SóProvas


ID
2604394
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                Conversa ao vivo


      Estão multiplicando-se os bares e os restaurantes que oferecem, como irresistível atração, “música ao vivo”. Temo que eles alcancem, mais do que uma hegemonia, uma unanimidade. Temo que chegue o dia em que nada mais se converse à mesa, por conta desse discutibilíssimo privilégio de se ouvir música alta enquanto se bebe e se come. Para uma conversa, sempre restará, é verdade, o recurso da leitura labial – mas não farão falta o timbre e a entonação da voz da pessoa amiga?

      Vejo esse hábito de “animar” com muitos decibéis de música imposta os lugares em princípio concebidos para o lazer e a sociabilidade como uma dessas extravagâncias que acabam se fazendo naturais. Enormes receptores de TV se associam, por vezes, ao show de estímulos que nos distraem da nossa companhia, do que temos a pensar, a dizer e a ouvir. Uma espécie de confusa obrigação de festa e alegria ruidosa vai-se impondo aos passivos frequentadores, que acabam se esquecendo da boa recompensa que pode haver numa estimulante “conversa ao vivo”, na qual as palavras mesmas, as nossas e as alheias, constituem a música e o sentido de estarmos juntos.

                                                                     (TENÓRIO, Adalberto. inédito

A reação negativa do autor diante da tendência crescente de se fazer ouvir música ao vivo em bares e restaurantes justifica-se pelo argumento de que esses estabelecimentos

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

     

    Pode ser confirmado pelo trecho "Temo que chegue o dia em que nada mais se converse à mesa, por conta desse discutibilíssimo privilégio de se ouvir música alta enquanto se bebe e se come"

  • Vejo esse hábito de “animar” com muitos decibéis de música imposta os lugares em princípio concebidos para o lazer e a sociabilidade como uma dessas extravagâncias que acabam se fazendo naturais.

    Gabatito

    A

  • Está pedindo a reação negativa = Traem.

    Insistem, comprovam, estimulam, confirmam = positivas.

  • Letra (a)

     

    Vejo esse hábito de “animar” com muitos decibéis de música imposta os lugares em princípio concebidos para o lazer e a sociabilidade como uma dessas extravagâncias que acabam se fazendo naturais Enormes receptores de TV se associam, por vezes, ao show de estímulos que nos distraem da nossa companhia, do que temos a pensar, a dizer e a ouvir. Uma espécie de confusa obrigação de festa e alegria ruidosa vai-se impondo aos passivos frequentadores, que acabam se esquecendo da boa recompensa que pode haver numa estimulante “conversa ao vivo”, na qual as palavras mesmas, as nossas e as alheias, constituem a música e o sentido de estarmos juntos.

  • Complementando..

     

     

    Fundamentação

     

     

    Início do segundo parágrafo

     

    (...)

     

    Vejo esse hábito de “animar” com muitos decibéis de música imposta os LUGARES em PRINCÍPIO concebidos para o LAZER e a SOCIABILIDADE como uma dessas extravagâncias que acabam se fazendo naturais.

     

     

     

    Assertiva:

     

    a) traem sua RAZÃO DE SER, que seria a de constituírem um espaço habilitado para oferecer LAZER e SOCIABILIDADE

     

     

     

    Erros:

     

     

    b) insistem em somar televisores ligados aos estímulos sensoriais já exagerados que impõem aos seus clientes. 

     

    c) comprovam que a música alta e ruidosa constitui uma alternativa para quem não se mostra interessado em conversar. 

     

    d) estimulam mais a alegria ruidosa de seus clientes habituais do que a circunspecção profunda dos mais tímidos. 

     

    e) confirmam sua vocação crescente, que é a de poupar conversas fúteis àqueles que lá vão em busca de alegria. 

     

     

     

     

     

    GABARITO LETRA A

  • VEJAM QUE A B NÃO É CAUSA PRINCIPAL, SENDO APENAS UMA CONSEQUENCIA DE QUE AS MUSICAS "AO VIVO" ATRAPALHAM UMA "BOA CONVERSA AO VIVO", EM VIRTUDE DE SEREM MUITO ALTAS.

  • Eu adoro um lugar mais silencioso, onde tenha um bom café - tomável sem açucar - e seja possível conversar.

     

    Apesar de eu não ter nada contra, JAMAIS me encontrarão em uma Balada Sertaneja Hehehe

     

     

    Vida à cultura democrática, C.H.