SóProvas


ID
2608093
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGM de João Pessoa - PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca das metodologias ágeis de desenvolvimento, julgue o item que se segue.


Na modelagem tradicional, parte significativa do tempo da equipe de desenvolvimento e dos recursos é despendida com manutenção e ajustes de modelos e diagramas; na modelagem ágil, por princípio, mudanças de requisitos ocorridas ao longo do processo de desenvolvimento ensejarão o descarte dos modelos e diagramas que não forneçam valor em longo prazo, ainda que sejam relacionados aos requisitos afetados.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é Certo.

     

    Basicamente, a modelagem é a simplificação da realidade. Não significa utilizar determinada notação, ferramenta ou processo. A modelagem permite compreender e focar nos aspectos importantes, sem detalhes desnecessários. Em modelagem ágil, adotamos uma abordagem ágil usando modelos que nos auxiliam a compreender e comunicar.

     

    Destacamos abaixo alguns aspectos de Modelagem Ágil:

     

    - A Modelagem Ágil busca criar modelos simples usando ferramentas simples. Adote a simplicidade.

     

    - O foco é entregar software, não modelos. Modelos devem ser usados quando e onde adicionam valor. Se eles não agregam valor nem nos auxiliam no sentido de entregar software funcionando, então não devem ser utilizados.

     

    - Modelos devem ser mantidos pelo tempo necessário. Se um modelo serviu ao seu propósito e deixa de ser necessário, jogue fora. Isso permite manter a agilidade sem burocracia. Por outro lado, se seu modelo pode ainda ser útil, guarde ou recicle.

     

    A Modelagem Ágil utiliza múltiplos modelos para diferentes perspectivas, níveis de abstração e públicos. Cada modelo é criado a partir de um objetivo e para satisfazer determinado público. Além disso, combina de modelos formais e informais conforme a situação, público-alvo e objetivos. Por exemplo, um modelo poderia ser composto de formas simples desenhadas a lápis ajudando o essencial de um sistema, ou utilizando diagramas detalhados de classes do UML.

  • Só aceito que a segunta parte desta questão (a partir do ponto e vírgula) está correta se alguém me mostrar uma fonte confiável que a sustente. Às vezes as bancas querem "inovar" e criar suas próprias definições e interpretações das coisas.

  • Princípios da Modelagem Ágil:

    Modele com um objetivo. O desenvolvedor que utilizar o AM deve ter um objetivo antes de criar o modelo (por exemplo, comunicar informações ao cliente ou ajudar a compreender melhor algum aspecto do software). Uma vez identificado o objetivo, ficará mais óbvio o tipo de notação a ser utilizado e o nível de detalhamento necessário.

    Use modelos múltiplos. Há muitos modelos e notações diferentes que podem ser usados para descrever software. Somente um subconjunto é essencial para a maioria dos projetos. AM sugere que, para propiciar o insight necessário, cada modelo deve apresentar um aspecto diferente do sistema e somente aqueles que valorizem esses modelos para a audiência pretendida devem ser usados.

    Viajar leve. Conforme o trabalho de engenharia de software prossegue, conserve apenas aqueles modelos que terão valor no longo prazo e despache o restante. Todo produto de trabalho mantido deve sofrer manutenção à medida que as mudanças ocorram. Isso representa trabalho que retarda a equipe. Ambler [Amb02a] observa que “Toda vez que se opta por manter um modelo, troca-se a agilidade pela conveniência de ter aquela informação acessível para a equipe de uma forma abstrata (já que, potencialmente, aumenta a comunicação dentro da equipe, assim como com os envolvidos no projeto)”.

    Conteúdo é mais importante do que a representação. A modelagem deve transmitir informação para sua audiência pretendida. Um modelo sintaticamente perfeito que transmita pouco conteúdo útil não possui tanto valor como aquele com notações falhas que, no entanto, fornece conteúdo valioso para seu público-alvo.

    Tenha conhecimento, domínio dos modelos e das ferramentas que for utilizar. Compreenda os pontos fortes e fracos de cada modelo e ferramenta usada para criá-lo.

    Adapte localmente. A abordagem de modelagem deve ser adaptada às necessidades da equipe ágil.