SóProvas


ID
2606797
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Currículo em Movimento da Educação Básica do DF expressa, como um de seus pressupostos teóricos, a teoria crítica da educação, considerando, em sua organização curricular, conceitos como: ideologia; reprodução cultural e social; poder; classe social; capitalismo; relações sociais de produção; conscientização; emancipação e libertação; curriculo oculto; e resistência.

SEEDF. Currículo em Movimento da Educação Básica: Pressupostos Teóricos (com adaptações).

Com base no texto acima, julgue o item a seguir.


O currículo deverá contribuir para a emancipação dos sujeitos, por meio do conhecimento, considerando os interesses de classes.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Teorias críticas: argumenta que não existe uma teoria neutra, já que toda teoria está baseada nas relações de poder. Isso está implícito nas disciplinas e conteúdos que reproduzem a desigualdade social que fazem com que muitos alunos saem da escola antes mesmo de aprender as habilidades das classes dominantes. Percebe o currículo como um campo que prega a liberdade e um espaço cultural e social de lutas.

    fonte:https://www.infoescola.com/educacao/teorias-do-curriculo/

  • A ideia de Souza (2008, p.25) de que “todo currículo compreende uma seleção de elementos da cultura considerados válidos para serem transmitidos nas escolas” nos revela que os conteúdos selecionados para compor o currículo são elementos legitimados culturalmente pela sociedade e que essa seleção não ocorre de forma dissociada das relações de poder. 

  •    Teoria CRÍTICA objetivo questionar a teoria Tradicional não apresenta uma prosposta de ação. Características: emancipação, luta de classes e marxista.

  • Curriculo Real: é observado nas práticas cotidianamente desenvolvidas pelos sujeitos, a partir da dinâmicas que se construir, no caso da sala de aula, entre professores e alunos.

  • Considerando os interesses de classe? Alguém pra ajudar.