-
Errei da forma mais linda possível. Quando li "segundo desses vocábulos", achei que se referia à mediação, enquanto o "primeiro" se referia à conciliação.
ERROS:
A) Não é irrisória, basicamente, o cara destrói "conciliação" e paga um pau danado pra "mediação".
B) Palavras do autor: " Não são, portanto, sinônimos."
C) Não são nada semelhantes, de acordo com o autor.
D) ... é o conoeito de mediação, só que o "segundo" se refere à conciliação.
E) CORRETA.
-
A mediação, ao contrário, não cria uma posição eclética ou confusa, mas constrói um ponto estratégico para se avaliar criticamente as diferenças em jogo.
- o primeiro desses vocábulos (Mediação) indica uma posição mais consequente por analisar de modo crítico as divergências entre as partes conflitantes.
-
Atentar que a ordem que os vocábulos aparecem no texto é diferente da ordem na questão.
-
Quem mais marcou seguindo a ordem do 2º parágrafo? --'
-
pegadinha horrorosa!
-
Letra (e)
e) Certo. o primeiro desses vocábulos indica uma posição mais consequente por analisar de modo crítico as divergências entre as partes conflitantes.
Um dos sentidos do vocábulo mediação, no dicionário Houaiss, é a ação de servir como intermediário. Já o vocábulo conciliação, no mesmo dicionário, é ação de apaziguar, pacificar, harmonizar. Não são, portanto, sinônimos.
A conciliação exerce, em geral, a função retórica de aplainar ou mesmo recusar as diferenças que caracterizam lados opostos de uma mesma questão. Com isso, tenta-se canhestramente aglutinar possíveis semelhanças, o mais das vezes superficiais, e evita-se enfrentar a contradição principal entre os contendores. A mediação, ao contrário, não cria uma posição eclética ou confusa, mas constrói um ponto estratégico para se avaliar criticamente as diferenças em jogo.
-
copiando do colega Diego DC: errei da mesma forma... rsrs... aff... :/
Errei da forma mais linda possível.
Quando li "segundo desses vocábulos", achei que se referia à mediação, enquanto o "primeiro" se referia à conciliação.
-
Na dúvida, releia o texto.
-
MAL AMADO!
-
rapaz...fcc tá cada vez mais cão
-
Nossa, fui induzida ao erro de forma fantástica! Tenho que tirar o chapéu para quem elaborou essa questão!
-
Complementando
Tem que se ligar no comando da questão, FCC tá cada dia mais safadinha..kk
Comando:
Ao determinar o sentido e o alcance dos vocábulos mediação e conciliação, o autor conclui que..
Quando ele fala nas assetivas em ''primeiro'', ou mesmo ''segundo'', ele se refere a ordem dada na sentença acima(comando). Não se refere a ordem do segundo parágrafo.
Assertiva:
e) o primeiro desses vocábulos indica uma posição mais consequente por analisar de modo crítico as divergências entre as partes conflitantes.
Fundamento:
A mediação, ao contrário, não cria uma posição eclética ou confusa, mas constrói um ponto estratégico para se avaliar criticamente as diferenças em jogo.
Erros:
a) é irrisória a diferença que há entre eles, uma vez que ambos postulam uma semelhante posição de equilíbrio e sensatez diante de uma divergência.
trecho do texto: Um dos sentidos do vocábulo mediação, no dicionário Houaiss, é a ação de servir como intermediário. Já o vocábulo conciliação, no mesmo dicionário, é ação de apaziguar, pacificar, harmonizar. Não são, portanto, sinônimos. (§1)
b) constituem um caso de sinonímia e de antonímia ao mesmo tempo, a depender da intenção de quem os venha a empregar.
trecho do texto: Não são, portanto, sinônimos. (2ª linha do §1)
c) aplicam-se a posições aparentemente semelhantes entre si, que, no entanto, ambos distinguem drasticamente, de uma vez por todas.
trecho do texto: Não são, portanto, sinônimos. (2ª linha do §1)
d) o segundo desses vocábulos é mais oportuno porque insiste num maior aprofundamento dos elementos controversos.
justificativa: Não há elementos no texto que se refiram a qual é mais oportuno. Além do fato desse maior aprofundamento dos elemento controversos se referir a MEDIAÇÃO, que é o primeiro elemento do comando. Não o segundo elemento.
GABARITO LETRA E
-
Só pra não esquecer:
Sinonímia
Relação estabelecida entre duas ou mais palavras que apresentam significados iguais ou semelhantes, ou seja, os sinônimos. Exemplos: bondoso – caridoso; distante – afastado; cômico – engraçado.
Antonímia
Relação estabelecida entre duas ou mais palavras que apresentam significados diferentes, contrários, ou seja, os antônimos. Exemplos: bondoso – maldoso; bom – ruim; economizar – gastar.
https://www.estudopratico.com.br/semantica/
-
Quem nunca Diego. hahaha
-
Insta salientar, por oportuno, que esses dois conceitos caem muito em prova de CPC.
Destarte, FAÇO UM RESUMINHO ABAIXO:
Conciliação -> não ha vinculo anteriro com as partes, preferencialmente
Medicação -> Há vinculo com as partes, preferencialmente.
Abraçoss.
-
FCC continua me pegando nas peguinha dela. Até quando?
-
Aos que estudam Processo Civil, e reiterando o comentário do colega Bruno, eis os dispositivos do NCPC referentes ao assunto da questão:
Art. 165
§ 2º O conciliador, que atuará preferencialmente nos casos em que não houver vínculo anterior entre as partes, poderá sugerir soluções para o litígio, sendo vedada a utilização de qualquer tipo de constrangimento ou intimidação para que as partes conciliem.
§ 3º O mediador, que atuará preferencialmente nos casos em que houver vínculo anterior entre as partes, auxiliará aos interessados a compreender as questões e os interesses em conflito, de modo que eles possam, pelo restabelecimento da comunicação, identificar, por si próprios, soluções consensuais que gerem benefícios mútuos.
-
CORRETO
e) o primeiro (MEDIAÇÃO) desses vocábulos indica uma posição mais consequente por analisar de modo crítico as divergências entre as partes conflitantes.
TRECHO DO 2º PARÁGRAFO
A mediação, ao contrário, não cria uma posição eclética ou confusa, mas constrói um ponto estratégico para se avaliar criticamente as diferenças em jogo.
-
O que significa " uma posição mais consequente "?
-
Essa questão foi reescrita do texto com outras palavras:
E) o primeiro desses vocábulos (mediação) indica uma posição mais consequente por analisar de modo crítico as divergências entre as partes conflitantes.
*
A mediação, ao contrário, não cria uma posição eclética ou confusa, mas constrói um ponto estratégico para se avaliar criticamente as diferenças em jogo.
#FÉFORÇAFOCO... Avante concurseiros !
-
Rafael,
Da redação deste texto, podemos atestar que, segundo o autor:
A CONCILIAÇÃO se apresenta de forma ECLÉTICA E CONFUSA, ou seja, INCONSEQUENTE,
enquanto a MEDIAÇÃO se apresenta de forma NÃO ECLÉTICA E NÃO CONFUSA, ou seja, CONSEQUENTE.
Bons estudos!
-