SóProvas


ID
2606065
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGM de João Pessoa - PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A respeito de orçamento público, julgue o item seguinte.


O orçamento-programa consiste no processo de elaboração de orçamento que exige dos gestores, a cada novo exercício, a justificativa detalhada dos recursos solicitados.

Alternativas
Comentários
  • O orçamento base zero consiste no processo de elaboração de orçamento que exige dos gestores, a cada novo exercício, a justificativa detalhada dos recursos solicitados.

    Resposta: Errada

  • GABARITO ERRADO

     

    A questão trata do ORÇAMENTO BASE ZERO

     

    Algumas características dessa espécie de orçamento:

     

    • Análise crítica de todos os recursos solicitados pelos órgãos

    • Não possui direito adquirido, por isso o orçamento parte sempre do zero

    • É um processo de tomada de decisões

    • São confrontados os novos programas pretendidos com os programas em execução

    • É mais caro, difícil e lento para ser elaborado

    • Surgiu no Texas - EUA

  • Características do ORÇAMENTO BASE ZERO:
         

    * Todos os programas devem ser justificados a cada início de um novo ciclo orçamentárionão existindo direitos adquiridos sobre verbas anteriormente outorgadas

     * As solicitações de recursos não obedecem a nenhuma prioridade;

     * Revisão crítica dos gastos tradicionais de cada área, e estimativas dos curstos para o exercício seguinte, partindo-se de uma nova base, ou seja, base zero;

     * Criação de alternativas para facilitar a escala de prioridades ou relevância na alocação dos recursos, que serão levadas para decisão superior.

     

    Características do ORÇAMENTO PROGRAMA:

     

    * Integração, planejamento, orçamento; 

    *Quantificação de objetivos e fixação de metas;

    *Relações insumo-produto;

    *Alternativas programáticas;

    * Acompanhamento físico-financeiro;

    * Avaliação de resultados; e

    *Gerência por objetivos.

  • TODO ANO COMEÇAR DO ZERO = BASE-ZERO

  • ORÇAMENTO BASE-ZERO = Começa do Zero.

  • 1) Orçamento tradicional/ clássico - peça meramente contábil, sem nenhuma espécie de planejamento. Somente documento de previsão de receitas e despesas;

    2) Orçamento base zero - detalhamento justificado de todas as despesas públicas a cada ano, com se cada item fosse nova iniciativa do governo (Ex: LOA);

    3) Orçamento desempenho por realizações -  ênfase reside no desempenho organizacional, porém, há desvinculação entre planejamento e orçamento;

    4) Orçamento-programa - Instrumento de planejamento da ação do governo, por meio da identificação dos seus programas de trabalho, projetos e atividades. Estabelecimento de objetivos e metas (= alcance de resultados), 

     

    5) Orçamento participativo - participação real da população e alocação dos recursos de forma eficiente. Isso ocorreu principalmente nos Municípios. 

  • Orçamento base zero - detalhamento justificado de todas as despesas públicas a cada ano, com se cada item fosse nova iniciativa do governo. Não existe direito adquirido.

  • GABARITO: ERRADO.

    Orçamento-programa - Instrumento de planejamento da ação do governo, por meio da identificação dos seus programas de trabalho, projetos e atividades. Estabelecimento de objetivos e metas (= alcance de resultados), aplicável apenas a LOA.

  • QUESTÃO ERRADA.

     

    Estamos diante do ORÇAMENTO DE BASE ZERO.

     

    O Orçamento de Base Zero consiste basicamente em uma análise crítica de todos os recursos solicitados pelos órgãos governamentais. 

     

    Concentra a atenção na análise de objetivos e necessidades, o que fazer requer que cada administrador justifique seu orçamento proposto em detalhe e cada quantia a ser gasta, aumentando a participação dos gerentes de todos os níveis no planejamento das atividades e na elaboração dos orçamentos.

  • Orçamento programa = Quanto à forma de elaboração.

    Orçamento base zero = Quanto à forma de alocação de recurso.

  • Gabarito E.

    Trocou as definições. O conceito acima descrito é do orçamento Base Zero. 

