SóProvas


ID
2605693
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      As crianças gostam de brincadeiras que sejam imitativas e repetitivas, mas, ao mesmo tempo, inovadoras. Firmam-se no que lhes é conhecido e seguro, e exploram o que é novo e nunca foi experimentado.

      O termo “arremedo” pode implicar algum grau de intenção, mas imitar, ecoar ou reproduzir são propensões psicológicas (e até fisiológicas) universais que vemos em todo ser humano e em muitos animais.

      Merlin Donald, em Origens do pensamento moderno, faz uma distinção entre arremedo, imitação e mimese: o arremedo é literal, uma tentativa de produzir uma duplicata o mais exata possível. A imitação não é tão literal quanto o arremedo. A mimese adiciona uma dimensão representativa à imitação. Em geral, incorpora o arremedo e a imitação a um fim superior, o de reencenar e representar um evento ou relação. O arremedo, segundo Donald, é visto em muitos animais; a imitação, em macacos e grandes primatas não humanos; a mimese, apenas no ser humano.

      A imitação, que tem um papel fundamental nas artes cênicas, onde a prática, a repetição e o ensaio incessantes são imprescindíveis, também é importante na pintura e na composição musical e escrita. Todos os artistas jovens buscam modelos durante os anos de aprendizado. Nesse sentido, toda arte começa como “derivada”: é fortemente influenciada pelos modelos admirados e emulados, ou até diretamente imitados ou parafraseados.

      Mas por que, de cada cem jovens músicos talentosos ou de cada cem jovens cientistas brilhantes, apenas um punhado irá produzir composições musicais memoráveis ou fazer descobertas científicas fundamentais? Será que a maioria desses jovens, apesar de seus dons, carece de alguma centelha criativa adicional? Será que lhes faltam características que talvez sejam essenciais para a realização criativa, por exemplo, audácia, confiança, pensamento independente?

      A criatividade envolve não só anos de preparação e treinamento conscientes, mas também de preparação inconsciente. Esse período de incubação é essencial para permitir que o subconsciente assimile e incorpore influências, que as reorganize em algo pessoal. Na abertura de Rienzi, de Wagner, quase podemos identificar todo esse processo. Há ecos, imitações, paráfrases de Rossini, Schumann e outros − as influências musicais de seu aprendizado. E então, de súbito, ouvimos a voz de Wagner: potente, extraordinária (ainda que horrível, na minha opinião), uma voz genial, sem precedentes.

      Todos nós, em algum grau, fazemos empréstimos de terceiros, da cultura à nossa volta. As ideias estão no ar, e nos apropriamos, muitas vezes sem perceber, de frases e da linguagem da época. A própria língua é emprestada: não a inventamos. Nós a descobrimos, ainda que possamos usá-la e interpretá-la de modos muito individuais. O que está em questão não é “emprestar” ou “imitar”, ser “derivado”, ser “influenciado”, e sim o que se faz com aquilo que é tomado de empréstimo.

(Adaptado de: SACKS, Oliver. O rio da consciência. Trad. Laura Teixeira Motta. São Paulo: Cia. das Letras, 2017, ed. digital) 

A imitação, que tem papel fundamental nas artes cênicas, onde a prática, a repetição e o ensaio incessantes são imprescindíveis... (4° parágrafo)


Sem prejuízo para a correção e o sentido, o segmento sublinhado acima pode ser substituído por:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

     

    Oração subordinada adjetiva

     

     

     

    Restritiva:   Sem vírgula: Aquele carro que comprei ontem é bom.

     

    Explicativa: Com vírgula: A imitação, que tem papel fundamental nas artes cênicas, onde a prática

  • Letra (b)

     

    Ao construir orações, nem sempre os pronomes relativos (que, quem, qual, onde, quanto e cujo) são empregados adequadamente. Além disso, o pronome “cujo” é um dos que mais geram dúvidas na hora da escrita. Seguem explicações sobre como utilizá-lo adequadamente.

     

    “Cujo” só é utilizado quando se indica posse, isto é, se algo pertence a alguém. A concordância em gênero e número é feita com a palavra seguinte ao “cujo”.

     

    Ex:

    O projeto, cujo funcionário responsável está viajando, já está pronto.

    A empresa, cuja fachada foi destruída pelo fogo, será reformada em breve.

     

    Embora comum, é errado usar artigos definidos depois do pronome.

    A equipe cujo o resultado foi o melhor terá financiamento. (Uso inadequado)

     

    Os artigos devem ser unidos ao “cujo”: cujo + o = cujo / cujo + a = cuja / cujo +os = cujos / cujo + as = cujas.

     

    Exs:

    A equipe cujo resultado foi o melhor terá financiamento. (Uso correto)

    Cuidado também quando o verbo seguinte ao “cujo” for regido por preposição, pois ela não pode ser omitida.

     

    Exs:

     

    Aquela é a empresa a cuja diretora me refiro (quem se refere, refere-se a).

    Esta é a funcionaria com cujas ideias todos concordam (quem concorda, concorda com).

    Atenção, portanto, ao uso do pronome relativo “cujo”.

     

    Fonte: http://escreverbem.com.br/saiba-usar-corretamente-o-pronome-relativo-cujo/

  • porque nao cabe a crase ! o Verbo possui não exige preposiçaõ, pois é VTD. Por isso não pode haver crase !

  • Complementando:

     

     

     

     

    A imitação, que tem papel fundamental nas artes cênicas, onde a prática, a repetição e o ensaio incessantes são imprescindíveis... (4° parágrafo)

     

     

     

     

     

    a) o qual é papel fundamental. [O ''que'' faz referência a imitação,que tá no feminino. Logo cabe ''a qual''. Assim: erro de concordância]

     

     

     b) cujo papel é fundamental. [Cujo é um pronome relativo, que deve estar entre dois substantivos(imitação-papel) indicando posse, como na questão.]

