SóProvas


ID
2605198
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Zabala (1998), a corrente construtivista considera o ensino como “um processo de construção compartilhada de significados, orientados para a autonomia dos alunos.” Para que esse processo ocorra de modo eficaz, o professor deve buscar metodologias que:

Alternativas
Comentários
  • O professor deve trabalhar no sentido de desenvolver a atividade mental auto-estruturante do aluno a qual possibilita estabelecer relações, generalizações, descontextualização e a atuação autônoma, supõe que o aluno entende o que faz e por que o faz e tem consciência, em qualquer nível, do processo que está seguindo. Mas alerta, que para o estudante atingir este nível o professor deve dar significado ao ensino, ajudando-o a compreender este significado, motivando-o, na medida em o faz sentir que sua contribuição será necessário para aprender.

     

    Fonte:http://calhauead.blogspot.com.br/2013/03/resenha-pratica-educativa-como-ensinar.html

  • DESCONTEXTUALIZAÇÃO??? Não entendi...

  • Falta a alternativa "E" para saber-mos se será uma alternativa bizarra...

  • GABARITO: B

  • O professor deve procurar metodologias que favoreça a descontextualização ??? ainda sem entender ....

  • não entendi essa questão

  • A questão trata da corrente construtivista de acordo com  Zabala (1998), solicita que seja indicada a alternativa que contém metodologias que garantem que o processo de ensino ocorra de modo eficaz. 
    A) utilizem o apoio lúdico, a formação de equipes fixas de alunos, as aulas de recuperação e a ênfase na memorização de conteúdos
    (ERRADO) O autor critica as técnicas didáticas baseadas na memorização mecânica. Para ele, é preciso exigir dos alunos análise, síntese e avaliação do trabalho; estabelecer um ambiente e relações que facilitem a autoestima e o autoconceito; promover canais de comunicação entre professor/aluno, aluno/aluno; potencializar a autonomia, possibilitando a metacognição; avaliar o aluno conforme sua capacidade e esforço. Já a organização grupal dos alunos, assim como todas as atividades a serem programadas/desenvolvidas pela escola e a própria forma de gestão que esta emprega, devem levar em consideração os tipos de aprendizagens que estão proporcionando a seus alunos e os objetivos expressos pela própria escola. É importante refletir sobre a importância de se organizar o grupo de alunos levando em consideração o tipo de aprendizagem e conteúdo que espera-se desenvolver, percebendo que a organização social da classe tem relação direta com a aprendizagem. O autor defende ainda que o professor necessita diversificar as estratégias, propor desafios, comparar, dirigir e estar atento à diversidade dos alunos, o que significa estabelecer uma interação direta com eles. A atuação do professor deve ser de acordo com os processos subjacentes à aprendizagem dos diferentes tipos de conteúdo, assim a memorização é indicada para ensinar conteúdos factuais, pois os fatos se aprendem mediante atividades de cópia mais ou menos literais, com o fim de integrá-los nas estruturas do conhecimento, na memória. O caráter reprodutivo dos fatos implica exercícios de repetição verbal. Repetir tantas vezes quanto seja necessário até que se consiga a automatização da informação. Assim, as atividades básicas para as sequenciais de conteúdos factuais são aquelas que têm exercícios de repetição. 
    B) promovam a atividade mental auto estruturante, que possibilite estabelecer relações, generalizações, descontextualização e atuação autônoma 
    (CORRETO) O autor lista uma série de funções dos professores em relações interativas necessárias para facilitar a aprendizagem, entre elas, promover atividade mental auto estruturante que permita estabelecer o máximo de relações com o novo conteúdo, atribuindo-lhe significado no maior grau possível e fomentando os processos de metacognição que lhe permitam assegurar o controle pessoal sobre os próprios conhecimentos. 
    C) proponham ensino uniformizador, exercitação massiva, ambiente pedagógico imutável e papéis idênticos para alunos e professores 
    (ERRADO) De acordo com o autor, o professor possui uma série de funções nas relações interativas: o planejamento e a plasticidade na aplicação desse plano, o que permite uma adaptação às necessidades dos alunos; levar em conta as contribuições dos alunos no início e durante as atividades; auxiliá-los a encontrar sentido no que fazem, comunicando objetivos, levando-os a enxergar os processos e o que se espera deles; estabelecer metas alcançáveis; oferecer ajuda adequada no processo de construção do aluno; promover o estabelecimento de relações com o novo conteúdo apresentado, e exigir dos alunos análise, síntese e avaliação do trabalho; estabelecer um ambiente e relações que facilitem a autoestima e o autoconceito; promover canais de comunicação entre professor/aluno, aluno/aluno; potencializar a autonomia, possibilitando a metacognição; avaliar o aluno conforme sua capacidade e esforço. Portanto, os papéis de professores e alunos são distintos. O autor também defendia a existência de materiais curriculares diversificados, facilitando a elaboração de propostas singulares. A pertinência dos materiais é determinada pelo uso que se faz deles, nos diferentes contextos educativos, sem intenção de uniformização. 
    D) enfatizem atividades voltadas para a tecnologia, o domínio da norma culta na aquisição da língua escrita e a organização da turma em grande grupo 
    (ERRADO) Os conteúdos explicam as intenções educativas e não se reduzem unicamente às contribuições das disciplinas ou matérias tradicionais. São conteúdos de aprendizagem todos aqueles que possibilitam o desenvolvimento das capacidades motoras, afetivas, de relação interpessoal e de inserção social. As atividades de aprendizagem são substancialmente diferentes segundo a natureza do conteúdo. Já sobre a organização da turma, cada tipo de agrupamento de estudantes comporta potencialidades educativas específicas, que devem ser consideradas pelo professor como uma variável metodológica relevante no desenvolvimento de seu trabalho. 
    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B.
  • O Professor faz a explicação da questão, porém não especifica nada sobre a palavra DESCONTEXTUALIZAÇÃO. Continuo sem entender. Alguém que possa explicar-me por favor?

  • Descontextualização?

  • Uma palavra chave do Zabala é "atuação autônoma".

    Espero ter ajudado