do texto coloca em evidência

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - B

     

     a)[ERRADO] o aparente desacordo de ações contraditórias que, de fato, se complementam num momento de ponderação.

    "No entanto, o mesmo fogo selvagem inflama as turbas linchadoras que se julgam investidas do direito sagrado de vingar bruxas, negros, judeus, homossexuais, loucos, ciganos, gagos etc"... "Quem acha que o primeiro fogo é ruim e o segundo é bom não entendeu nada."

     

     b)[CORRETO] a natureza violenta de ações e reações que se regem pelos mesmos paradigmas de brutalidade.

     "O fogo selvagem que inflamou ao longo da história as turbas linchadoras do diferente que é visto como ameaça − corporificado em bruxas, negros, judeus, homossexuais, loucos, ciganos, gagos − é hoje condenado por (quase) todo mundo. No entanto, o mesmo fogo selvagem inflama as turbas linchadoras que se julgam investidas do direito sagrado de vingar bruxas, negros, judeus, homossexuais, loucos, ciganos, gagos etc. Quem acha que o primeiro fogo é ruim e o segundo é bom não entendeu nada."

     

     c)[ERRADO] a contraposição entre ideais que são defendidos com argumentos igualmente ponderáveis. 

    "No entanto, o mesmo fogo selvagem inflama as turbas linchadoras que se julgam investidas do direito sagrado de vingar bruxas, negros, judeus, homossexuais, loucos, ciganos, gagos etc. Quem acha que o primeiro fogo é ruim e o segundo é bom não entendeu nada."

     

     d)[ERRADO] a violência de opiniões contrárias, num percurso ao fim do qual elas acabarão por produzir o mesmo efeito positivo

    "Quem acha que o primeiro fogo é ruim e o segundo é bom não entendeu nada."

     

     e)[ERRADO] o avanço e o retrocesso simultâneos que as ações ponderadas acabam por impor ao ritmo da história contemporânea.

    "O fogo selvagem que inflamou ao longo da história"

  • O fogo selvagem que inflamou ao longo da história as turbas linchadoras do diferente que é visto como ameaça − corporificado em bruxas, negros, judeus, homossexuais, loucos, ciganos, gagos − é hoje condenado por (quase) todo mundo. No entanto, o mesmo fogo selvagem inflama as turbas linchadoras que se julgam investidas do direito sagrado de vingar bruxas, negros, judeus, homossexuais, loucos, ciganos, gagos etc. Quem acha que o primeiro fogo é ruim e o segundo é bom não entendeu nada.

    Verifica-se que o texto defende a ideia de que, no passado, o que era diferente foi linchado. No presente, defende o texto que "o mesmo fogo selvagem inflama quem se julga no direito sagrado de vingança".

    Assim a resposta correta é a letra B.

  • Não consigo visualizar no texto em que parte se enquadra "paradigmas de brutalidade". Alguém poderia, por favor, me ajudar?

  • Paradigmas: representação de padrões a serem seguidos

    Paradigma de brutalidade: padrão de brutalidade a ser seguido.

     

    No trecho em destaque visualizamos isso quando o autor diz que, antigamente, se usava de brutalidade contra determinados grupos diferentes que eram vistos como ameaça, e hoje em dia tais grupos usam das mesmas armas usadas antigamente para se vingar, a arma da brutalidade, ou seja, não há nenhuma diferença de um grupo para o outro, quando o assunto é brutalidade, as ações e as reações estão seguindo os paradigmas da brutalidade, ou melhor, o padrão da brutalidade, se utilizando da mesma violência praticada outrora.

  • Natalia L, 

     

    Eu penso que os padrões de brutalidade referem-se a "[...] as turbas linchadoras do diferente que é visto como ameaça − corporificado em bruxas, negros, judeus, homossexuais, loucos, ciganos, gagos." e "[...] No entanto, o mesmo fogo selvagem inflama as turbas linchadoras que se julgam investidas do direito sagrado de vingar"

  • Turba = Multidão desordenada, geralmente com a intenção de fazer justiça com as próprias mão.

     

    Linchadoras = palavra inventada pelo autor, porém deriva de linchamento e o texto permite que o leitor infira isso. Linchar pode ser difinido como a praticar de graves violências cometida por uma multidão contra alguém.

     

    Percebe-se, portanto, que a expressão "turbas linchadoras" pode até mesmo ser considera redundante.

     

    Compreendendo tal expressão, fica mais fácil de observar a relação com paradigma de brutalidade (sem dúvidas, o linchamento pode ser considerado algo brutal).

  • Daniel R. e Mendigo Sagaz,

     

    Muito obrigada pelas explicações. Agora sim consegui compreender! :)

  • a)[ERRADO] o aparente desacordo de ações contraditórias que, de fato, se complementam num momento de ponderação.

    As ações daqueles que queimaram bruxas, negros, judeus, homossexuais, loucos, ciganos, gagos etc são os mesmos para aqueles que 

    se julgam investidas do direito sagrado de vingar bruxas, negros, judeus, homossexuais, loucos, ciganos, gagos etc. Não há contradição e sim convergencia 

     b)[CORRETO] a natureza violenta de ações e reações que se regem pelos mesmos paradigmas de brutalidade.

     Como informou a colega Rayna Silva, há os mesmos paradigmas de brutalidade, sendo o primeiro físico e o segundo de odio por aqueles que  se julgam investidas do direito sagrado de vingar bruxas, negros, judeus, homossexuais, loucos, ciganos, gagos etc.

     

     c)[ERRADO] a contraposição entre ideais que são defendidos com argumentos igualmente ponderáveis. 

