Correto!
Apos ler um pouco, entendi que o ponto de vista do examinador foi falar sobre as Concepções de Saviani, onde ele fala na pagina 58 de seu livro "Escola e Democracia", que:
Em suma, o momento de 30, no Brasil, através da ascensão do escolanovismo, correspondeu a um refluxo e até a um desaparecimento daqueles movimentos populares que advogavam uma escola mais adequada aos seus interesses. E por que isso?, A partir de 30, ser progressista passou a significar ser escolanovista. E aqueles movimentos sociais, de origem, por exemplo, anarquista, socialista, marxista, que conclamavam o povo a se organizar e reivindicar a criação de escolas para os trabalhadores, perderam a vez, e todos os progressistas em educação tenderam a endossar o credo escolanovista
Apos a breve leitura, entendemos que a sociedade, por falta de desejar mudanças sociais, engole a visão critica e fixando a visão escolanovista a fim de manter a sociedade capitalista atual.
Por isso, "A falta de condições objetivas é um dos impeditivos para a aplicação, em larga escala, dos princípios norteadores da concepção progressista".
Uma concepção de mudanças sociais que, com certeza, podem quebrar o dogma social do capitalismo!