SóProvas


ID
260458
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Dentre as frases abaixo, a única clara e correta é:

Alternativas
Comentários
  • Comentário objetivo:

    a) Ao promover e colaborar com a compreenção COMPREENSÃO desses problemas associados a aspectos tanto étnico quanto sociais, de cujo enfrentamento tanto se depende, ele fica feliz.

    b) É ele quem responde pela mediação e interlocução de sua comunidade com os agentes públicos, e isso parece ser um alento para voltarem A acreditar numa utopia.

    c) Sempre foi excessiva a dor associada às minhas dificuldades, mas, com o amadurecimento intelectual e o trabalho como educador, fez-me ME FEZ ver que isso só me fortaleceu.

    d) Daqui a pouco deve haver nova onda de ataques, como se anunciou, desencadeado DESENCADADA pelos grupos mais radicais, que expontaneamente ESPONTANEMANETE assumiram o iminente litígio.

    e) Os extratos das suas contas-correntes comprovam como são exíguos os recursos de que dispõe, prova inconteste de que dilapidou sua herança, em total menosprezo àqueles que o criaram. PERFEITO! 

  • Daniel,

    Na letra C não posso aletrar a  ordem do pronome me. 
    c) Sempre foi excessiva a dor associada às minhas dificuldades, mas, com o amadurecimento intelectual e o trabalho como educador,
       fez me ver que isso só me fortaleceu.
  • GALERA, acertei a questão, mas to com dúvida em relação ao erro na letra C.


    A palavra "MAS" pode vir entre vírgulas?

    A vírgula, nesse caso, só não seria antes de "MAS"?

    AJUDEM-ME POR FAVOR
  • Comentário retirado do FC, eu concordo:

    Problema de construção, concordância, etc...

    Vamos primeiro interpretar a frase: quem fez ver que a dro excessiva fortaleceu o autor? Pois é, foi o amadurecimento intelectual e o trabalho como educador. Por isso, teríamos que tirar a preposição que está antes do sujeito e acertar o verbo para que ele concorde com os sujeitos. Ahh tem a vírgula que no caso separa o sujeito do verbo, tem q tirar.

    Assim:

    Sempre foi excessiva a dor associada às minhas dificuldades, mas, o amadurecimento intelectual e o trabalho como educador fizeram-me ver que isso só me fortaleceu.
  • a) CompreeNDer - deriva - CompreeNSão ( ND-NS);
    b) voltarem ( VTI) - voltarem à acreditar;
    c) antes de pronome não ocorre crase. (as minhas); esta correto " Fez-me" pois é ênclise, visto que a próclise é sempre bem vinda, menos no início da oração.
    d) Espontaneamente !!!

    LETRA E CORRETA.
  • Tentando ajudar,

    letra a) Errada. O certo é compreensão.

    letra b) Errada. O certo é voltarem a acreditar.

    letra c) Errada. O certo seria substituir o COM por O. Assim, "o amadurecimento intelectual e o trabalho como educador fizeram-me ver" (sem a vírgula) estaria correto. Como a oração utiliza "com o amadurecimento", deveria utilizar outro termo como: "com o amadurecimento intelectual e o trabalho como educador, percebi..."

    letra d) Errada.  A vírgula antes de ataque é proibida por isolar onda de ataques de como se anunciou, Veja que essa vírgula "quebra" o sentido da oração. Na dúvida o candidato deve atentar se a vírgula está quebrando a harmonia da oração. Se estiver provocando desarmonia, está errada.

    letra e) Certa.

    Espero ter ajudado, bons estudos! :)
  • b)É ele quem responde pela mediação e interlocução de sua comunidade com os agentes públicos, e isso parece ser um alento para voltarem acreditar numa utopia.

    Voltar a acreditar

    c)Sempre foi excessiva a dor associada às minhas dificuldades, mas, com o amadurecimento intelectual e com o trabalho como educador, fez-me ver que isso só me fortaleceu.

    fizeram-me
  • Complementando pois um dos comentários foi feito de forma errada sobre o assunto.

    o uso da 
    crase antes do pronome possessivo feminino é facultativo. Quer dizer, pode-se omitir o acento que não fica errado. 
    Disse à minha mãe que voltaria cedo
    Disse a minha mãe que voltaria cedo

  • Esta questão não me parece totalmente esclarecida.


    e) Os extratos das suas contas-correntes comprovam como são exíguos os recursos de que dispõe, prova inconteste de que dilapidou sua herança, em total menosprezo àqueles que O criaram.

    No caso o menosprezo é com relação às pessoas que eram responsáveis pelo sujeito, aos tutores, pais, enfim.
    .

    Mas não poderia ser com relação às pessoas que criaram - formaram, conceberam - a herança material 
    ? Ou seja, o contexo não trás ambiguidade?

    Achei confusa..


  • e) Os extratos das suas contas-correntes comprovam como são exíguos os recursos de que dispõe, prova inconteste de que dilapidou sua herança, em total menosprezo àqueles que o criaram.

    Outro detalhe: Esse "de" está correto? Se não me engano, sendo dilapidar VTD, não seria o caso de "(...) prova inconteste que dilapidou (...)"?

  • George Andrade,

     

    Refazendo o trecho, acho que ficaria assim: "... dilapidou sua herança de prova inconteste...". Acredito que funcione como um adjunto adverbial de modo ou algo assim.

    Ou seja, arruinou sua herança de forma incontestável (é mais ou menos esse o sentido).

     

    Se estiver errado, corrija-me.

    Bons estudos!!!