  • ERRADO

    Orçamento base zero

  • Falou em JUSTIFICAR TUDO/ DETALHADO: ORÇAMENTO BASE ZERO

  • ORÇAMENTO BASE ZEROconsiste no processo de elaboração de orçamento que exige dos gestores, a cada novo exercício, a justificativa detalhada dos recursos solicitados.

  • Gente, alguém pode me explicar a diferença entre essas 2 questões? Estou realmente confusa.

     

    Ano: 2016

    Órgão: FUB

    Prova: Assistente em Administração

    Julgue o item a seguir, relativo ao orçamento público e à administração financeira dos entes estatais.

    O orçamento-programa detalha as despesas e as atividades programáticas de um ente estatal, incluindo minimamente os objetivos e propósitos da instituição em questão, os programas necessários para o atingimento desses objetivos, os custos programáticos e as medidas de desempenho.

    GABARITO: CERTO

     

    PS: Marquei como "ERRADO" pq tomei como base a essa questão.

  • Formation CP, acredito que a diferença principal está na questão em tela, onde evidencia a necessidade de "elaboração de orçamento que exige dos gestores, a cada novo exercício", haja vista que tratando-se de orçamento-programa não há necessidade de atualização a cada governo, uma vez que busca resultados a longo prazo

  • ERRADA

     

    ORÇAMENTO BASE-ZERO:

    - OS ÓRGÃOS  GOVERNAMENTAIS DEVEM JUSTIFICAR, NA FASE DE ELABORAÇÃO DA SUA PROPOSTA, A TOTALIDADE DE SEUS GASTOS.

    - ANÁLISE CRÍTICA.

    - ORÇAMENTO LENTO, CUSTOSO

    - A CADA ANO SE REALIZA UM NOVO PLANEJAMENTO.

  • Gabarito ERRADO.

    Gente vamos colocar o gabarito antes de explicações e adjacentes.


    O orçamento-base zero consiste no processo de elaboração de orçamento que exige dos gestores, a cada novo exercício, a justificativa detalhada dos recursos solicitados.



    Os cães ladram mas a caravana não para...

    Nunca desista dos seus sonhos.



  • Orçamento Programa é o tipo adotado no Brasil atualmente (difundido a partir da ONU e da CEPAU). Ele contempla programas temáticos, programas de gestão, de manutenção e operações especiais - Ele faz a integração entre o PPA e a LOA.

     

    Orçamento tradicional é aquele conhecido como clássico. É realizado de forma experimental - Não tem planejamento, mas tão somente o objeto da despesa.

     

    Orçamento desempenho tem o foco nos resultados, ou melhor, naquilo que o governo faz e não no que o governo compra.

     

    Orçamento base-zero é aquele em que sempre há um reexame crítico dos despêndios de cada área, tal qual sugere o nome. Sempre deve haver justificativas de todos os recursos solicitados de maneira detalhada - Não há direito adquirido em relação às verbas adquiridas no ano anterior.

  • A questão refere-se ao Orçamento Base Zero

  • Gab: Errado 

    É  orçamento base zero e não  orçamento programa.

  • Base 0 

     

  • O orçamento base zero consiste no processo de elaboração de orçamento que exige dos gestores, a cada novo exercício, a justificativa detalhada dos recursos solicitados.

  • Errado!

    Orçamento Programa é um sistema que presta particular atenção às coisas que o Governo realiza, mais do que às coisas que ele adquire. Portanto, no Orçamento Programa a ênfase é no que se realiza e não no que se gasta.


    Deus abençoe a todos nós!





  • A respeito de orçamento público, julgue o item seguinte.

     

    O orçamento-programa consiste no processo de elaboração de orçamento que exige dos gestores, a cada novo exercício, a justificativa detalhada dos recursos solicitados.

     

    AFIRMATIVA ERRADA, INCORRETA.

     

    Na verdade o conceito elencado na questão refere-se ao conceito de orçamento base zero. A parte que destaquei em vermelho "a cada novo exercício, a justificativa detalhada dos recursos solicitados" deixa forte a caracteristica do base zero.

