SóProvas


ID
2607802
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGM de João Pessoa - PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Uma das tarefas do controle interno, no que diz respeito às obras públicas, é a avaliação da correta aplicação dos recursos públicos. Para isso, são considerados objetos de análise, entre outros, os editais, os contratos, os termos aditivos, os projetos de engenharia, as medições e os diários de obra. A respeito da fiscalização de obras civis, julgue o item subsecutivo.


Os boletins de medição devem ser suportados por memórias de cálculo. No caso dos cortes, para o cálculo dos volumes, pode ser aplicado o método das áreas, devendo as seções transversais finais ser levantadas topograficamente, de forma solidária com as referências de nível que referenciam as seções primitivas, com as quais as seções transversais finais serão comparadas.

Alternativas
Comentários
  • Simplesmente é feito o levantamento de nível de pontos da seção primitiva (antes do corte) e de pontos da seção final (após o corte). Com isso é possível calcular o volume através da profundidade escavada.

  • Q286930

  • Errei porque entendi que o método de levantamento é de forma solidária e não é. No caso de volume cadê o empolamento? Se pensarmos na forma pratica é isso que acontece. Nunca o volume de topografia é o mesmo volume transportado. Agora se pensarmos na forma teórica ai concordo. Quando a gente faz muitas questões fica procurando erros e acaba deixando de pensar simplificadamente...rsrsrsr

  • A medição é a operação na qual o fiscal atesta a execução do serviço pela contratada e gera a despesa a ser paga pela Administração. Para quantificar a medição, utiliza-se planilhas de cálculos, laudos, fotografias, certidões que atestam a qualidade do serviço, entre outras.

    Para cada serviço executado, há uma técnica de medição. No caso de volume de corte envolvido em operações de terraplenagem, de acordo com a especificação do DNIT 106/2009: Terraplenagem - Cortes - Especificações de serviço, comumente se emprega o método das áreas (ou da média das áreas).
     

    Segundo o item 8.1 da DNIT 106/2009, o método basicamente consiste na determinação de seções transversais finais (após o corte) a serem levantadas de forma solidária com as referências de nível que referenciam as seções primitivas.

    Gabarito do Professor: CERTO.