SóProvas


ID
2607667
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGM de João Pessoa - PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com os procedimentos contábeis patrimoniais estabelecidos no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), julgue o item a seguir.


O método da equivalência patrimonial deve ser utilizado pela entidade do setor público na avaliação de investimentos feitos em coligadas e em controladas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

     

    "As participações em empresas sobre cuja administração se tenha influência significativa devem ser mensuradas ou avaliadas pelo método da equivalência patrimonial. O método da equivalência patrimonial será utilizado para os investimentos em coligadas ou em controladas e em outras sociedades que façam parte de um mesmo grupo ou estejam sob controle comum."

     

    Fonte: MCASP 7a edição

  • MCASP 7ed. 3.2.4.1   pág 160

     

  • Gabarito: CERTO

    A equivalência patrimonial é o método que consiste em atualizar o valor contábil do investimento ao valor equivalente à participação societária da sociedade investidora no patrimônio líquido da sociedade investida, e no reconhecimento dos seus efeitos na demonstração do resultado do exercício.  

    O valor do investimento, portanto, será determinado mediante a aplicação da porcentagem de participação no capital social, sobre o patrimônio líquido de cada sociedade coligada ou controlada.

    FONTE: http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/equivalenciapatrimonial.htm

  • De acordo com os procedimentos contábeis patrimoniais estabelecidos no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), julgue o item a seguir.

     

    O método da equivalência patrimonial deve ser utilizado pela entidade do setor público na avaliação de investimentos feitos em coligadas e em controladas. CERTO

    _________________________________________________________________________________________________

    MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 7ª Edição
     

    3.2.4. Investimentos Permanentes
    3.2.4.1. Método da Equivalência Patrimonial (MEP)


    As participações em empresas sobre cuja administração se tenha influência significativa devem ser mensuradas ou avaliadas pelo método da equivalência patrimonial. O método da equivalência patrimonial será utilizado para os investimentos em coligadas ou em controladas e em outras sociedades que façam parte de um mesmo grupo ou estejam sob controle comum. Pelo método da equivalência patrimonial, o investimento é inicialmente registrado a preço de custo e o valor contábil é aumentado ou reduzido conforme o Patrimônio Líquido da investida aumente ou diminua em contrapartida à conta de resultado.
     

  • -------------------------------> Método da Equivalência Patrimonial

    As participações em empresas sobre cuja administração se tenha influência significativa devem ser mensuradas ou avaliadas MEP. Será utilizado para os investimentos em coligadas ou em controladas e em outras sociedades que façam parte de um mesmo grupo ou estejam sob controle comum. É inicialmente registrado a preço de custo e o valor contábil é aumentado ou reduzido conforme o PL.

    *O valor do investimento permanente avaliado pelo MEP será obtido mediante o seguinte cálculo: o percentual de participação no capital sobre o resultado da subtração do PL da investida do valor do adiantamento para aumento de capital concedido a essa e Subtração dos lucros não realizados nas operações intercompanhias, líquidos dos efeitos fiscais.

     -------------------------------> Método do Custo

    As demais participações devem ser mensuradas ou avaliadas de acordo com o custo de aquisição. Pelo método do custo, o investimento é registrado no ativo permanente a preço de custo. Reconhece o rendimento na medida em que receber as distribuições de lucros que são reconhecidas como receita patrimonial.