     

    Ademais, colaciono trecho escrito pelo professor Fernando Gama: "O orçamento base zero ou por estratégia não é um tipo de orçamento, como o orçamento-programa ou o orçamento tradicional, mas sim uma técnica para a elaboração do orçamento-programa.

    O orçamento base zero é uma abordagem orçamentária, desenvolvida nos Estados Unidos, pela Texas Instruments Inc. Durante o ano de 1969, foi adotada pelo estado de Geórgia (governo de Jimmy Carter), com vistas ao ano fiscal de 1973. Nessa técnica orçamentária, na fase de elaboração da proposta orçamentária anual, os órgãos governamentais deverão justificar a totalidade de seus gastos.

    Deve ser feita a análise, a revisão e a avaliação de todas as despesas propostas e não apenas das solicitações que ultrapassam o nível de gasto já existente no exercício anterior; todos os programas devem ser justificados cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário.".

     

    Material do professor Gama disponível em: http://professorfernandogama.weebly.com/uploads/6/0/7/4/6074239/aula1_afo.pdf

     

     

    Segue lá @juniortelesoficial

     

     

     

  • Orçamento Programa: é o mais moderno tipo de Orçamento. Além de focar nas ações e realizações do governo, é uma ferramenta que permite operacionalizar tudo isso por meio do planejamento. Está mais interessado no que o governo realiza, e não com o que ele adquire. É a técnica que proporciona a união entre orçamento e planejamento;

  • Ele falou do base-zero.

  • Resposta: ERRADO

    A questão fez referente ao "Base-Zero".

     

    Mortais, fé na missão.

    Senhores, rumo à aprovação!

  • Base-zero.

  • Conceito do orçamento base zero, o foco dessa técnica de orçamentação é o objeto, diferente do orçamento programa, onde o foco é o objetivo/ resultado

  • É o orçamento base zero que rompe com o passado e deixa de lado os dados históricos de receitas e despesas e exige nova análise e justificativa para os gastos, de forma a não perpetuar erros históricos.

     

    by neto..

  • BASE ZERO

     

  • Conceito do  OBS - Orçamento Base Zero.

  • GABARITO: ERRADO

    Este é um conceito do Orçamento Base Zero.

    Orçamento Base Zero: 

    análise, revisão e avaliação de todas as despesas propostas e não apenas das solicitações que ultrapassam o nível de gasto já existente; TODOS os programas devem ser justificados cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário.

    Abraços.

  • Socorro

  • QUANDO VC VE AS PALAVRA "JUSTIFICAR TUDO E DETALHADO" = BASE ZERO (MODERNO / EUA)

    QUANDO VC VE AS PALAVRA "CONTABIL/ NECESSIDADE FINANCEIRA" = TRADICIONAL (NAO É MORDENO)

    QUANDO VC VE AS PALAVRA " ASPECTOS ADMINISTRATIVOS E PLANEJAMENTO" = ORÇAMENTO PROGRAMA (MODERNO)

    QUANDO VC VE AS PALAVRA "PARTICIPAÇAO DIRETA DA POPULAÇAO" = ORÇAMENTO PARTICIPATIVO (MODERNO)

    QUANDO VC VE AS PALAVRAS " ORÇAMENTO ANTES DO ATUAL, SEM PLANEJAMENTO" = DESEMPENHO (MODERNO)

    QUANDO VC VE AS PALAVRAS "%%AJUSTES MAGINAIS" = ORÇAMENTO INCRIMENTAL. (NAO É MODERNO)

  • O economista do Bolsonaro quer aplicar o Orçamento Base Zero!

     

  • Base-zero -> TUDO DETALHADO, por isso, muito lento

  • O orçamento BASE ZERO surgiu nos EUA pela Iniciativa PRIVADA.


    O orçamento PROGRAMA surgiu nos EUA pelo GOVERNO.

  •  ORÇAMENTO BASE ZERO

  • Base Zero

  • Base- Zero onde cada despesa é tratada como uma despesa nova

  • Errado!

    A questão se trata de orçamento Base Zero, e não de orçamento programa.

