-
Questões mal formuladas. A letra B está correta!!!!!! " .......canção de tal fascínio, mas ele o fez exatamente........". Com toda boa vontade que podemos haver , o correto seria mas ele A fez examente......, porque o que foi feito foi a canção. Lamentável........ A LETRA B ESTÁ INCORRETA TAMBÉM........
-
a) Na seção em que passou a trabalhar, o cenário de intrigas e favorecimentos vários, que o incomoda e quase o enlouquece, pois lhe parecem infernal. Nessa frase, falta algum elemento que a torne coerente e clara. Parece um amontoados de frases.
b)CORRETA
c) É o relato de um passeio que o pretenso advinho fez com dois amigos, No qual, no momento em que passavam por uma ponte, o céu cobriu-se de nuvens negras.
d) Não há dúvidas de que tEm-se (sem acento porque refere-se a avança tecnológico)um avanço tecnológico e científico nessa área, mas os professores e alunos até chegam a temer esse mundo que os cercam.
e) São muitas as entidades que militam nesse âmbito para qual prestei assessoria, mas não tenho a presunÇão de ter conquistado algum prestígio em alguma delas.
-
Concordo com o Tomate,
Alguém sabe dizer se essa questão foi anulada?
-
Ela sempre duvidou DE que o marido compusesse uma canção de tal fascínio, mas ele a fez exatamente para surpreender a esposa, à qual muito devia de sua trajetória artística.
Quem dúvida, dúvida de algo, não estaria faltando uma preposição aí também?
-
Nessa prova tiveram umas questões cabulosas (pra nao dizer subjetivas por demais).
Essa foi uma delas.
-
Ela sempre duvidou que o marido compusesse uma canção de tal fascínio, mas ele o fez exatamente para surpreender a esposa, à qual muito devia de sua trajetória artística.
Fonte: dicionário Aurélio.
Dever é VTD e VTD e I. Deve algo a alguém. Está em agradecimento a alguém.DEve vinte reais ao irmão.
à qual muito devia sua trajetória artística.
Não sei como está assertiva está certa.
Verbo duvidar aceita transitividade direta e transitividade indireta.
Também não concordo com o gabarito.
Se alguém tiver outro prisma e outros argumentos de Gramática, eu aguardo.
-
Mas ele o fez - Ele compôs a canção
Acredito que seria "ele a fez" se a palavra canção não estivesse antecedida da palavra compôs.
-
Bem delicada essa diferença....
vtd1 Estar em dúvida sobre, ter dúvida de: Duvido que ele seja meu amigo.
vti e vint3 Estar na dúvida ou incerteza, não estar convencido da verdade ou da existência de; não saber. vti evint4 Não confiar, ter suspeitas; descrer: Não estou duvidando de ninguém. É razoável duvidardes em coisas tão disparatadas.
-
Resposta corretíssima. "ele o fez" está relacionado ao trecho "que o marido compusesse". Ele o fez, ele compôs.
-
Meu entendimento dos erros.
A) "o cenário de intrigas e favorecimentos vários... lhe parece infernal."
B) GABARITO (OBS: 1) sobre "Ela sempre duvidou que..." - Segundo alguns estudiosos da língua, como Becharra, Cegalla, Sacconi, Claudio Cezar Henrique, Celso P. Luft, a preposição exigida pelo verbo da principal pode vir elíptica(oculta). " Ela não gosta (de) que a chamem de senhora" . / Esqueceu-se (de) que votaria no domingo. " - Prof. Fernando Pestana
- quem deve , deve algo a alguem - VTDI -----> " ...a esposa, à qual muito devia" - Pronome relativo "a qual" faz referência a "esposa", "à qual" ele devia.
C) " adivinho fez com dois amigos, os quais,..."
D) -"Não há dúvidas de que se tem um avanço tecnológico e científico nessa área..." Conjunção integrante "que" atrai o pronome para próclise e o verbo "ter" tem que estar no singular, já que o núcleo do subjeito também está.
- "...mundo que os cerca."
E) "São muitas as entidades que militam nesse âmbito para AS QUAIS prestei assessoria..." e "presunção"
-
-
Deem uma olhada nas observações do Diego também estão muito boas.
Em minha visão:
a) Na seção em que passou a trabalhar, o cenário de intrigas e favorecimentos vários, que o incomoda e quase o enlouquece, pois lhe parecem infernal. (As vírgulas estão separando termo regente de termo regido)
b) Ela sempre duvidou que o marido compusesse uma canção de tal fascínio, mas ele o fez exatamente para surpreender a esposa, à qual muito devia de sua trajetória artística. (Correta)
c) É o relato de um passeio que o pretenso advinho fez com dois amigos, o qual, no momento em que passavam por uma ponte, o céu cobriu-se de nuvens negras. (Vírgulas erradas)
d) Não há dúvidas de que têm-se um avanço tecnológico e científico nessa área, mas os professores e alunos até chegam a temer esse mundo que os cercam. (Proclíse obrigatória: se tem)
e) São muitas as entidades que militam nesse âmbito para qual prestei assessoria, mas não tenho a presunsão de ter conquistado algum prestígio em alguma delas. (Neste)
-
Pessoal, segue o comentário do professor Felipe Luccas do estratégia:
"(...) aprendemos que o verbo "dúvidas" pede a preposição "de". Contudo, em alguns concursos de alto nível, passa quem está pronto para os detalhes. O objeto indireto "oracional" pode aparecer sem preposição, desde que não prejudique a clareza. Então, mesmo sem a preposição "de" que acompanha o verbo "duvidar" está correta a redação: ela sempre duvidou (de) que o marido compusesse uma canção".
Abraço e bons estudos.
-
Crase em "à qual"? NUNCA! Na recente prova do TRF 4 TJAA foi considerado errado. Vejam:
É plausível que Shakespeare tenha escrito “Noite de Reis” [...] para comemorar a Epifania. A peça conta a história de Viola e Sebastian, gêmeos que naufragam ao largo do que hoje seria Croácia, Montenegro ou Albânia... (4o parágrafo)
Está correta a redação da seguinte frase, em que se contemplam as principais ideias do segmento transcrito acima:
(A) Conforme se atribui à Shakespeare a comemoração da Epifania por meio da peça “Noite de Reis”, em que conta-se a história dos gêmeos Viola e Sebastian, que naufragam ao largo do que hoje seria Croácia, Montenegro ou Albânia.
(B) Admite-se que “Noite de Reis”, de Shakespeare, em cuja a peça se conta a história dos gêmeos, Viola e Sebastian, que naufragam ao largo do que hoje seria Croácia, Montenegro ou Albânia, fora escrita em comemoração à Epifania.
(C) A peça “Noite de Reis”, em que se conta a história dos gêmeos Viola e Sebastian, naufragados ao largo do que hoje seria Croácia, Montenegro ou Albânia, pode ter sido escrita por Shakespeare em comemoração da Epifania. GABARITO
(D) A fim de comemorar a Epifania, conforme se atesta, Shakespeare escreveu “Noite de Reis”, peça à qual revela a história dos gêmeos Viola e Sebastian naufragando ao largo do que hoje seria Croácia, Montenegro ou Albânia. ERRADO
(E) A partir da presunção de que Shakespeare escrevera “Noite de Reis” em comemoração à Epifania, têm-se, na peça, a história dos gêmeos Viola e Sebastian cujo naufrágio se deu ao largo do que hoje seria Croácia, Montenegro ou Albânia.