SóProvas


ID
2607658
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGM de João Pessoa - PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com os procedimentos contábeis patrimoniais estabelecidos no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), julgue o item a seguir.


O ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura (goodwill) gerado internamente deve ser reconhecido como ativo intangível.

Alternativas
Comentários
  •  O ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura (goodwill) gerado internamente não deve ser reconhecido como ativo.

     

    GABARITO E

  • PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 04

    GAB: E !!  Um ativo intangível deve ser reconhecido somente quando:

    (I) for provável que os benefícios econômicos futuros esperados atribuíveis ao ativo serão gerados em favor da entidade; e

    (II) o custo do ativo possa ser mensurado com segurança.

     

    O ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura (goodwill) gerado internamente não deve ser reconhecido como ativo.

  • De acordo com os procedimentos contábeis patrimoniais estabelecidos no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), julgue o item a seguir.

     

    O ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura (goodwill) gerado internamente deve ser reconhecido como ativo intangível. ERRADO

    ___________________________________________________________________________________________________

    MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 7ª Edição

     

    3.2.6. Intangível

     

    O ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura (goodwill) gerado internamente não deve ser reconhecido como ativo.

  • Gab: ERRADO

     

    Outra questão ajuda a responder:

     

    (CESPE 2012 - AGENTE DE POLICIA FEDERAL)

    Não deve ser reconhecido como ativo o ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura (goodwill) gerado internamente.

    Gab: CERTO

  • Pessoal, o MCASP dispõe que o ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura (goodwill) gerado internamente não deve ser reconhecido como ativo (MCASP, 8ª ed. pg. 190). Dessa forma, o item está errado.

    Gabarito: ERRADO

  • 6.3. RECONHECIMENTO - MCASP 8ª edição (Pág. 192)

    >> O ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura (goodwill) gerado internamente não deve ser reconhecido como ativo.

  • Aprendendo o jogo do CESPE!!!

    GOODWILL GERADO INTERNAMENTE: NÃO DEVE SER RECONHECIDO:

    (CESPE/CGM-PB/2018) O ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura (goodwill) gerado internamente deve ser reconhecido como ativo intangível.(ERRADO)

    (CESPE/TJ-CE/2014) O ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura de ativo intangível gerado internamente deve ser reconhecido no ativo pelo valor justo.(ERRADO)

    (CESPE/SEFAZ-ES/2013) Os ágios decorrentes de expectativa de rentabilidade futura de intangíveis gerados no ambiente interno da companhia, como o fundo de comércio e o goodwill, são reconhecidos na contabilidade pelo seu valor justo.(ERRADO)

    (CESPE/FUB/2015) Mesmo com a expectativa de rentabilidade futura, o ágio de um ativo gerado internamente (goodwill) pelo setor público NÃO deve ser RECONHECIDO como um item de ativo intangível.(CERTO)

    (CESPE/PF/2012) NÃO deve ser RECONHECIDO como ativo o ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura (goodwill) gerado internamente.(CERTO)

    Gabarito: Errado.

    "Acredite, você tem forças para chegar onde quiser, basta querer!"

  • Errado

    -> Goodwill gerado internamente: não reconhecemos como ativo e sim como despesa.

    *PF/14 (Q236050)

    Goodwill adquirido (balanço consolidado): ativo intangível *MPE/2020 (Q1153867)

    Goodwill adquirido (balanço individual): ativo investimento (para quem adquiriu)

    -> A definição de ativo intangível requer que ele seja identificável, para diferenciá-lo do ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura gerado internamente (goodwill). 

    Não confunda o Goodwill gerado internamente com o goodwill adquirido:

    Goodwill gerado internamente: não reconhecemos como ativo e sim como despesa.

    Goodwill adquirido: ativo intangível.

    Goodwill (adquirido): Trata-se da diferença a maior entre o valor pago na aquisição de um empreendimento (patrimônio) e o valor de mercado (valor justo) dos ativos líquidos desse empreendimento.

  • Como Damodaran uma vez colocou em uma palestra no Google, goodwill é o instrumento contábil que se utiliza para manter as partidas dobradas quando um ativo foi adquirido por preço superior ao seu valor... Não é uma definição legal, mas ajuda na compreensão de por que não pode compor o ativo intangível das empresas. Goodwill apenas existe em casos de aquisições de empresas. A baixa ou amortização de goodwill é subjetiva, possui restrições e pode impactar o patrimônio das entidades.

  • Essa questão versa sobre mensuração de ativos, mais especificamente sobre reconhecimento de ativos intangíveis.

    Segundo o MCASP, 8ª ed. pg. 190, o ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura (goodwill) gerado internamente não deve ser reconhecido como ativo. Dessa forma, o item está errado.


    Gabarito do Professor:
    ERRADO.
  • MENSURACAO DE ATIVOS - ATIVOS INTANGIVEIS

    ATIVO INTANGIVEL GERADO INTERNAMENTE

    MCASP - 8 ED

    • O ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura (goodwill) gerado internamente NÃO deve ser reconhecido como ativo;

    • Goodwill: não reconhece;

    • Pesquisa: não reconhece;

    • Desenvolvimento: reconhese (caso atenda aos critérios de: viabilidade técnica; forma de geração de benefícios; existência de mercado; utilidade etc);

    • CESPE: os gastos com pesquisa NUNCA podem ser reconhecidos como ativo intangível, ao passo que gastos com atividades de desenvolvimento podem ser reconhecidos nessa categoria a depender da demonstração de que é provável que gerem benefícios econômicos futuros à entidade, por meio da venda ou da utilização do ativo;