    ORÇAMENTO BASE-ZERO:

     

    todas as despesas devem ser justificadas a cada vez que se inicia um novo CICLO ORÇAMENTÁRIO, ou seja, tudo tem que começa do zero novamente. Desta forma, é fácil concluir que o orçamento base-zero NÃO permite a realização de um Planejamento de MÉDIO ou LONGO PRAZO.

    Veja outras questão para fixa melhor o conteúdo:

    O procedimento segundo o qual todas as unidades de uma mesma entidade planejam seu orçamento anualmente como se cada ano fosse independente um do outro é denominado orçamento

    A ) Orçamento Base-zero

    Segue lá, @sergio__juniior

  • Base- Zero   cada despesa é tratada como uma despesa nova

  • Quando falar em justificativa de programa e despesa é base zero

  • O orçamento base zero consiste no processo de elaboração de orçamento que exige dos gestores, a cada

    novo exercício, a justificativa detalhada dos recursos solicitados.

    Resposta: Errada

  • Base- Zero   cada despesa é tratada como uma despesa nova

  • Mais uma questão sobre orçamento base-zero (OBZ). Não avisamos que esse assunto cai muito em prova?

    Não é o orçamento-programa que exige isso dos gestores. É o OBZ! Bastava trocar essas palavras para que a questão ficasse correta.

    A ênfase do OBZ é na eficiência. Ele busca combater o aumento dos gastos, a ineficiência na utilização e alocação dos recursos e para evitar a perpetuação de erros históricos, o que acontecia no orçamento incremental: se ele fosse planejado errado desde o começo, os erros nunca seriam corrigidos e o desperdício de recursos seria enorme. É por isso que o OBZ quer saber o porquê de cada despesa realizada. É por isso que essa técnica orçamentária exige dos gestores, a cada novo exercício, a justificativa detalhada dos recursos solicitados.

    Gabarito: Errado

  • Ah tá então o orçamento-garota-de-programa não precisa de justificativas. Agora eu entendi, agora tudo está se encaixando.

  • é o conceito do BASE ZERO

  • orçamento base zero:

    analise critica de todos os recursos solicitados pelos orgãos

    sem direito adquirido

    baseado em pacotes de decisões

    justificativa a cada novo exercicio

  • Esse é o Base Zero

  • ERRADO

  • ORÇAMENTO PROGRAMA:

    > é o orçamento atual;

    > integr planejamento e orçamento;

    > ideitificação de prgramas de trabalho, projetos e atividades;

    > previsão dos custos relacionados;

    > estabelecimento de metas e objetivos.

  • Base zero que exige justificativa

  • Base zero que exige justificativa

  • A ênfase do OBZ é na eficiência. Ele busca combater o aumento dos gastos, a ineficiência na utilização e alocação dos recursos e para evitar a perpetuação de erros históricos, o que acontecia no orçamento incremental: se ele fosse planejado errado desde o começo, os erros nunca seriam corrigidos e o desperdício de recursos seria enorme. É por isso que o OBZ quer saber o porquê de cada despesa realizada. É por isso que essa técnica orçamentária exige dos gestores, a cada novo exercício, a justificativa detalhada dos recursos solicitados.

  • Orçamento base zero exige detalhamento, enquanto o orçamento programa precisa está vinculado à metas.

  • orçamento-programa é um tipo/espécie de orçamento e não uma elaboração de orçamento, a questão remete a elaboração do orçamento de base zero.
  • Muitas questões que falam sobre O.B.Z, utilizam o "justificam".

    A sistemática de elaboração orçamentária que exige a justificativa de cada recurso solicitado, sem fixar de antemão um valor orçamentário inicial e sem considerar os valores previstos no orçamento anterior, denomina-se: orçamento base zero (CERTO - CESPE)

  • Falou em JUSTIFICAR TUDO/ DETALHADO: ORÇAMENTO BASE ZERO

  • Orçamento Base-Zero! Começou o ano, justificar tudo de novo!!

  • A questão trata de orçamento base-zero.

    • Orçamento Base-Zero: sua ideia é a de que todas as despesas devem ser justificadas a cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário, ou seja, tudo tem que começar do zero novamente. Desta forma, é fácil concluir que o Orçamento Base-Zero não permite a realização de um planejamento de médio ou longo prazo;

    Gabarito: ERRADO