    Não há igualdade entre os argumentos. Alguem imagina ponderação no seguinte trecho "O fogo selvagem que inflamou ao longo da história as turbas linchadoras do diferente que é visto como ameaça − corporificado em bruxas, negros, judeus, homossexuais, loucos, ciganos, gagos".

     

     d)[ERRADO] a violência de opiniões contrárias, num percurso ao fim do qual elas acabarão por produzir o mesmo efeito positivo

    Não há efeito positivo entre as duas ações (na antiguidade e na atualidade)

     

     e)[ERRADO] o avanço e o retrocesso simultâneos que as ações ponderadas acabam por impor ao ritmo da história contemporânea.

    Não há avanço e o retrocesso  entre as duas ações (na antiguidade e na atualidade)

  • Complementando..

     

     

    * A EXPLICAÇÃO TÁ ENTRE PARENTESES, SEM NEGRITO E EM CAIXA ALTA.

     

     

    Fundamento:

     

     

    §3  desmenbrando-o, temos..

     

     

    O fogo selvagem que inflamou ao longo da história as turbas linchadoras do diferente que é visto como ameaça − corporificado em bruxas, negros, judeus, homossexuais, loucos, ciganos, gagos (AÇÃO DE NATUREZA VIOLENTA) − é hoje condenado por (quase) todo mundo.

     

     

    No entanto, o mesmo fogo selvagem inflama (MESMOS PARADIGMAS DE BRUTALIDADE) as turbas linchadoras que se julgam investidas do direito sagrado de vingar (REAÇÃO DE NATUREZA VIOLENTA) bruxas, negros, judeus, homossexuais, loucos, ciganos, gagos etc (REAÇÃO DE NATUREZA VIOLENTA).

     

     

    Quem acha que o primeiro fogo é ruim e o segundo é bom não entendeu nada.

     

     

     

     

    Assertiva:

     

    b) a natureza violenta de ações e reações que se regem pelos mesmos paradigmas de brutalidade.

     

     

     

     

     

    GABARITO LETRA B

  •   O fogo selvagem que inflamou ao longo da história as turbas linchadoras do diferente que é visto como ameaça − corporificado em bruxas, negros, judeus, homossexuais, loucos, ciganos, gagos − é hoje condenado por (quase) todo mundo. No entanto, o mesmo fogo selvagem inflama as turbas linchadoras que se julgam investidas do direito sagrado de vingar bruxas, negros, judeus, homossexuais, loucos, ciganos, gagos etc. *Quem acha que o primeiro fogo é ruim e o segundo é bom não entendeu nada.

     

    * Pois eu não entendi nada...

  • Gab.: B
    Complementando: o entendimento do trecho é dificultado pelo seu tamanho também, então fica melhor suprimir alguns termos que não interferem na interpretação.

    O fogo selvagem que inflamou ao longo da história as turbas linchadoras do diferente que é visto como ameaça (..) é hoje condenado por (quase) todo mundo. No entanto, o mesmo fogo selvagem inflama as turbas linchadoras que se julgam investidas do direito sagrado de vingar (...). Quem acha que o primeiro fogo é ruim e o segundo é bom não entendeu nada.

    Ou seja, o fogo (a motivação) de quem era contra o diferente naquela época, continua sendo o mesmo para quem se acha no direito de se vingar.

    A alternativa B traz: "O fogo = a natureza violenta de ações e reações (vingança) que se regem pelos mesmos paradigmas de brutalidade (o mesmo fogo selvagem inflama).

    Espero ter ajudado

     

  • Eu nunca nem vi....kkkkkk

  • Gostei desse texto, espero um assim no dia D.

  • Foi o que entendi do texto...

    "Aquele que se dizia brutalmente oprimido, hoje ataca com a mesma brutalidade quem pensa diferente!!!"

  •  B) a natureza violenta de ações e reações que se regem pelos mesmos paradigmas de brutalidade.

    Quem acha que o primeiro fogo é ruim e o segundo é bom não entendeu nada.

  • No entanto, o mesmo fogo selvagem inflama as turbas linchadoras que se julgam investidas do direito sagrado de vingar bruxas, negros, judeus, homossexuais, loucos, ciganos, gagos etc. Quem acha que o primeiro fogo é ruim e o segundo é bom não entendeu nada.

  • Errei feio a questão. E se cair novamente, provavelmente vou errar de novo.
    Pensei na conjunção adversativa "no entanto" que liga as duas frases e expressa ideia de oposição. Daí, marquei a letra D.

    Estou achando difícil as provas de portuuês da FCC. Além disso, teho levado muito tempo pra responder cada questão.

  • Núcleo do erro: 3º parágrafo não é uma ação ponderável ou positiva. Só isso já se resolve A B C D E
     

     a) o aparente desacordo de ações contraditórias que, de fato, se complementam num momento de ponderação.
    Não são ponderáveis (prudência)

     

     b) a natureza violenta de ações e reações que se regem pelos mesmos paradigmas de brutalidade.
    São brutas! Certo! combate violência com violência!

     

     c) a contraposição entre ideais que são defendidos com argumentos igualmente ponderáveis
    Não são ponderáveis (prudência)

     

     d) a violência de opiniões contrárias, num percurso ao fim do qual elas acabarão por produzir o mesmo efeito positivo
    São brutas e violentas, nada de positivo.

     

     e) o avanço e o retrocesso simultâneos que as ações ponderadas acabam por impor ao ritmo da história contemporânea.
    Não são ponderáveis (prudência)

  • b)

    a natureza violenta de ações e reações que se regem pelos mesmos paradigmas de brutalidade.

    Respondi corretamente observando a visão extrema das mencionadas "turbas linchadoras", demonstrando brutalidade e consequentemente intolerância.