SóProvas


ID
260761
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

As palavras estão corretamente grafadas na seguinte frase:

Alternativas
Comentários
  • A) CORRETA!!
    B) desliZes
    C) frondoSA
    D) infli
    E) quis
  • Letra A
    Correção:

    b) Comete muitos deslises deslizes, talvez por sua espontaneidade, mas nada que ponha em cheque xeque sua reputação de pessoa cortês.
    c) Ele era rabugento e tinha ojeriza ao hábito do sócio de descançar descansar após o almoço sob a frondoza frondosa árvore do pátio.
    d) Não sei se isso influe influi, mas a persistência dessa mágoa pode estar sendo o grande impecilho empecilho na superação dessa sua crise.
    e) O diretor exitou hesitou ao aprovar a retenção dessa alta quantia, mas não quiz quis ser taxado de conivente na concessão de privilégios ilegítimos.


    Grande abraço e bons estudos.
  • Complementando a letra e):

    e) O diretor exitou hesitou ao aprovar a retenção dessa alta quantia, mas não quiz quis ser taxado tachado de conivente na concessão de privilégios ilegítimos.
  • a) V
    b) F- Comete muitos deslizes, talvez por sua espontaneidade, mas nada que ponha em xeque sua reputação de pessoa cortês.
    c) F- Ele era rabugento e tinha ojeriza ao hábito do sócio de descansar após o almoço sob a frondosa árvore do pátio.
    d) F- Não sei se isso influi, mas a persistência dessa mágoa pode estar sendo o grande empecilho na superação dessa sua crise.
    e) F- O diretor hesitou ao aprovar a retenção dessa alta quantia, mas não quis ser tachado de conivente na concessão de privilégios ilegítimos.

    Tachado: qualificado, acusado, censurado.
    Taxado: mercadoria taxada.
  • Caso clássico de ortografia: a diferença entre “viagem”, com “g”, e “viajem”, com “j”.

    O substantivo “viagem” escreve-se com “g”.

    Com “j”, temos o verbo “viajar”.

    A forma “viajem”, com “j”, aparece no presente do subjuntivo e no imperativo do verbo “viajar”: “Esperamos que eles viajem ainda hoje”, “Não viajem amanhã, por favor!”.


     

  • a) Que eles viajem sempre é muito bom, mas não é boa a ansiedade com que enfrentam o excesso de passageiros nos aeroportos.

    b) Comete muitos "deslises" (deslizes), talvez por sua espontaneidade, mas nada que ponha em cheque sua reputação de pessoa cortês.

    c) Ele era rabugento e tinha ojeriza ao hábito do sócio de "descançar" (descansar) após o almoço sob a "frondoza" (frondosa) árvore do pátio.

    d) Não sei se isso "influe" (influi), mas a persistência dessa mágoa pode estar sendo o grande "impecilho" (empecilho) na superação dessa sua crise.

    e) O diretor "exitou" (hesitou) ao aprovar a retenção dessa alta quantia, mas não "quiz" (quis) ser taxado de conivente na concessão de privilégios ilegítimos.

    GABARITO: LETRA A

  • No caso, o substantivo "cheque" deveria ter sido escrito com "x" (xeque), pois o sentido, na frase, é de "algo em perigo". 



    Bons estudos! 
  • a)Que eles viajem sempre é muito bom, mas não é boa a ansiedade com que enfrentam o excesso de passageiros nos aeroportos.Correto

    viajem = verbo

    viagem = substantivo

     

     b) Comete muitos deslises, talvez por sua espontaneidade, mas nada que ponha em cheque sua reputação de pessoa cortês.Errado, deveria ser Xeque

     

     c) Ele era rabugento e tinha ojeriza ao hábito do sócio de descançar após o almoço sob a frondoza árvore do pátio.Errado, o certo é descansar

     

     d)Não sei se isso influe, mas a persistência dessa mágoa pode estar sendo o grande impecilho na superação dessa sua crise.Errado, influI e Empecilho

     

     e)O diretor exitou ao aprovar a retenção dessa alta quantia, mas não quiz ser taxado de conivente na concessão de privilégios ilegítimos.Errado, Hesitou e quiS.

  • só um complemento 

    tachado na LETRA E está correto mas vale lembrar a diferença

    tachado: qualificado, considerado, classificado, caracterizado, julgado e rotulado 

    taxado: tributado, tarifado, lembrar de TAXA

  • a. CORRETA 
    b. Comete muitos deslizes, talvez por sua espontaneidade, mas nada que ponha em xeque sua reputação de pessoa cortês. 
    c. Ele era rabugento e tinha ojeriza ao hábito do sócio de descansar após o almoço sob a frondosa árvore do pátio. 
    d. Não sei se isso influi, mas a persistência dessa mágoa pode estar sendo o grande empecilho na superação dessa sua crise. 
    e. O diretor hesitou ao aprovar a retenção dessa alta quantia, mas não quis ser tachado de conivente na concessão de privilégios ilegítimos.

  • Em laranja, as correções necessárias:

    Letra A – CERTA – Destaque-se a grafia “viajem”, que corresponde à flexão do verbo “viajar”. Não cinfunda com o substantivo “viagem”.

    Letra B - ERRADA - Comete muitos deslizes, talvez por sua espontaneidade, mas nada que ponha em xeque sua reputação de pessoa cortês.

    Observação: “pôr em xeque” significa “pôr em perigo”.

    Letra C - ERRADA - Ele era rabugento e tinha ojeriza ao hábito do sócio de descansar após o almoço sob a frondosa árvore do pátio.

    Letra D - ERRADA - Não sei se isso influi, mas a persistência dessa mágoa pode estar sendo o grande empecilho na superação dessa sua crise.

    Observação: A flexão de 3ª pessoa do singular no Presente do Indicativo de verbos terminados em UIR se grafa com I.

    Letra E - ERRADA - O diretor hesitou ao aprovar a retenção dessa alta quantia, mas não quis ser tachado de conivente na concessão de privilégios ilegítimos.

    Observação: Não confunda “exitar” (ter êxito, sucesso) com “hesitar” (temer, ter receio). Não confunda “taxar” (tributar) com “tachar”(apelidar, rotular).

  • Usa-se S emplavras terminads em ASE, ESI E ASO. EXCETO:DESLIZE E GAZE

  • Que eles viajem sempre é muito bom, mas não é boa a ansiedade com que enfrentam o excesso de passageiros nos aeroportos.

    Comete muitos deslises, talvez por sua espontaneidade, mas nada que ponha em

    cheque

    sua reputação de pessoa cortês.

    Ele era rabugento e tinha ojeriza ao hábito do sócio de

    descançar

    após o almoço sob a

    frondoza

    árvore do pátio.

    Não sei se isso

    influe

    , mas a persistência dessa mágoa pode estar sendo o grande

    impecilho

    na superação dessa sua crise.

    O diretor 

    exitou

     ao aprovar a retenção dessa alta quantia, mas não (quiz) ser taxado de conivente na concessão de privilégios ilegítimos.

  • substantivo viagem e com g , já viajar verbo e com j