     

     

     c) onde há um papel fundamental. [Onde deve ter um referente LOCATIVO, o que não ocorre na questão.]

     

     

     d) à qual possui um papel fundamental. [Não há crase, quem imitita, imita alguém.. não há termo que exige a preposição a ]

     

     

     e) pelo qual se constitui papel fundamental. [Além do erro de concordância (pelo), não há termo que exige a regência da preposição por]

     

     

     

     

    GABARITO LETRA B

  • Apesar de o verbo "ter" ser classificado como VTD, conforme dito pelo colega, não cabe crase, pois a função sintática do pronome relativo nessa frase é de sujeito e não há sujeito preposicionado. Com essa informação já da para matar os itens c), d), e). O termo antecedente "A imitação" está no feminino, não pode ser "o qual". Lembrando que o pronome relativo cujo passa uma ideia de posse e concorda com o termo consequente (por isso está no masculino ao concordar com papel), não admite artigo posposto. 

    Para identificação do sujeito é só fazer a pergunta para o verbo: Quem tem papel fundamental? - Resposta - A imitação que está sendo substituída pelo pronome relativo cujo.

    Bons estudos.

  •  A imitação, que tem um papel fundamental nas artes cênicas, onde a prática, a repetição e o ensaio incessantes são imprescindíveis, também é importante na pintura e na composição musical e escrita. 

     

    O pronome relativo esta substituindo a palavra imitação:

     

     A imitação tem um papel fundamental nas artes cênicas

    A imitação  também é importante na pintura e na composição musical e escrita. 

     

    a)o qual é papel fundamental 

     A imitação, o qual tem um papel fundamental nas artes cênicas. Acredito que o correto seria: A imitação a qual tem um papel fundamental nas artes cênicas...pra concordar com imitação que é palavra feminina

     

     b)cujo papel é fundamental 

    A imitação, cujo papel é fundamental nas artes cênicas

    -Cujo deve indicar posse: papel da imitação (segundo do primeiro)

    -vem entre dois substantivos: imitação e papel

    -concorda com o consequente: papel (masculino)

    -não adminite posposição do artigo "o" (cujo o é proibido)

     

    GABARITO

     

     c)onde há um papel fundamental

    A imitação, onde há um papel fundamental nas artes cênicas

    O pronome onde só pode ser usado para fazer referência a lugares, pois funciona como adjunto adverbial.

     

     d)à qual possui um papel fundamental 

    A imitação, à qual possui um papel fundamental nas artes cênicas

    Quem possui, possui alguma coisa, portanto o verbo é transitivo direto e sendo assim não poderia haver crase antes do "qual"

     

     e) pelo qual se constitui papel fundamental 

    A imitação, pelo qual se constitui papel fundamental nas artes cênicas

    Quem possui, possui alguma coisa, portanto o verbo é transitivo direto e sendo assim não poderia haver a preposição  "pelo" antes do a qual

     

    Por favor, me corrijam se eu estiver errado!!!!

  • Lembrar que: 

    1º. Orações subordinadas adjetivas são introduzidas por pronome relativo: que, o qual e seus derivados, cujo, onde, quem. 
    2º. A conjunção "QUE" equivale a "O QUAL" e seus derivados.

    Entretanto, deve-se se cuidar quanto à efetiva substituição de "que" por "o qual" e seus derivados. 
    Pois a gramática não admite que na oração subordinada adjetiva RESTRITIVA (ou seja, sem vírgula) seja substituída a conjunção "que" por "o qual" e seus derivados. 
    Somente é admissível a substituição da conjunção "que" por "o qual" e seus derivados no caso de oração subordinada adjetiva EXPLICATIVA (ou seja, com vírgula).

    3º. O acréscimo ou supressão de vírgulas sempre manterá a correção gramatical, uma vez que depende da intenção do escritor (pode usar uma expressão no sentido figurado/conotativo ou denotativo/dicionário), mas acarretará, SEMPRE, alteração de sentido.

  • CUJO

    - Indica posse

    - Sua concordância ( gênero e nº) são feita, com a palavra seguinte de do cujo.

    - Ex: O projeto, cujo funcionário responsável está viajando, já está pronto.A empresa, cuja fachada foi destruída pelo fogo, será reformada em breve.

    - ex: Aquela é a empresa a cuja diretora me refiro (quem se refere, refere-se a).

  • Complementando o belíssimo comentário do Thiago:

    Como saber se do "CUJO" tem sentido de posse: basta fazer a troca EX:

     

    O projeto, cujo funcionário responsável está viajando, já está pronto. ( Funcionário do projeto)

    A empresa, cuja fachada foi destruída pelo fogo, será reformada em breve. (Fachada da empresa)

    QUESTÃO: A imitação, que tem papel fundamental nas artes cênicas... (Papel fundamental da imitação)

    *

    #FÉFORÇAFOCO

     

  • A utilização de "onde", na passagem do texto, está correta?

    Na língua culta, escrita ou falada, "onde" deve ser limitado aos casos em que há indicação de lugar físico, espacial. Quando não houver essa indicação, deve-se preferir o uso de em que, no qual (e suas flexões na qual, nos quais, nas quais) e nos casos da ideia de causa / efeito ou de conclusão. (Fonte: https://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint39.php)

  • Há uma relação de posse entre PAPEL  e IMITAÇÃO. 

    Fui na B mesmo

  • Só eu não consegui ver essa relação de posse?